TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Lingua Portuguesa

Casos: Oficina De Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  7.552 Palavras (31 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 31

1) INTRODUÇÃO

O programa 5S é um conceito, é uma atitude de vida, é uma prática muito simples de ser implantada nas organizações publicas e privadas, nos lares, nas igrejas, nas ruas e até em um país. Quando estes conceitos são praticados ele é capaz de modificar o humor das pessoas, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir todas as atividades rotineiras e sua atitude. Acreditamos que o 5S é como um jardim de infância da Qualidade dentro de uma organização, pois, sua filosofia é profunda e desenvolve grandes mudanças comportamentais que acompanham as pessoas onde quer que elas se encontrem. Sabemos que mudanças de hábito são lentas, portanto, se faz necessário ter paciência durante a implantação.

2) OBJETIVO

As organizações que implantam o 5S tem como objetivo de desenvolver comportamento das pessoas, para que tais mudanças possam agregar valor nos processos organizacionais promovendo satisfação de seus alunos, melhoria continua de suas dependências, enfim, criar uma ambiente da Qualidade para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização mensurável.

3) ENTENDENDO OS CONCEITOS DO 5S.

É imprescindível ao falarmos do programa 5S comentar como foi o seu surgimento. O 5S surgiu por volta de 1950, logo após a 2º Guerra Mundial e sua finalidade era combater a sujeira das fábricas do Japão. Imagine um país destruído com sua população em pânico, sem dinheiro, saneamento básico, escolas e hospitais reerguer-se e se posicionar economicamente no mundo. Dá para se ter idéia do poder desta ferramenta quando bem implantada.

É impressionante ver como o programa 5S é de fácil aplicação e pode nos trazer diversos benefícios. Na maioria das vezes estamos acostumados com os maus hábitos corriqueiros do dia-a-dia, que não paramos para pensar como tudo seria melhor se nos dedicássemos mais a melhorar nosso próprio ambiente. Sabendo de tantos benefícios é impossível não praticar. o 5S. Neste trabalho será apresentado os conceitos do 5S e como podemos aplicá-lo.

4) METODOLOGIA

Através de entrevistas, algumas informais e outras com objetivos definidos com os envolvidos na implantação do programa 5S na empresa, foi possível a coleta de dados referente a essa implantação e o conhecimento de informações importantes para a produção deste trabalho.

3º S - Conceito de Seisou - (Senso de Limpeza, Zelo). Entre os diversos significados encontrados no dicionário Aurélio da palavra “Limpeza” destacam-se: “qualidade de limpo, de asseado; esmero, aprimoramento, coisa bem feita, acabada, caprichada”. Entre os vários significados do verbo Limpar, destacam-se: “tornar limpo, asseado, livrar-se das impurezas, purificar”. Importante quando da implantação deste conceito é conscientizar que a limpeza é fator importante para o bem estar de todos.

Para este conceito as organizações criaram algumas frases como:

- Jogue limpo,

- Mais importante que limpar é não sujar,

- Ser limpo e estar limpo,

Os Benefícios do Senso de limpeza é o Sentimento de bem estar dos empregados, Sentimento de excelência transmitido aos clientes, prevenção de acidente, qualidade dos produtos, etc.

Para o terceiro S, o SEISO, as perguntas foram:

1) Os padrões/instruções de limpeza são suficientes para orientar a manter a área

higienizada?

2) Existe material disponível em local adequado para limpeza?

4) Os resíduos (lixos) são sempre jogados em locais adequados obedecendo à

seletividade?

5) Os recipientes de lixo e as centrais de descarte são limpos regularmente?

6) Existe programação para limpeza de paredes, forro e vidraças, piso, armários está em dia?

10) Os banheiros são mantidos meticulosamente limpos, sendo locais dos quais os

alunos têm orgulho?

12) Existem pregos, fitas, ou buracos nas paredes?

13) Está definido um esquema de limpeza das áreas e dos equipamentos de uso comum com a frequência e responsável desta limpeza?

14) As principais fontes de sujeira são conhecidas e controladas?

15) Existe evidência de eliminação de fontes de sujeira e contra medidas (verificar ações tomadas)?

16) Existem objetos (papel, fio dental, etc…) fora dos lixos do banheiro?

4º S - Conceito de Seiketsu - (Senso de Asseio, higiene, saúde, integrigade). Entre os diversos significados encontrados no dicionário Aurélio da palavra “Saúde” Quer dizer: “Estado do indivíduo, cuja as funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal; estado do que é sadio ou são. Este conceito a empresa deve atuar em higiene, saúde pessoal e segurança do trabalho. Existem diversas maneiras da empresa praticar este senso. Não adianta levar o funcionário para o hospital depois que ele esta doente ou ferido.

Para este conceito as organizações criaram algumas frases como:

- Mantenha um ambiente agradável e seguro,

- Esteja atento as condições de Saúde e segurança em seu trabalho,

- Trabalhe seguro,

Os benefícios do senso de saúde e segurança são evidentes por si mesmo, já que os objetivos deste conceito é preservar a vida para que o funcionário possa transformar sua energia física e mental em bens e serviços.

As perguntas para o quarto S, senso de padronização, SEIKETSU foram:

1) Os EPI’s estão sendo usados adequadamente e estão em conformidade com a APT?

2) A higiene pessoal demonstra asseio?

3) Os EPC’s estão em condições de uso e são em número suficiente?

4) As normas de segurança são conhecidas pelos empregados, quando aplicável?

5) De maneira geral a higiene e organização do local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com