TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA PORTUGUES

Trabalho Universitário: OFICINA PORTUGUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE GEOGRAFIAOs Estados Unidos representam a maior potência militar, política, econômica e cultural da atualidade. O imperialismo norte-americano configura um dos poucos impérios que alcançaram uma escala global de eficiência e dominação, condição apenas conquistada pelos britânicos (1815-1914) e pelos romanos durante o auge da Roma Antiga (29 a.C. até 180 d.C.). Sua economia altamente diversificada garante ao país o posto de maior economia mundial, com um PIB aproximado de US$ 13 trilhões. Devido à dimensão do território estadunidense, é possível regionalizar o país levando em consideração seus aspectos naturais e humanos, individualizados em cinco grandes regiões.

As 5 Regiões dos Estados Unidos da Ámerica

1. Região Nordeste

Aspectos Naturais: Predomínio do clima temperado, com influência da Corrente Fria do Labrador, que diminui a quantidade de chuvas devido à menor evaporação no litoral atlântico. Nas proximidades dos Montes Apalaches, planaltos altamente desgastados, ocorrem grandes reservas de ferro e de carvão mineral, que foram fundamentais para a participação dos EUA no processo de Revolução Industrial. Na região dos Grandes Lagos, divisa com o Canadá, existe um enorme potencial hidráulico e para a navegação.

Aspectos Humanos: Integrante do Eixo Econômico do Atlântico, a região foi a mais afetada pela crise econômica mundial iniciada em 2008. O Nordeste possui a maior concentração urbano-industrial, com destaque para os setores econômicos tradicionais, conhecidos como Manufacturing Belt (siderurgia, metalurgia, automotiva, naval, têxtil, entre outras). A região é o centro financeiro dos Estados Unidos, onde estão localizadas as sedes dos maiores bancos e instituições financeiras do país, como no distrito financeiro de Wall Street, em Nova Iorque. As maiores aglomerações populacionais estão no Nordeste, com a presença de duas megalópoles: BOS-WASH (Boston até Washington) e CHI-PITTS (Chicago até Pittsburgh). No setor agropecuário, merecem atenção o Dairy Belt, (produção de leite e laticínios), Green Belt (hortifrutigranjeiros), Corn Belt (milho) e a expansão da Soja (Soy Bean).

2. Regiões Sul e Sudeste

Em comum, apresentam o passado escravagista, modernização econômica recente e a presença de climas mais quentes, com tendência à tropicalização.

Região Sudeste

Aspectos Naturais: Predomínio do clima subtropical.

Aspectos Humanos: Aproveitamento dos aspectos climáticos para a agricultura (alguns produtos tropicais): laranja, arroz, tabaco, cana-de-açúcar e algodão (Cotton Belt).

Região Sul

Aspectos Naturais: Climas subtropical (extremo sul), semiárido e árido, inclusive com a formação de áreas desérticas.

Aspectos Humanos: A economia é centrada na indústria petroquímica (o estado do Texas detém as maiores reservas de petróleo dos EUA), bélica e aeroespacial, com intenso crescimento de setores relacionados à informática. Na agropecuária, é comum a prática de dry farmings, grandes projetos de irrigação para a produção do Cotton Belt e de trigo(Wheat Belt). Devido às grandes extensões de campos naturais, conhecidas como estepes, a pecuária bovina extensiva (Ranching Belt) também é muito praticada.

3. Região Meio-Oeste

Aspectos Naturais: Clima temperado e relevo formado por planícies e vegetação rasteira, conjunto conhecido como Praires (pradarias) ou Grandes Planícies. Seus rios são amplamente utilizados para a navegação, como a bacia do Mississipi-Missouri.

Aspectos Humanos: Forte relação com a agricultura, bastante moderna e mecanizada (Wheat Belt, Corn Belt, Soy Bean), abrangendo toda a cadeia produtiva do setor (insumos, técnicas, máquinas, armazenamento, transporte) e com o suporte do governo americano na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com