TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Lingua Portuguesa 2

Artigo: Oficina De Lingua Portuguesa 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 7

Texto b)

RIO DE JANEIRO - A velha Hollywood (1915-1965) nos ensinou que tudo nos EUA era maior, melhor, mais limpo, justo, ético, honesto, adulto, moderno, eficiente e perfeito do que nos outros países. Também pudera -os americanos eram o povo mais bonito, forte, corajoso, engenhoso e talentoso do mundo. Onde mais as pessoas saíam cantando e dançando pelas ruas com naturalidade e ao som de uma enorme orquestra invisível?

E quem cavalgava melhor e tinha os cavalos mais velozes? O cowboy americano. Não havia índio ou mexicano que o capturasse, exceto à traição, coisa que, aliás, eles viviam fazendo (e de que o cowboy americano era incapaz). O mesmo se aplicava ao soldado americano em relação aos alemães e japoneses -quem era o mais heroico, o mais desprendido, o mais inteligente? E a Marinha americana? Quem tinha porta-aviões mais imponentes? Quem usava camisas de manga curta mais brancas? E quem mais tinha milhares de marinheiros que sabiam sapatear?

Nos filmes, víamos maravilhas que faziam parte do dia a dia dos americanos e de ninguém mais: cerveja em lata, barbeadores elétricos, cortadores de grama, trevos rodoviários (filmados de avião), edifícios de 90 andares e naves que iam à Lua e voltavam. E quem seria mais poderoso que o governo dos EUA, capaz de movimentar estruturas gigantescas para plantar um exército inteiro em território inimigo a 15 mil km e resgatar um espião a minutos de ser descoberto?

Todas essas eram benesses do poder e da riqueza. De repente, fico sabendo que o dinheiro no caixa do Tesouro americano vai acabar na terça-feira e que a Casa Branca, com uma dívida de US$ 14,3 trilhões, ameaça dar o beiço no mundo.

Inacreditável. Como pode o governo americano quebrar? Se acontecer, quem vai pagar a conta da lavanderia que mantinha as camisas tão brancas?

(Ruy Castro, Folha de São Paulo, 29 de julho de 2011, A2)

Escolher uma resposta.

a. Os textos a e b dizem respeito a um mesmo assunto em gêneros diferentes, fato este que podemos perceber pela organização do texto e pelo uso da linguagem . O texto a) é uma charge e se caracteriza pelo emprego da linguagem (verbal e não verbal), constituindo, por isso, um texto icônico-verbal. O texto b) é uma crônica, por apresentar uma linguagem verbal, tendo como características a subjetividade, ironia, informalidade, fato do cotidiano e fato atual.

b. Os textos a e b partilham características genéricas, Isto é, traços particulares do mesmo gênero, pois selecionaram o mesmo assunto para discussão. Embora o texto a seja constituído por imagens e palavras e o texto b só por palavras, a seleção do mesmo assunto enfeixa-os na mesma categoria genérica

c. Cada esfera da atividade humana – trabalho, família, Igreja, por exemplo, expressa-se por enunciados concretos mais ou menos estáveis que constituem o gênero. No caso dos textos a e b, ambos pertencem ao mesmo domínio discursivo – o jornalismo e, por isso, constituem um único gênero.

d. Os textos a e b são organizados em gêneros diferentes porque se voltam para assuntos igualmente diferentes. Cada tipo de assunto exige uma construção diversa de gênero. Assim, o texto a ironiza o “sonho americano” e o texto b critica o fato de os EUA terem dado um calote em seus credores.

e. O texto a é uma charge e o texto b é um artigo de opinião. A charge se caracteriza por ser um texto icônico-verbal (constituído por palavras e imagens) em o artigo de opinião é um texto verbal (constituído por palavras, em linguagem formal) que se destina a estabelecer argumentos a partir de um posicionamento assumido pelo autor, como, no caso, a crítica à pretensa soberania americana.

Question 5

Notas: 1

Leia novamente os textos a e b, compare-os e identifique a crítica contida neles que constitui o elo entre os dois.

Escolher uma resposta.

a. Os dois textos criticam ironicamente a busca de soberania e de hegemonia que os países integrantes das nações unidas empreendem por meio de suas ações econômicas.

b. Os dois textos criticam ironicamente a presunção de liderança norte-americana no mundo e a inesperada ou inédita fase de problemas de domínio norte-americano no mundo

c. Os dois textos trazem à tona o fato de os EUA não terem respeitado seus débitos com os outros países do mundo, comportamento que, neste momento, inicia o processo de decadência norte-americana.

d. Os dois textos mostram que o sonho americano sempre foi uma busca utópica dos EUA.

e. Os dois textos lamentam/a possível e inédita perda de domínio dos EUA sobre o mundo, causada, neste momento, por erros estratégicos na área econômica.

Question 6

Notas: 1

Você abre o jornal e lê um texto com as seguintes características: crítica subjetiva, linguagem informal, narração de um fato e crítica bem humorada e relevante com assinatura. Você está lendo:

Escolher uma resposta.

a. (....) uma charge

b. ( ) um editorial

c. ( ) um artigo de opinião

d. ( ) uma notícia

e. ( ) uma crônica

Question 7

Notas: 1

Leia o texto

O show de corrupção que Brasília tem mantido em cartaz nos últimos tempos, o egoísmo das elites, que não abrem mão de um centavo de sua dinheirama, o bangue-bangue que está sendo travado na área sindical não estimulam a população a imaginar que seja possível eliminar as fábricas de criminosos. Se os que estão lá em cima, os condutores do país – não é assim que se diz? -, não praticam a virtude, por que os de baixo, que vivem mal, vão praticá-la? O negócio é entrar na geléia geral e brigar por um prato de comida com unhas e dentes. Ou melhor, a bala! (Depoimento feito à Revista Veja por um senhor que sofreu um assalto – Agosto de 2002/texto adaptado)

Assinale a alternativa correta, em relação ao texto:

I. Trata-se de um desabafo pessimista em linguagem informal.

II. “Os que estão lá em cima” – refere-se às pessoas com poder decisório.

III. “... entrar na geleia geral” pode ser entendido como fazer o que todos fazem, nem que seja de forma violenta.

IV. O “show” de corrupção que Brasília tem mantido em cartaz é uma metáfora para os últimos acontecimentos políticos negativos em nosso país.

Escolher uma resposta.

a. Todas estão incorretas.

b. A I e a II estão corretas.

c. Todas estão corretas.

d. A I e a IV estão corretas.

e. A III e a IV estão corretas.

Question 8

Notas: 1

Leia o Texto

Erro de português

Quando o português chegou

Debaixo de bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português. (Oswald de Andrade)

Assinale a alternativa correta

Escolher uma resposta.

a. Existe vocábulo da linguagem informal nesse poema, fato esse que não constitui um erro gramatical de uso em relação à variante padrão da língua.

b. O português não pode ficar despido.

c. O título do poema não é ambíguo e se relaciona com o uso inadequado da linguagem informal no poema.

d. Para a linguagem formal é possível usar bruta chuva.

e. A avaliação do autor sobre o português é indiferente, nem negativa, nem positiva. Não há crítica no poema.

Question 9

Notas: 1

Leia o texto

Máquinas como nós

Um dos temas mais apaixonantes desta era tecnológica é, sem dúvida, a possibilidade de construirmos máquinas inteligentes – máquinas como nós. Afinal, é isso que nos promete a Inteligência Artificial, desde que há cinquenta anos foi criada e lançada numa conferência em Dartmouth, na Alemanha. Ou melhor: é isso que a ficção científica nos promete, desde que há mais de 50 anos foi inventada. A conferência de Dartmouth reuniu os melhores especialistas de então na área, e limitou-se a consolidar o que já estava criado: uma nova e promissora área de investigação, a Inteligência Artificial (IA), que hoje continua dentro da Engenharia Informática. Como acontece em toda a investigação de topo, a IA entrecruza-se inevitavelmente com outras áreas, desde a robótica à linguística, para processamento de língua natural, à neurologia e à psicologia, para estudo do cérebro humano. (Jornal de Oliveira nº 142, 15 de Novembro de 2007/ texto adaptado

Assinale a alternativa que identifica o assunto do texto:

Escolher uma resposta.

a. robótica

b. inteligência artificial

c. ficção científica

d. cérebro humano

e. tecnologia

Question 10

Notas: 1

Leia o texto

Barack Obama

A facilidade de diálogo entre os Presidentes Lula e George W. Bush, até certo ponto surpreendente, em vista de trajetórias pessoais e posturas políticas muito distintas, foi fator relevante na reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, a partir de 2005. Alguns observadores chegaram a levantar dúvidas

sobre a possibilidade de manutenção desse clima favorável com Barack Obama na Casa Branca.

Argumentos sólidos, porém, permitem prever que Brasil e Estados Unidos continuarão a encontrar novas áreas de cooperação nos próximos anos, além de prosseguir nas já existentes. Entre Lula e Obama, podem ser identificadas afinidades em pelo menos três campos: trajetória pessoal, temperamento e valores._ (Antonio de Aguiar Patriota -III Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional – CNPEPI)

Assinale a alternativa que identifica o assunto do texto:

Escolher uma resposta.

a. Lula e Barak Obama partilham valores políticos e econômicos

b. dificuldades de manutenção de diálogo entre Brasil e EUA

c. possibilidade de manutenção da cooperação Brasil e EUA)

d. Observadores políticos contestam a possibilidade de união política e econômica entre Brasil e EUA

e. Não há possibilidade de entendimento entre Brasil e EUA pem função do temperamento de Lula.

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »