TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macabea

Resenha: Macabea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  202 Palavras (1 Páginas)  •  185 Visualizações

Macabéa, órfã de pai e mãe, sem lembrança alguma de seu nascimento ou do que seja uma família, criada por uma tia devota que sentia prazer ao lhe provocar dor e sofrimento, comportava-se muitas vezes como um animalzinho instintivo e manso, inocente ao extremo, a ponto de parecer nada sentir, tornando-se assim carente de expressão facial, o que causa estranheza nos raros que percebem sua existência, como a colega de trabalho Glória, que em dado momento lhe pergunta se ela “não tem cara”.

"a história de uma moça, tão pobre que só comia cachorro quente. Mas a história não é isso, é sobre uma inocência pisada, de uma miséria anônima."

A principal característica de Macabéa é a sua completa alienação. Ela não sabe nada de nada. Acumula em seu corpo franzino a herança do sertão, ou seja, todas as formas de repressão cultural, o que a deixa alheia de si e da sociedade. Segundo o narrador, ela nunca se deu conta de que vivia numa sociedade técnica onde ela era um parafuso dispensável.

Os personagens vivem uma existência medíocre, encarcerados dentro de si mesmos, aprisionados pela estagnação social, com horizontes curtos e paupérrimos, reforçando a alegoria da solidão, da alienação e da marginalização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com