TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios Internacionais

Projeto de pesquisa: Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 12

1. A EMPRESA

A Empresa SojaBrasil é uma das maiores empresas de alimentos do país. Com sede em São Paulo, a empresa está presente em 16 Estados Brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios, com mais de 2000 funcionários. A SojaBrasil ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos ambientais e sociais.

A Empresa SojaBrasil produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios e agrícolas.

1.1. Princípios Éticos

A SojaBrasil segue rigorosos princípios de transparência e respeito com seus diversos públicos. Além disso, possui um Código de Conduta, amplamente divulgado entre todos os seus funcionários, em que se compromete a atuar como bons cidadãos corporativos em todos os países onde tem o privilégio de fazer bons negócios. Isso requer não apenas o cumprimento das legislações, mas que todas as transações comerciais sejam resultantes de concorrências leais e honestas, e que os negócios sejam conduzidos de forma ética e moral.

1.2. Valores

Nossos valores garante a eficácia de nossa abordagem integrada e descentralizada e nos ajudam a alcançar nosso objetivo de aprimorar a cadeia global de alimentos e do agronegócio.

1.3. Missão

Melhorar a vida, contribuindo para o aumento sustentável da oferta de alimentos e bioenergia, aprimorando a cadeia global de alimentos e do agronegócio.

2. O PRODUTO

Soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. A palavra soja vem do japonês shoyu. A mesma é originária da China e do Japão.

O maior produtor de soja do mundo são os Estados Unidos (38%), seguido do Brasil (27%), Argentina (22%), China (7%) e Índia (4%).

O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo dos alimentos. Também é extensivamente usada em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.

No Brasil até o século XIX a soja era plantada na Bahia, em pequena escala, mas, sua disseminação pelo Brasil se deu graças aos imigrantes japoneses.

A soja é uma das plantações que estão sendo geneticamente modificadas em larga escala, e a soja transgênica está sendo utilizada em um número crescente de produtos. Atualmente, 80% de toda a soja cultivada para o mercado comercial é transgênica.

A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los.

Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento proteico fornecido por organizações humanitárias.

3. EXPORTAÇÃO

Para início deste processo, é necessário o conhecimento sobre os processos que vigoram sobre está exportação, incluindo os parâmetros para a oferta da soja, negociação e resultados da venda da mesma, assim como, os padrões de qualidade do produto normas técnicas.

Na primeira vez que for realizada a exportação, há a necessidade de Credenciamento junto a Receita Federal, isso exige apresentação de diversos documentos. Após isto, é emitido um registro de exportador, com todos os dados que envolvem a transação, como: enquadramento da operação, unidade de embarque e unidade de despacho, benefícios a negociação (caso existam), entre outros.

Os documentos de uso interno são aqueles emitidos e utilizados dentro do território aduaneiro nacional, não tendo nenhuma utilidade fora do território. Todavia são necessários para o embarque: Nota Fiscal, registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação (DDE), Declaração Simplificada de Exportação (DSE) e Contrato de Câmbio.

Os documentos de uso externo são aqueles emitidos no território nacional ou no exterior que seguem até o destino final das mercadorias, ou seja, ultrapassam as fronteiras do território aduaneiro. São estes, por exemplo: Fatura Proforma, Fatura Comercial, Romaneio, Conhecimento de Embarque, certificados de Origem, qualidade, inspeção, e etc.

Geralmente as negociações são realizadas pelo valor FOB dos produtos, o que significa que o exportador é responsável pela mercadoria até o embarque dela, mesmo não sendo o exportador que irá pagar o frete. A partir do embarque, o responsável pela mercadoria é o importador da mesma.

As exportações são suspensas de impostos, a única despesa é com o despachante.

4. O MERCADO

A soja e o óleo de soja são itens que fazem parte dos hábitos alimentares dos chineses, uma vez que são utilizados, respectivamente, na fabricação do “tofu”, “shoyu” e do óleo de cozinha.

A entrada da China, um dos maiores importadores do complexo de soja, na OMC gerou mudanças significativas no mercado internacional de soja, uma vez que possibilitou o maior acesso ao mercado chinês e limitou os subsídios do governo chinês aos produtores domésticos.

O crescimento das exportações brasileiras para a China decorreu da estratégia das transnacionais que atuam no mercado de grãos, da produtividade da soja brasileira e da proibição dos transgênicos no Brasil, o que provocou um deslocamento de parcela da soja americana no mercado internacional.

A estratégia das transnacionais é baseada na ideia de eficiência global, que consiste em utilizar as regiões economicamente mais produtivas para suprir as regiões mais populosas, como a China. Com esse procedimento, as transnacionais procuram também diversificar as suas cadeias de oferta. Elas atuam em ambas as regiões. Segundo as suas próprias previsões, as regiões mais populosas apresentam perspectivas de crescimento da renda.

A produtividade da soja brasileira é superior à da americana, favorecida por fortes subsídios que aumentaram significativamente a área plantada nos EUA, o maior produtor mundial. A soja é o segundo cultivo em termos de área plantada nos EUA, que exportam 40% da produção total. Os custos totais de produção dos EUA são significativamente mais altos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com