TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Tipo

Resenha: O que é Tipo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  262 Visualizações

O que é Tipologia:

Tipologia é a ciência que estuda os tipos, diferença intuitiva e conceptual de formas de modelo ou básicas. A tipologia é muito usada a nível de estudos sistemáticos, para definir diferentes categorias.

Este é um termo que pode abranger várias áreas, porque várias ciências e áreas de conhecimento necessitam de um método de categorização. Tipologia pode estar relacionada com tipografia, teologia, arquitetura, arqueologia, psicologia, entre várias outras.

Na arqueologia, a tipologia é um método científico que estuda os diversos utensílios e outros objetos (cerâmicas, peças de metal, indústrias lítica e óssea, etc.) encontrados nas escavações, e que os agrupa e classifica segundo as suas características quantitativas (medidas) e qualitativas (morfologia, matéria-prima, técnicas de fabrico, etc.), com vista à sua repartição em classes definidas por tipos modelo.

A tipologia é também um ramo da psicologia, semelhante à psicologia diferencial, que estuda a relação entre constituição corporal e temperamento. As tipologias mais usadas são a de Kretschmer (1921), que estuda as correlações entre tipos somáticos e doenças mentais, e a de Sheldon (1927), que distingue três tipos corporais.

No âmbito da arquitetura a tipologia consiste no estudo de tipos elementares que podem formar uma norma pertencente à linguagem arquitetônica.

A tipologia paisagística é o estudo do contexto de fatores naturais e econômico-culturais que influem em uma paisagem, com o fim de os classificar por tipos. A unidade básica, não autônoma, de uma campina articulada hierarquicamente é o ecotipo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com