TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nazismo

Tese: Nazismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

O Nazismo é uma ideologia política que consiste na crença de que a raça ariana é superior às outras, o alemão puro (ariano) necessitava de um espaço vital para o seu desenvolvimento, e por isso deviam conquistar territórios e também era a favor do anti-semitismo, acreditando que judeus, negros, homossexuais, entre outras raças diferentes ao que eles consideravam a raça ideal, deveriam ser exterminados para que não houvesse contaminação da raça ariana. Ele surgiu na Alemanha pós Primeira Guerra. O futuramente, precursor e grande ditador do nazismo, Adolf Hitler, indignado com a situação que a Alemanha se encontrava, tentou em 1923, através de um golpe de estado assumir o controle do país, o que não ocorreu e Hitler acabou sendo preso, todavia ele era um homem que possuía uma incrível oratória e poder de liderança, fato que o fez ganhar o apoio de grande parte da população que o viam como o provável salvador da grande crise que os assolavam e, com isso, após já ter sido liberado da cadeia e conseguido ainda mais adeptos de seus ideais, como estratégia política, o então presidente da Alemanha concedeu a Hitler o cargo de chanceler e a partir deste momento, suas as idéias de começaram a entrar em vigor, mas, ganharam ainda mais força quando em 1934, o presidente morre e Hitler assume os dois cargos, criando o terceiro reich, um novo tempo, de prosperidade econômica e militar da Alemanha, mesmo que com métodos questionáveis para alcançar essa estabilidade.

Walt Disney, em 1943 criou um desenho animado do Pato Donald que se chamava “Der Fuehrer’s Face” e que ganhou o prêmio Academy Awards como melhor curta de animação da época e foi eleito posteriormente como 22º melhor desenho animado da história. Esta é uma animação com o Donald sonhando que vive em uma cidade chamada “nazilândia” e retratando o que eles acreditavam ser o modo como os alemães viviam. Através de um canal e maneira diferentes, buscavam expressar sua opinião à respeito do nazismo e do que estava ocorrendo na Alemanha, o fazendo duras críticas, cheias de ironias, metáforas e elementos visuais que, em pouco menos de oito minutos, conseguem, de certa forma, ridicularizar os alemães e exaltar ainda mais os Estados Unidos.

Por mais que seja por meio de desenhos e ironias, a mensagem que contém na animação é clara: Os alemães são escravizados consensualmente e diariamente pelos seus superiores por meio de uma lavagem cerebral que lhes é imposta, com grande poder de convencimento, mas também, com muita violência. Isso pode ser percebido na animação quando os soldados nazistas cantam que não sairiam da “nazilândia” nem se pudessem, mostrando que eles não podem, ou quando é dito ironicamente que Hitler assegura que nenhum alemão será escravizado mesmo os fazendo trabalhar “48 horas por dia” como escravos e também quando o personagem principal é sempre acompanhado de uma arma em cada uma de suas ações. Cada momento do desenho foi meticulosamente pensado a fim de ridicularizar Hitler e o nazismo, mostrando que na verdade, é imposto às pessoas acreditarem naquilo que elas pensam ser seus ideais. Como quando dão um livro para o Pato Donald desenvolver o raciocínio e este livro é o Main Kampf, livro escrito por Adolf Hitler, ou quando até o “cuco” do relógio é o ditador alemão.

Fica certo pelo curta, que o modo de vida de um alemão no período nazista teria que ser de total submissão e devoção aos grandes líderes. Cada criança foi criada com os princípios de que servir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com