TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Lingua Portuguesa II

Artigo: Oficina De Lingua Portuguesa II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 9

Verificação de Aprendizagem - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

A partir dos dados, assinale a alternativa que contém a organização correta da referência bibliográfica de um fichamento, que constitui o seu cabeçalho.

Dados:

Autor: Alfredo Bosi

Editora: Livraria Duas Cidades

Obra: Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica

Edição: 2ª edição

Número de páginas: 493

Data: 2003

Local da editora: São Paulo

Escolher uma resposta.

a. BOSI, A.. 2003, 463 p. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica- 2ª ed. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades.

b. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica- BOSI, A. 2ª ed. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades, 2003, 463 p.

c. Ensaios de crítica literária e ideológica- BOSI, A. Céu, inferno –2ª ed. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades, 2003, 463 p.

d. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades, 2003, 463 p./BOSI, A. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica- 2ª ed.

e. BOSI, A. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica- 2ª ed. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades, 2003, 463 p.

Question 2

Notas: 1

Muitas vezes, quando elaboramos um fichamento, fazemos uma citação direta, isto é, transcrevemos as palavras do autor. Como devemos proceder para indicar que é uma citação direta?

Escolher uma resposta.

a. Colocar a citação entre aspas, copiar literalmente/transcrever as palavras do autor e indicar a(s) página(s)/

b. Colocar a citação entre aspas, fazer uma paráfrase do texto do autor e indicar a(s) página(s)/

c. Colocar a citação entre aspas e copiar literalmente/transcrever as palavras do autor.

d. Colocar a citação entre colchetes [ [, fazer uma paráfrase das palavras do autor e indicar a página.

e. Colocar a citação entre colchetes [...] e copiar literalmente/transcrever as palavras do autor

Question 3

Notas: 1

Leia o texto e identifique quatro possíveis palavras-chave.

[...] O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica de progresso auto-sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesmo. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.

(RIBEIRO, D. O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil.2ª d.SP:Companhia das Letras, 1995, p.455)

Escolher uma resposta.

a. Brasil/ nações/ magnitude populacional/ fusão de culturas

b. Brasil/ generosidade/criatividade/tecnologia, luminosidade

c. Brasil, população/criatividade/tecnologia,fusão de culturas

d. Brasil/ civilização/tecnologia, humanidades/, luminosidade

e. Brasil/ civilização mestiça e tropical/população/ incorporação de humanidades

Question 4

Notas: 1

Leia os textos a) e b) e responda as questões 4 e 5

Texto a)

(charge da Folha de São Paulo, 30 de julho de 2011 – A2)

Texto b)

RIO DE JANEIRO - A velha Hollywood (1915-1965) nos ensinou que tudo nos EUA era maior, melhor, mais limpo, justo, ético, honesto, adulto, moderno, eficiente e perfeito do que nos outros países. Também pudera -os americanos eram o povo mais bonito, forte, corajoso, engenhoso e talentoso do mundo. Onde mais as pessoas saíam cantando e dançando pelas ruas com naturalidade e ao som de uma enorme orquestra invisível?

E quem cavalgava melhor e tinha os cavalos mais velozes? O cowboy americano. Não havia índio ou mexicano que o capturasse, exceto à traição, coisa que, aliás, eles viviam fazendo (e de que o cowboy americano era incapaz). O mesmo se aplicava ao soldado americano em relação aos alemães e japoneses -quem era o mais heroico, o mais desprendido, o mais inteligente? E a Marinha americana? Quem tinha porta-aviões mais imponentes? Quem usava camisas de manga curta mais brancas? E quem mais tinha milhares de marinheiros que sabiam sapatear?

Nos filmes, víamos maravilhas que faziam parte do dia a dia dos americanos e de ninguém mais: cerveja em lata, barbeadores elétricos, cortadores de grama, trevos rodoviários (filmados de avião), edifícios de 90 andares e naves que iam à Lua e voltavam. E quem seria mais poderoso que o governo dos EUA, capaz de movimentar estruturas gigantescas para plantar um exército inteiro em território inimigo a 15 mil km e resgatar um espião a minutos de ser descoberto?

Todas essas eram benesses do poder e da riqueza. De repente, fico sabendo que o dinheiro no caixa do Tesouro americano vai acabar na terça-feira e que a Casa Branca, com uma dívida de US$ 14,3 trilhões, ameaça dar o beiço no mundo.

Inacreditável. Como pode o governo americano quebrar? Se acontecer, quem vai pagar a conta da lavanderia que mantinha as camisas tão brancas?

(Ruy Castro, Folha de São Paulo, 29 de julho de 2011, A2)

Escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com