TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manguezaal

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Maragogipe é um município do estado da Bahia localizada a cerca de 133 quilômetros de Salvador. Sua população é estimada em 45 740 habitantes. O município de Maragogipe é bastante rico no que diz respeito aos recursos naturais, apresentando um ótimo potencial para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo ecológico e rural. Está localizada ao fundo da Baía de Todos-os-Santos e situada à direita do estuário do rio Paraguaçu, onde formou-se uma baía interna, a Baía do Iguape.

Maragojipe situa-se exatamente no ponto de encontro do rio Paraguaçu com o rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 quilômetros de manguezais com, aproximadamente, 30 metros de largura. A população da cidade depende diretamente dos recursos que o mangue apresenta. A pesca, a mariscagem, entre outros são atividades essenciais para a economia de Maragojipe.

O ecossistema de manguezal é bastante biodiverso, sendo zona de transição, os manguezais contribuem para o equilíbrio de outros ecossistemas. Estas regiões ainda são uma proteção contra a erosão costeira e são consideradas sumidouros do gás carbônico na atmosfera contribuindo para amenizar o efeito estufa no planeta.

DESENVOLVIMENTO

Na década de 80 sem o consentimento da população de Maragojipe foi construída a Barragem de Pedra do Cavalo na cabaceira do estuário do Rio Paraguassu. Nessa época as únicas cidades que foram consultadas foram Cachoeira e São Félix. A barragem foi construída por dois motivos, o primeiro foi porque as cidades próximas ao rio estavam ficando inundadas numa certa época do ano, e o segundo foi porque Salvador estava com problemas de falta d’água.

Depois da construção da barragem, a incidência de enchetes nessas cidades foram diminuíndo, e a situação da água em Salvador foi se normalizando. Porém, a barragem gerou novos problemas para a região presente. Sabe-se que para existir o ecossistema de manguezal é preciso do encontro de água doce com água salgada e após a construção da hidrelétrica esse fluxo foi prejudicado.

A diferenciação de vazão da água é um dos problemas visíveis do Manguezal, porque a falta da vazão de água aumenta a salinidade da água, e a grande vazão diminui a salinidade da água, então as águas não conseguem se estabilizar. A presença da barragem também muda a quantidade de sedimento e matéria orgânica e inorgânica liberada para a jusante (curso do rio após a barragem).

A magnitude e a variação temporal da descarga fluvial induzem profundos efeitos na forma de mistura e circulação de água e substâncias no ambiente estuarino. Sendo assim, a instalação de barragens provoca alterações no sistema natural dos estuários.

CONCLUSÃO

Todos esses impactos gerado pela Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, está fazendo com que as espécies de peixes e mariscos morram. Já foram registrados também os desaparecimentos de várias espécies, principalmente, de ostras e surubim.

Com as espécies marinha morrendo a economia da cidade, das comunidades ribeirinhas e das comunidades quilombolas está caindo. Maragojipe é rodeada por mangue e a atividade pesqueira e marisqueira é a maior fonte de renda para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com