TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multicuturalismo

Artigo: Multicuturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Multiculturalismo

O multicuturalismo: é o reconhecimento das diferenças da individualidade de cada um, surge a confusão se o discurso é pela igualdade de direitos, falar em diferenças parece uma contradição.Mas não é bem assim.A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres.As diferenças ás quais o multicuturalismo refere são diferenças de valores de costumes etc; posto que se trata de individualismo de raças diferentes entre si.

No Brasil, o convívio multicutural não deveria representar uma dificuldade a final a sociedade brasileira resulta da mistura de raças–negras,brancas,índia.Cada uma com seus costumes, seus valores,seu modo de vida, e adaptação dessas culturas uma ás outras.

O hibridismo e tendo características marcante o foco de abrigar diversas culturas nós brasileiros,deveríamos lidar facilmente com as diferenças .Sendo as culturas produtos de determinados contextos sociais, se determina cultura é posta em contato com os outras, necessariamente sob pena de ser sufocada uma delas se adaptar a outra.

Historicamente tem se dado este confronto necessário entre culturas diferentes.Adaptar-se é,enfim,sobreviver.

A adaptação das culturas é algo próprio de cada momento, uma vez que a sociedade se transforma conforme se constrói a história .

A sociedade busca para si aquilo que se necessita em determinado momento,assim se determina cultura não lhe serve, então, deverá adaptar-se ou desaparecerá .

A globalização cada vez mais aproxima grupos de culturas diferentes.Assim a diversidade cultural passa a ser alvo de intensos debates .Um grande desafio tem colocado por essas realidades é que se pretende o igual mas ao mesmo tempo exige-se o diferente.

Sejam quais forem as exigência do mundo globalizado necessários convívios em uma sociedade cuja a realidade é multicuturalismo.O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que possa conviver em harmonia, não com os iguais, já que a igualdade só deve existir do ponto de vista legal, mas do ponto de vista humano,social ,o que interessa é realmente ser diferente .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com