TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nayara

Pesquisas Acadêmicas: Nayara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

Colégio

UNI

União Nacional de Instituição

Língua Portuguesa

1- Assinale o trecho que constitui uma síntese adequada ao texto. (0,2)

A tradição dominante em nossa historiografia conduziu os melhores espíritos uma espécie de “história oficial” singularmente desprendida de intenções interpretativas e, em particular, muito sujeita a converter os atos declarados e as aplicações ideais conscientes dos agentes históricos em realidade histórica última, tão irredutível quão verdadeira em si mesma. A reação a esse padrão deficiente e deformado de descrição histórica é recente e ainda não conseguiu criar uma expectativa de interpretação histórica livre de etnocentrismos, criticamente objetiva e aberta a certas categorias analíticas fundamentais. Por isso, aí reina uma confusão conceitual e metodológica prejudicial a qualquer tentativa de investigação macrossociológica.

(Florestan Fernandes, A revolução burguesa no Brasil, in Intérpretes do Brasil, vol.3, Rio de Janeiro:Nova Aguilar.p.1.509)

a) Os melhores espíritos, sem intenções interpretativas, convertem as aspirações ideais em realidade histórica irredutível. A reação à descrição histórica não conseguiu livrar-se do etnocentrismo nem do prejuízo a qualquer investigação macrossociológica.

b) A tradição em nossa historiografia preferiu adotar a “história oficial” como realidade histórica. A reação a essa descrição equivocada é recente e ainda não conseguiu criar uma perspectiva mais objetiva, livre de etnocentrismos e teoricamente aberta. Por isso, predomina aí confusão conceitual e metodológica que prejudica a investigação macrossociológica.

c) A historiografia tradicional conduziu as descrições históricas a uma verdade irredutível. Esse padrão deficiente e deformado é recente e ainda não mudou a perspectiva das categorias analíticas. Assim, a confusão conceitual e metodológica tenta uma investigação macrossociológica.

d) A tradição historiográfica desprendeu-se de intenções interpretativas e converteu os agentes históricos em verdade irredutível. A reação é recente e ainda não se livrou do etnocentrismo e criou uma perspectiva mais aberta. O predomínio da conceituação na metodologia atrapalha a investigação macrossociológica.

2- A questão baseia-se na frase: (0,2)

“O termo devia ser comum entre nós, como água e pão”. Assinale a frase corretamente pontuada.

a) O termo, como água e pão devia ser comum entre nós.

b) Entre nós, o termo como água e pão, devia ser comum.

c) O termo, como água e pão, devia ser comum entre nós.

e) O termo entre nós, como água e pão devia se comum.

3- Classifique cada afirmação abaixo, sobre relações entre palavras, como V (verdadeiro) ou F (Falso), e em seguida assinale a opção correspondente. (0,2)

( ) “matéria” é sinônimo de notícia, assim como “levantamento” é sinônimo de arrolamento.

( ) impedir e imprecisões são antônimos, respectivamente, de “bloquear” e “inutilidades”.

( ) As palavras “bem” e “justo” apresentam homônimos de classes diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com