TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CORTIÇO

Trabalho Escolar: O CORTIÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

O Cortiço e a Atualidade tem haver ?

O tema que entra em grande debate é o problema social vivido na época, que mostrar os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, precursores das favelas, onde moram os excluídos, os humildes, todos aqueles que não se misturavam com a burguesia, e todos eles possuindo os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem.

Esse tema foi abordado de forma impactante, já que até então era vivido uma época ‘’falsa’’ na qual não era criticada, era a época romântica.

Esta obra realista me fez refletir como o adultério se tornou normal, a hipocrisia da sociedade que nos condena por atos que ela própria comete, e a principal é ter mais do que ser alguém, ou seja, mais vale o que você tem,do que você mesmo, o seu caráter. As pessoas valorizam mais a aparência, buscando com isso adquirir bens materiais e estar na moda desvalorizando as relações que envolvam o coração.

Mesmo essa obra sendo do século passado, relata muito nossa maneira de viver e de pensar.

O Realismo na literatura foi motivado pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora ou idealizada da vida, como fizeram os românticos; desejaram mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos

Características do Realismo e do Naturalismo.

Determinismo: o realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.

Darwinismo é um conjunto de movimentos e conceitos relacionados às ideias de Transmutação de espécies, seleção natural ou da evolução, incluindo algumas ideias sem conexão com o trabalho de Charles Darwin. A característica que mais distingue o darwinismo de todas as outras teorias é que a evolução é vista como uma função da mudança da população e não da mudança do indivíduo.

Positivismo: A filosofia positiva ou positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre, que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano.

Trechos:

Determinismo

Em um trecho achei interessante a parte que nos da a entender que Bertoleza fugia do determinismo, ela não queria se misturar com pessoas da mesma origem que a dela , por isso gostava de se envolver com homens portugueses, após cair a ficha que havia sido enganada e não teria como mudar de vida preferiu tirar a própria vida do que enfrentar seu destino cruel como consta no trecho

“Reconheceu logo o filho mais velho do seu primitivo senhor, e um calafrio percorreu-lhe o corpo. Num relance compreendeu a situação; adivinhou tudo com lucidez de quem se vê perdido para sempre: adivinhou que tinha sido enganada; que a sua carta de alforria era uma mentira...” (p.206)

...”antes que alguém conseguisse alcança-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado.” (p. 207)

O Determinismo neste trecho também de Bertoleza mostra a relação de amigo, quando o julga superior a elas apenas por ser portugues,um remetente a essa

situação social na época e uma visão baseada na teoria das ‘’leis naturais’’,são as únicas responsáveis pelo destino.

(...) E por tal forma foi o taverneiro ganhando confiança no espírito da

mulher, que esta afinal nada mais resolvia só por si, e aceitava dele,

cegamente, todo e qualquer arbítrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com