TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cortiço

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

E.E.E.M Engenheiro Parobé

        Trabalho de Leitura 1º Trimestre

Nome: Bruno de Mello Gomes

Turma: 223

Turno: Manhã

Disciplina: Literatura

Professora: Morgana

Data: 15/05/2017

Questões

1-

Titulo do Livro: O Cortiço.

Autor: Aluisio Azevedo.

Data da primeira publicação: 1890

Editores: L&PM.

   

2-A qual escola literária pertence à obra?  A obra pertence à escola literária do Naturalismo.

3-Quais características da escola literária (época, acontecimentos...) apresentam na historia lida? A característica da escola literária que se apresenta na historia são os comportamentos muito influenciados pela natureza, além de tratar sobre temas como os vícios humanos e a miséria presentes no cotidiano das pessoas.

4- Quais as características os personagens apresentam sobre a época? Algumas características dos personagens são: alguns eram escravos, trabalhadores braçais, comerciantes, prostitutas, ferreiro, soldados da policia. Tinham alguns personagens enriquecidos e alguns que viviam em péssimas condições e davam duros no seu trabalho.

5- Você gostou da historia lida? Argumente

Sim, pois relata uma época de muito tempo atrás, que muitas pessoas sofreram com péssimas condições de vida, e mostra que o Brasil teve uma grande evolução, e que não existi muitas situações vividas atualmente.

6- De forma resumida contendo no Mínimo 15 linhas, escreva a historia.

Resumo da Historia

O livro “O CORTIÇO” narra inicialmente a busca de João Romão para seu enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e é capaz de tudo para atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.

Em oposição a João Romão, surge a figura de Miranda, um comerciante bem estabelecido, que cria uma disputa com o taverneiro por um pedaço de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal. Romão tinha inveja de Miranda, pois ele possuía uma condição social mais elevada.

 João Romão trabalhava ardorosamente e passou  por privações para enriquecer mais que Miranda , um fato que ocorreu mudou a visão de Romão.Miranda recebe o título de barão, Romão entende que não basta ganhar dinheiro, e sim é necessário também mudar sua posição social  , como adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances.

No cortiço, estão os moradores de menor condição financeira. Destacam-se Rita Baiana, Firmo, Jerônimo e Piedade. A relação entre Miranda e João Romão melhora quando o comerciante recebe o título de barão e passa a ser a  superior ao seu oponente, para imitar as conquistas do rival, Romão promove várias mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com