TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Abnt

Trabalho Escolar: Modelo Abnt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

Preparação de Artigos no Formato de Duas Colunas

Joedson Q. Alcântara, Lucídio D. Fonseca

Indicar neste local a afiliação (Nome da Instituição, Departamento, Endereço, e-mail dos autores)

Coordenação da Área de Tecnologias Aplicadas

Rua XV de Novembro, Nr. 456, Campus Universitário

Goiânia/GO, Brasil, 74000-000

Resumo – este trabalho apresenta diretrizes para a preparação de artigos, as quais têm por base orientações do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers). Este modelo é sugerido pelo professor José Luis Domingos para formatação dos trabalhos a serem apresentados após a realização de procedimentos experimentais realizados em laboratório. Recomendações são dadas sobre o conteúdo dos tópicos que constituem o artigo.

I. INTRODUÇÃO

Neste trabalho são encontradas as diretrizes para a formatação dos artigos que normalmente são exigidas pelos eventos (conferências) patrocinadas pelo IEEE. Ao longo do trabalho também são descritas as partes que o constituem. Atualmente, é sabido que há diversas metodologias sugeridas na literatura com relação à montagem de artigos científicos. Sempre as formatações se devem a uma necessária padronização dos trabalhos para que os mesmos possam fazer parte dos anais ou, do que sido mais frequente, do CD da conferência no qual vão gravados os artigos. Este trabalho tem como base orientações do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) [1].

A introdução deve conter informações do contexto do assunto estudado, de modo que possa o leitor ter uma clara posição do que será abordado ao longo do artigo. Assim, desde o início, o leitor deve ter uma clara visão dos caminhos a serem trilhados, de certa forma prevendo os resultados.

Portanto, por seu caráter didático, a INTRODUÇÃO deve, no primeiro parágrafo, seguir o mais claramente possível o que pretende o autor. Em seguida deve procurar situar o problema a ser examinado em relação ao desenvolvimento científico e técnico do momento. Assim sendo, sempre que pertinente, devem ser examinadas a importância do assunto, o estado da arte (contexto atual do tema), o que é desconhecido no assunto, as áreas de controvérsias (caso existam), a natureza e a extensão da contribuição pretendida.

II. SUGESTÕES DIVERSAS

Ao longo do corpo do trabalho diversos aspectos devem ser observados no tocante à formatação e ao desenvolvimento do assunto abordado. Assim algumas orientações são apresentadas a seguir.

A. Formatação do Artigo

Prepare seu artigo definindo o tamanho do papel como A4, com a margem superior e inferior com tamanho 25mm e as margens esquerda e direita com tamanho 18mm e 12mm, respectivamente. O espaço entre as colunas é de 5mm, e as colunas são de 88mm, com parágrafos justificados. Utilizar uma fonte do tamanho 10, Times, Times New Roman ou Dutch Roman. Procure sempre colocar as tabelas e figuras para se ajustarem às larguras das colunas. No final do artigo procure ajustar os tamanhos das colunas de forma que ambas as colunas tenham a mesma aparência.

As figuras e tabelas devem ser colocadas no topo ou na parte inferior da página. Evite colocá-las no meio das colunas. Figuras e tabelas muito largas poderão ocupar o espaço das duas colunas. Os títulos das figuras deverão vir imediatamente abaixo das mesmas; os títulos das tabelas deverão vir imediatamente acima destas. Evite colocar as figuras e tabelas antes de serem mencionadas ao longo do texto. Observe a Fig. 1 e a Tabela I. Nesta pode ser identificada a formatação para as fontes em cada parte do trabalho.

As legendas das figuras costumam ser fonte de confusão. Procure empregar palavras ao invés de símbolos. Como

Fig. 1 - Magnetização em Função do Campo Aplicado

Note como o título é centralizado na coluna

TABELA I – TAMANHOS DAS FONTES PARA OS ARTIGOS

Tamanho (pts.) Aparência

Normal/Regular Negrito Itálico

8 Notas de rodapé.

9 Afiliação, título de figura*, título de tabela*, legendas em figuras*, texto em tabelas. Resumo

10 Título de seção*, texto (corpo do trabalho). Subtítulo de seção* , equação.

12 Nomes dos Autores

14 Título do artigo*

*Primeiras letras maiúsculas

exemplo, escreva a quantidade “Magnetização”, ou “Magnetização, M”, e não simplesmente “M”. Coloque as unidades de medidas entre parênteses.No exemplo, escreva “Magnetização (A/m)”, e não “A/m”. Multiplicadores nas legendas também freqüentemente causam alguma confusão. Portanto, escreva “Magnetização (kA/m)” ou “Magnetização (103 A/m)”. Não escreva “Magnetização (A/m) x 1000”, pois pode levar o leitor a confusão na interpretação dos valores. As legendas das figuras devem ser sempre legíveis.

As notas de rodapé deverão ser enumeradas por meio de sobrescrito. Coloque a note de rodapé atual no rodapé da coluna na qual a mesma foi citada.

B. Referências

As referências deverão ser enumeras à medida que são citadas ao longo do texto entre colchetes [1]. Sempre que se for realizar alguma menção à referência apenas o faça referindo-se ao número, como em [3]. Não utilize “Ref. [3]” ou “referência [3]”, exceto no início de sentenças: “A referência [3] foi a primeira...”.

Coloque os nomes de todos os autores. Não utilize o termo “et al.”, a menos que haja mais de seis autores. Observe ao final deste trabalho o formato definido para as referências.

C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com