TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUES

Dissertações: OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR

APOIO A ESTUDANTES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

DIRETORA: Rosacleide Menon Albuquerque

ESTUDANTES ATENDIDOS: 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental

1. Justificativa

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

Paulo Freire

Alguns estudantes em nossa unidade escolar encontram-se com dificuldades de aprendizagem e este projeto tem como objetivo oferecer apoio extraclasse a esses alunos.

As lacunas na base do aprendizado desses alunos faz com seu rendimento nas séries atuais fiquem aquém das expectativas de aprendizagem estabelecidas pela escola.

Segundo o diagnóstico das professoras titulares, as causas do baixo rendimento são, basicamente:

• Psicológicas;

• Socioeconômicas;

• Dificuldade na aprendizagem.

Ao ser diagnosticada a primeira causa (psicológica), a professora titular encaminha à orientação educacional que, junto a professora, elabora um parecer descritivo para que esse estudante seja atendido junto a um profissional específico, ou seja, o psicólogo do município.

Quando o diagnóstico é o fator socioeconômico é procurada a família ou os responsáveis, para que a escola possa tomar conhecimento das reais condições tanto financeiras quando afetiva, daí a escola se manifesta de acordo com as necessidades, principalmente quanto ao aconselhamento e orientação no trato da família ao estudante, a fim de que este tenha um melhor aproveitamento pedagógico e o encaminhamento, caso necessário, ao reforço escolar.

Quando é detectada a dificuldade na aprendizagem, o encaminhamento é direto ao Reforço Escolar, com o consentimento familiar.

O reforço escolar tem importância na vida de todos na escola. Deve ser incentivado para que as diferenças se igualem na aprendizagem, a fim de que o estudante possa se tornar cidadão ativo, crítico e participativo no âmbito escolar e social.

Com a proposta do Reforço Escolar, acreditamos que podemos contribuir de forma significativa para a superação das referidas lacunas na aprendizagem, sabendo que, dominar a leitura, a escrita e os cálculos são prioritários para o sucesso dos estudantes em todas as áreas do conhecimento.

2. Objetivo Geral

Oferecer os estudantes com dificuldades no aprendizado, atividades diversificadas e de forma individualizada, com metodologia diferenciada que minimize o fracasso escolar.

2.1 Objetivo Específico

 Oportunizar aos estudantes do projeto situações de aprendizagem que possibilitem desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, identificar, comparar, estabelecer relações, analisar, classificar e sintetizar;

 Elevar a autoestima e o desempenho escolar dos estudantes participantes;

 Reforçar e dar suporte ao estudante em determinados conteúdos básicos de matemática e língua portuguesa;

 Aprimorar a leitura e escrita, deste modo dominar a interpretação e produção textual;

 Estabelecer relações interpessoais socializando-se ao ambiente escolar;

 Ter noções de organização de seus materiais;

 Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes, dando-lhes oportunidade de reforçar, aprofundar ou suprir carências de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, trabalhados na Base Nacional Comum do Ensino Fundamental.

3. Desenvolvimento

 Utilização de aulas de reforço escolar proporcionando atendimento individual e coletivo, em horário diferenciado, na Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, nas turmas de 6ª, 7ª e 8ª séries, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 O projeto será desenvolvido no turno inverso das aulas, uma vez por semana.

 As aulas serão ministradas de forma diferenciada e dinâmicas com materiais lúdicos, jogos sensoriais e cognitivos, usando jornais, revistas, DVD, músicas, filmes e/ou outros materiais que os professores acharam necessários.

 Os professores que atenderão ao projeto receberão um parecer descritivo dos estudantes, contendo as reais dificuldades destes, a fim de terem um melhor rendimento em suas aulas.

 O estudante que não frequentar às aulas de reforço regularmente, sem justificativa, será enviado um comunicado à família sobre o cancelamento do projeto e a substituição por outro estudante.

 Durante o período do reforço, serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com