TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada De Nada

Pesquisas Acadêmicas: Nada De Nada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 11

REALIMENTAÇÃO

É a característica do sistema de malha fechada que permite a saída ser comparada com a entrada. Geralmente a realimentação é produzida num sistema, quando existe uma sequência fechada de relações de causa e efeito entre variáveis do sistema. Quando a realimentação se processa no sentido de eliminar a defasagem entre o valor desejado e o valor do processo,esta recebe o nome de realimentação negativa. (SENAI – ES, 1999 pg 11)

DIAGRAMA DE BLOCOS

Diagrama de blocos de um sistema é uma representação das funções desempenhadas porcada componente e do fluxo de sinais. Assim, conforme pode ser visto na figura 2.8 , os componentes principais de um sistema são representados por blocos e são integrados por meio de linhas que indicam os sentidos de fluxos de sinais entre os blocos. Estes diagramas são, então utilizados para representar as relações de dependência entre as variáveis que interessa na cadeia de controle. (SENAI – ES, 1999 pg 12)

Sistema de Controle

Sistema de Controle e um sistema que tende a manter uma relação pré-estabelecida entre duas variáveis do sistema através da comparação de funções destas variáveis e utilizando a diferença como Meio de controle componentes de um sistema de controle Uma versão detalhada do diagrama funcional de um SCMF . Este diagrama mostra os principais componentes do sistema de controle, definidos a seguir.

• Referencia: Valor desejado da variável a ser controlada.

• Comparador: Dispositivo que constrói o sinal de erro entre o valor desejado e o obtido.

• Controlador: Dispositivo que manipula o sinal de erro, gerando um sinal de controle que será aplicado o sistema, a fim de corrigir a variável a ser controlada.

• Atuador: Dispositivo que recebe o sinal de controle e gera um sinal com potencia suficiente para atuar sobre o sistema.

• Sistema: Dispositivo ou fenômeno que se deseja operar com alguma finalidade (objetivo de controle).Um sistema e representado por uma variável de entrada (controle), uma de saída (controlada) e uma relação (função de transferência) entre elas.

• Medidor: (transdutor) Dispositivos responsáveis pela medição e conversão da variável a ser controlada para fins de comparação e obtenção do erro de saída

Instrumentos utilizados para o controle de processos

DEFINIÇÕES EM CONTROLE

Os instrumentos de controle empregados na indústria de processos tais como, química, siderúrgica, papel, etc. tem sua própria terminologia. Os termos utilizados definem as características próprias de medida e controle dos diversos instrumentos utilizados: indicadores, registradores, controladores, transmissores e válvulas de controle. A terminologia empregada é unificada entre os fabricantes e usuários e os organismos que intervém diretamente ou indiretamente no campo da instrumentação industrial.

Classes de Instrumentos

Podemos classificar os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentação de acordo com a função que o mesmo desempenha no processo.

Indicador

Instrumento que dispõe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da variável. Existem também indicadores digitais que indicam a variável em forma numérica com dígitos ou barras gráficas.

Registrador

Instrumento que registra a(s) variável(s) através de um traço contínuo ou pontos em um gráfico.

Transmissor

Instrumento que determina o valor de uma variável no processo através de um elemento primário, tendo o mesmo sinal de saída (pneumático ou eletrônico) cujo valor varia apenas em função da variável do processo.

Transdutor

Instrumento que recebe informações na forma de uma ou mais quantidades físicas, modifica caso necessário as informações e fornece um sinal de saída resultante. Dependendo da aplicação, o transdutor pode ser um elemento primário, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor é um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e saída padronizados .

Controlador

Instrumento que compara a variável controlada com um valor desejado e fornece um sinal de saída a fim de manter a variável controlada em um valor específico ou entre valores determinados. A variável pode ser medida, diretamente pelo controlador ou indiretamente através do sinal de um transmissor ou transdutor.

Elemento Final de Controle

Instrumento que modifica diretamente o valor da variável manipulada de uma malha de controle

Sensor

Terminologia

As normas de instrumentação estabelecem símbolos, gráficos e codificação para identificação alfanumérica de instrumentos ou funções programadas que deverão ser utilizadas nos diagramas e malhas de controle de projetos de instrumentação.

De acordo com a norma ISA-S5, cada instrumento ou função programada será identificada pôr um conjunto de letras que o classifica funcionalmente e um conjunto de algarismos que indica a malha à qual o instrumento ou função programada pertence. Eventualmente, para completar a identificação, poderá ser acrescido um sufixo.

Segue abaixo alguns exemplos dessas normas:

SINAIS UTILIZADOS NOS FLUXOGRAMAS DE PROCESSO

Etapa 2

Conceitos de medição de vazão

A vazão é umas das principais variáveis do processo. Em aplicações como transferência de custodia, balanços de massas, controle de combustão, etc. Precisão é fundamental.

Vazão Volumétrica – É definida como sendo a quantidade em volume que escoa através de certa secção em um intervalo de tempo considerado. As unidades volumétricas mais comuns são: m3/s, m3/h, l/h, l/min, GPM (galões por minuto), Nm3/h (normal metro cúbico por hora), SCFH (normal pé cúbico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com