TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COEFICIENTE AERODINÂMICO

Por:   •  14/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

C.E. SESI 303

LUISA CRISTINA PENTEADO

COEFICIENTE AERODINÂMICO

Araras – Sp

2016


LUISA CRISTINA PENTEADO

                                                                                                

REI ARTUR

Trabalho realizado sob a orientação da professora de língua portuguesa e literatura, Tatiana, com o objetivo de descobrir mais sobre o rei Artur, os cavaleiros da távola redonda e Lancelot, assim como quem foram e se eles realmente existiram.

Araras – Sp.

2016


Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        REI ARTUR        5

3        CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA        7

4        LANCELOT        10

5        CONCLUSÃO        11

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho está sendo realizado sob a orientação do professor de Física, Denilson, com o objetivo de descobrir mais sobre o coeficiente aerodinâmico, sua história e onde é utilizado nos dias de hoje.

A aerodinâmica é parte da Física que estuda a força do ar sobre os corpos sólidos em movimento e a dinâmica dos fluidos. Ao projetar automóveis e aeronaves, os engenheiros e cientistas tiveram que estudar os princípios da aerodinâmica para criar modelos que suportassem a resistência do ar e mantivessem o desempenho.

Atualmente, praticamente todos os automóveis são projetados tendo em conta a aerodinâmica. No entanto, o desenvolvimento de modelos aerodinâmicos ocorreu nos anos 1950, particularmente nos carros de corrida, pois deveriam suportar altas velocidades e manter a estabilidade. Foram então projetados carros semelhantes aos atuais carros de Fórmula 1.

  1. O QUE É E ONDE É USADO

O coeficiente aerodinâmico (Cx) é uma indicação importante da capacidade de o automóvel romper o ar à sua frente. Quanto menor o valor, maior capacidade de rompimento e menor consumo de combustível. A determinação do coeficiente aerodinâmico é feita experimentalmente em um túnel de vento, pois a dinâmica de fluidos para um automóvel é muito complexa, permitindo calcular tal coeficiente para objetos simples em condições idealizadas apenas.

Para calcular essas integrais, é preciso conhecer o formato do corpo e consequentemente as distribuições de e p ao longo de sua superfície, o que, normalmente, é muito difícil de ser feito quando se trata de geometrias complexas. A alternativa encontrada para essa dificuldade é a utilização dos coeficientes de arrasto, e de sustentação. O arrasto é a força de resistência gerada quando um objeto se move no ar ou na água, que aumenta proporcionalmente à velocidade e à forma do objeto. Quanto maior a capacidade do objeto de enfrentar a resistência do ar, maior a sua capacidade aerodinâmica. A sustentação é a força aerodinâmica que se opõe ao peso do objeto permitindo que se eleve e se mantenha no ar. No caso das aeronaves, é o movimento das asas que contribui para a sustentação. Os submarinos, as pontes e os arranha-céus são outros objetos sujeitos às forças aerodinâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com