TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina Portugues

Artigos Científicos: Oficina Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  6.293 Palavras (26 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 26

ara responder a questão, considere os textos a seguir:

Texto 1

Se você ainda não formou uma família, aproveite para fazer uma reserva financeira. Quem tem um salário líquido de 1.500 reais e aplica 10% dele todo mês na poupança (150 reais) acumulará 3.859 reais em 24 meses. Com essa grana você pode investir na sua carreira, fazendo um curso.

Texto 2

Utilize o cartão de crédito para aumentar a sua renda mensal, pois com ele você "cria" dinheiro e pode ampliar os seus gastos. É possível economizar cerca de 20% do salário mensal ao pagar as contas com cartão de crédito, especialmente utilizando o crédito rotativo.

Com base nas discussões propostas pela aula, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

a. Ambos os textos são verdadeiros e se reforçam.

b. Os textos tratam de aspectos diferentes e não possuem relação direta entre si.

c. Ambos os textos são falsos e se contrariam.

d. O texto 2 é falso e contraria o texto 1.

e. O texto 1 é falso e reforça o texto 2.

Resposta correta: O texto 2 é falso e contraria o texto 1.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois o texto 1 é verdadeiro e correto ao demonstrar uma forma objetiva de controlar as despesas e, conseguindo fazer uma pequena aplicação, garantir condições de investimento no futuro profissional. Contrariando essa visão, o texto 2 mostra uma recomendação falsa, pois uma das formas de controlar as despesas é justamente evitar o uso de cartão de crédito, pois esta é uma forma de financiamento sobre o qual incorrem juros extremamente elevados.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Para responder a questão, leia o texto abaixo:

A paulistana Gisela Ferian, de 33 anos, estava muito bem e feliz em seu emprego como analista de infraestrutura na Guascor, multinacional espanhola do setor de energia, até que há oito meses foi descoberta pelo gerente de TI do grupo Estapar, de estacionamentos. Seu perfil no LinkedIn chamou a atenção por se encaixar na vaga de coordenador de infraestrutura, que a companhia tinha em aberto. “Enviei meu currículo e em duas semanas estava lá”, diz Gisela, que foi ganhar 40% a mais e liderar uma equipe de quatro pessoas. Segundo conta, quando entrou no LinkedIn seu objetivo era fortalecer a sua rede de contatos, muito embora reconheça que seu currículo já era direcionado para oportunidades voltadas a gestão, sua meta de carreira. “Procurei destacar minha experiência em liderar pessoas e usar as palavras-chave que chamavam atenção para o que pretendia”, diz. Fonte: Trecho da matéria de Andréa Giardino, “Contatos Imediatos”, publicada na revista Você S.A., em fev. 2011.

O texto ilustra algumas recomendações apresentadas na aula-tema 06. Pensando nisso, leia as afirmativas abaixo:

I. A elaboração de um bom currículo pode lhe abrir as portas para oportunidades no mercado de trabalho.

II. Atualmente, uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos para buscar oportunidades é a internet.

III. O currículo deve demonstrar as suas principais habilidades, conquistas e experiências, de forma clara.

IV. O planejamento de carreira deve incluir uma análise cuidadosa sobre seus interesses e preferências.

V. A busca por oportunidades de trabalho deve ter início no momento em que se está desempregado.

As recomendações reforçadas pelo texto estão apenas em:

Escolher uma resposta.

a. I, II, III e IV.

b. I, III, IV e V.

c. I, II, III e V.

d. II, III, IV e V.

e. I, III e V.

Resposta correta: I, II, III e IV.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você acertou a resposta! Todas as afirmativas contemplam as recomendações apresentadas durante a aula, com exceção da alternativa V, pois tendo objetivos de carreira, você deve estar atento às oportunidades. Deixar para avaliar novas propostas apenas quando estiver sem trabalho pode ser mais difícil e complicado, pois você pode ser forçado pelas circunstâncias a aceitar propostas pouco atrativas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Myron R. Chartier nos apresenta cinco elementos críticos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles: auto-imagem; saber ouvir; clareza de expressão; capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; auto-abertura. Vamos destacar aqui dois desses elementos:

Auto-imagem - É o centro do seu universo, seu quadro referencial, sua realidade pessoal. Funciona como um visor através do qual o SER HUMANO percebe, ouve, avalia e compreende as coisas; é seu filtro individual do mundo que o cerca.

Auto-abertura - A capacidade de falar francamente sobre si mesmo pode facilitar a comunicação eficaz .

(Extraido e adaptado de Szacher, M.L. Costa Filho, J.B. A Qualidade e a Importância das Relações Interpessoais” disponível em: http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_sug_ler.php?canal= 15&canallocal=47&canalsub2=151&id=692)

Com base no texto e nas discussões propostas pela aula, é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A autoimagem é o elemento central no processo de comunicação, pois é responsável pela percepção dos conflitos interpessoais.

b. A comunicação eficaz é uma habilidade pessoal que independe do relacionamento interpessoal.

c. As pessoas podem promover um bom nível de comunicação ao cuidar de omitir críticas e opiniões.

d. Saber se expressar corretamente é o componente mais importante da comunicação interpessoal.

e. A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

Resposta Correta: A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, esta é a única afirmativa correta, pois a comunicação eficaz inclui a capacidade de expressar opiniões e críticas de forma produtiva, o que enriquece os relacionamentos. Da mesma forma é inadequado afirmar que comunicação e relacionamentos sejam independentes, pois a qualidade da comunicação afeta diretamente os relacionamentos. Por fim, é verdade que a habilidade de se expressar corretamente é uma habilidade importante para a comunicação interpessoal, porém como há muitos outros fatores envolvidos, não é possível afirmar que seja a mais importante.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Observe a situação a seguir:

Quer ver um relato real de um líder que descobriu que sua empresa estimulava hábitos prejudiciais aos funcionários e decidiu deixar a companhia? Quem escreve é um ex- gerente regional de uma companhia que tem escritório em Pernambuco. “Há 4 anos fui desligado de uma empresa porque não aceitei desenvolver processos seletivos meramente legitimadores de indicações políticas. Ou seja: como gerente regional (respondendo por toda a região Nordeste) eu abria o processo seletivo, recebia currículos e indicações e antes mesmo de fechar o processo o “talento” já estava “selecionado”. Fui demitido porque na visão corporativa eu não fui maduro o suficiente para administrar uma situação que deveria ser absorvida como pertinente às minhas atribuições. Meu estilo gerencial até hoje não admite injustiças, pois são elas que debilitam o trabalho em equipe, provocam a desintegração social do grupo e criam uma atmosfera de desmotivação no ambiente.”

Qual dos conceitos trabalhados durante a aula corresponde à idéia central do texto:

Escolher uma resposta.

a. Comportamento pessoal adequado.

b. Relações virtuais.

c. Tomada de decisão.

d. Networking.

e. Dificuldade de comunicação.

Resposta Correta: Comportamento pessoal adequado.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Escolheu a resposta correta! De acordo com as reflexões propostas pelo capítulo existem códigos de comportamento pessoal que precisam ser seguidos, dentre eles condução ética nos negócios, tema central do texto. As demais alternativas estão incorretas, pois a comunicação eficaz envolve postura, expressões faciais, saber ouvir, dentre outros aspectos. Embora possa ter havido alguma dificuldade de comunicação no caso exposto, esse não foi o tema central do texto. Os outros conceitos não se relacionam com o texto: relações virtuais são aquelas mantidas por pessoas que não se conhecem fisicamente, mas por meio de redes de tecnologia digitais; Networking é o processo pelo qual estabelecemos contatos e trocamos experiências e informações com diferentes pessoas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

Antes de responder a questão, leia o texto abaixo:

É muito comum as pessoas gastarem quase todo o salário para pagar as contas no final do mês. Com o pouco dinheiro que sobra é muito difícil ter um plano de investimentos. Mas, com simples ajustes no orçamento doméstico, é possível fazer seu dinheiro render mais. O casal carioca Luciano, de 28 anos, e Fernanda, de 29 anos, é um típico exemplo de brasileiros que têm descontrole financeiro e não conseguem poupar. Com formação técnica em Propaganda e Marketing, Luciano é gerente de contas de uma empresa de telefonia. Além do salário líquido de 2.300 reais, ele recebe uma ajuda de custo de 1.400 reais para alimentação e combustível, que compõem a sua renda mensal, pois trabalhando ele gasta, efetivamente, apenas metade da ajuda de custo. Fernanda trabalha como protética e tem uma renda líquida de 830 reais. No último mês, eles gastaram 4.850 reais dos 4.530 reais que receberam de salário. Quando sabem que não vão conseguir arcar com todos os gastos, invariavelmente, Luciano e Fernanda atrasam alguma conta.

Fonte: Adaptado da matéria "Ajuste suas Contas", Você S/A, edição 132.

A partir do texto e das recomendações feitas durante a aula, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O texto ilustra uma situação de equilíbrio orçamentário na qual o casal tem controle de seus gastos.

b. A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento do casal, pois há um déficit.

c. No momento o casal possui independência financeira e pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento.

d. O casal obteve superávit em suas contas, demonstrando boa capacidade de administração das finanças familiares.

e. O casal já conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e posso ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.

Resposta correta: A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento do casal, pois há um déficit.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você acertou a resposta! Essa é a única afirmativa correta. Independência financeira significa ter um patrimônio pessoal que gere renda suficiente para que a pessoa possa sobreviver pelo resto da vida sem precisar mais trabalhar, o que não se aplica ao caso do casal. O texto também mostra que o casal não tem controle sobre seus gastos, pois estes ultrapassam o valor da renda familiar. Finalmente, quando isso acontece o resultado é chamado de déficit, e não de superávit.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

Segundo França (2006), a compreensão do ser humano implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. Conceitualmente, ela organizou estes fatores em três camadas, que são:

Escolher uma resposta.

a. Psicológica, social e biológica.

b. Comunitária, econômica e biológica.

c. Econômica, social e educacional.

d. Social, educacional e religiosa.

e. Biológica, social e educacional.

Resposta correta: Psicológica, social e biológica.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois as camadas psicológica, social e biológica agrupam a totalidade de aspectos que influenciam e compõem a vida de um ser humano, a partir da ótica biopsicossocial. O fator econômico, o educacional e o comunitário estariam sendo considerados na camada social, enquanto a questão da religiosidade estaria dissolvida entre a camada psicológica e a social.

Correto

sional25/4/2011

Desenvolvimento Pessoal e Profissional – DPP

Profª. Ma. Ana Maria de Vasconcelos Silva

Tema 1 Você no Mundo

Palavras- Chave: diver sidade, sustentabilidade, projeto de vida.

1

Visão de Mundo

percepção > cultura e conhecimento > visão. dualidade: passado bem e mal. Presente certo hoje, errado amanhã.

2

Preocupação com a mudança

• “Tu não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sempre sobre ti”. Heráclito (Grécia Antiga, 540-480 a.C.). impulsiona as • Conflito transformações.

3

1

25/4/2011

Transformações do Homem

• Alvim Toffler, divide a história da humanidade em três grandes etapas: • Era pré-industrial • Era industrial • Era do conhecimento

4

Era do Conhecimento • O homem deverá ser um criador. Os verbos, agora, são criar, gerar, conceber, flexibilidade, resiliência e ética. • A Tecnologia veio para ficar. • Um novo tipo de homem surge versátil.

5

Era da Consciência

Transição: • sociedade do conhecimento sociedade da sabedoria ou da consciência. • ser humano biológico, social e cultural + emocional, intelectual e espiritual.

6

2

25/4/2011

Questões Fundamentais do Mundo Contemporâneo

Os 04 Pilares da educação: • Aprender a aprender • Aprender a fazer • Aprender a conviver • Aprender a ser

7

Diversidade Cultural

• Diferenças entre pessoas, grupos ou povos. • Respeito e valorização das diferenças. • Aprendizagem a partir das diferenças.

8

Ética

• Éthos, segundo Aristóteles, expressa um modo de ser, uma atitude psíquica, aquilo que o homem traz dentro de si na relação consigo próprio, com o outro e com o mundo. Compromisso de cada indivíduo com sua coletividade.

9

3

25/4/2011

Responsabilidade Socioambiental

• Ser responsável, do latim responsabile, é a qualidade daquele que é responsável. O ser responsável está ligado ao outro, assume os efeitos de suas ações e estas são sempre da ordem do social, a responsabilidade é sempre social.

10

Desenvolvimento Sustentável

• É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. (ONU – Organização das Nações Unidas).

11

Espiritualidade

• O termo envolve questões quanto ao significado da vida e à razão de viver, não limitado a tipos de crenças ou práticas. (Panzini 2007). • Sentido de vida.

12

4

25/4/2011

Projeto de Vida

• É um plano, uma intenção que se tem para o futuro, esteja ele bem próximo ou não. Pode ser comparado a um mapa que nos orientará e nos conduzirá as situações que desejamos alcançar.

13

Quem é responsável por elaborar o projeto de vida?

Obviamente um ser humano... protagonista ou coadjuvante? Proto = o primeiro, o principal. (Ágon = luta). (Agonista = lutador) • Protagonista = o lutador principal, o ator principal,

14

Por que elaborar um Projeto de Vida?

• Vida marcada por momentos de equilíbrio e desequilíbrio, de calmaria e estresse, constâncias e mudanças; • É necessário organizar este processo.

15

5

25/4/2011

Como elaborar um Projeto de vida

• Passo 1 - Tudo o que for planejado deve ser registrado por escrito • Passo 2 - Quem é você? Quais são seus valores? Quais são seus pontos fortes?

16

Como elaborar um Projeto de vida

• Passo 3 - Qual é sua missão? • Passo 4 - Estabeleça metas. Defina tempo para a concretização dos projetos. • Passo 5 - Faça contas. A sua capacidade financeira é fundamental.

17

Como elaborar um Projeto de vida

• Passo 6 - Seja cauteloso e preventivo em relação às ameaças para o seu projeto. Controle os riscos. • Passo 7 - Analise o cumprimento do cronograma de seu projeto;

18

6

25/4/2011

Desenvolvimento Pessoal e Profissional – DPP

Profª. Ma. Ana Maria de Vasconcelos Silva

Tema 2 Você com os Outros

Palavras-Chave: mar keting pessoal, comunicação e convívio social

19

Marketing e Marketing Pessoal

• Marketing: é um processo social pelo qual o indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços com o outro (Kotler e Keller,2006,p.4)

20

Cenário

• O mundo contemporâneo mudanças constantes e regras para o sucesso. • Embora o sucesso não dependa exclusivamente das pessoas, elas são as principais responsáveis.

21

7

25/4/2011

Marketing e Marketing Pessoal

• Marketing pessoal: uma ferramenta que usa estratégias para projetar uma imagem correspondente ao autoconceito de uma pessoa, possibilita o bom posicionamento do profissional no mercado.

22

Importância do Mkt Pessoal

• Esfera Pessoal:desenvolvimento de uma identidade marcante. • Esfera Profissional: O funcionário é quem representa a empresa.

23

Componentes do Marketing no Marketing pessoal

Produto: Você • Flexibilidade, criatividade e inovação. Embalagem: Como quer ser visto e traduzir isso na maneira de ser com coerência.

24

8

25/4/2011

Componentes do Marketing no Marketing pessoal

Pesquisa: • Por meio da pesquisa se define o público de interesse, em quem suas ações serão focadas. • Realizar benchmarking

25

Componentes do Marketing no Marketing pessoal

Divulgação: • Networking - ter uma rede de contatos. Buscar conhecer e ser conhecido (cursos, reuniões, eventos, grupos de discussão, etc.

26

Componentes do Marketing no Marketing pessoal

Marca pessoal: • Desenvolver uma imagem forte, que seja considerada positiva, associada a qualidades e competências importantes e necessárias em determinados momentos.

27

9

25/4/2011

Comunicação

• Capacidade de transmitir uma informação com a certeza de que o outro (interlocutor) entenda a mensagem (conteúdo), que está sendo transmitido e dê uma resposta.

28

Processo de comunicação

• Elaborar uma idéia transmitir (veículo) decodificar aceitar feedback codificar receber usar dar

29

Barreiras à comunicação

• Ordem pessoal – emoções, valores e hábitos de escuta: distância psicológica; percepção seletiva. • físicas – ambiente. • semânticas significados. – símbolos

30

10

25/4/2011

Habilidades da comunicação

• Fazer e responder perguntas volume da voz, entonação, gestos e expressão facial. • Gratificar e elogiar (sincero). satisfatório regula

31

• Dar e receber feedback desempenho

Conceito de crítica ou feedback

• É uma forma de comunicação pela qual o receptor da mensagem transmite ao emissor a maneira como ela foi recebida. Em consequência, a pessoa saberá o efeito do seu comportamento sobre os outros (Rampersad, 2004,p.267).

32

A crítica construtiva

• Oportunidade de crescimento; Partilha informações, sentimentos e percepções; • Reduz falhas na comunicação; Alivia tensões; Facilita a superação de conflitos; • Reorganiza um problema – outro ângulo. 33

11

25/4/2011

Planejamento da crítica construtiva

• Tomada de decisão consciente. • Cuidar da comunicação: o que vai dizer (fatos observados, os efeitos, sugestões). E Como dizer (tom de voz, expressão).

34

Atitudes básicas – críticas construtivas

• 1 – Descobrir a razão da crítica; • 2 – comunicar-se diretamente com a pessoa; • 3 – seja específico (diferenciar comportamento e pessoa)

35

Atitudes básicas – críticas construtivas

• 4 – descreva os fatos; • 5 – assuma o próprio ponto de vista; • 6 – observe a contingência; • 7 – faça referência aos efeitos; • 8 – crie um clima favorável;

36

12

25/4/2011

Atitudes básicas – críticas construtivas

• 9 - Vá direto ao assunto – gera ansiedade; • 10 – Escute compreensivamente; • 11 – Foque o objetivo a ser alcançado – feedback positivo e negativo. • 12 – Resumo final – fechamento positivo. 37

Atitudes básicas para receber crítica

• 1 – Escute compreensivamente; • 2 – Aceite como crítica construtiva; • 3 – Faça perguntas ao emissor; • 4 – Agradeça ao emissor; • 5 – Solicite a crítica.

38

Crítica destrutiva

• Efeitos destrutivos: humilhação e assédio moral. • Consequência: depressão, ansiedade, ataques do pânico, baixa autoestima e desordens psicossomáticas.

39

13

25/4/2011

Convívio Social: Respeito e Educação

• Complexidade social repensar a educação e os valores de cada sociedade; • Desafios da convivência social aprender a lidar com as diferenças amenizar os conflitos vida mais prazerosa. 40

Competitividade e respeito mútuo

• A competição é inerente à espécie humana positiva ou negativa. • Fator cultural – sociedade ocidental valoriza muito o vencedor fracasso visto como derrota.

41

Comportamento Ético

• “Nenhum homem é uma ilha completo em si mesmo. Todo homem é um pedaço do continente, uma parte do todo...” (J. Donne). • ”Não faça ao outro o que não deseja que façam a você”.

42

14

25/4/2011

Comportamento socialmente eficaz

• Empatia; Agressividade mecanismo de defesa; Assertividade; O outro como parâmetro; Observar as regras e circunstâncias; Observar o papel do outro na relação; Pare/pense/atue.

43

Composição da sua imagem

• Estilo e boa aparência não significa seguir os padrões de beleza ditados pela sociedade; • Ter uma postura que transmita segurança e autoaceitação.

44

Comportamento no trabalho

• 1 – Aprender a ouvir; • 2 – Bom humor; • 3 – Portar-se bem; • 4 – Facilitar a vida no trabalho; • 5 – Seu comportamento virtual.

TEMA 1 ATIV. 7;

Tendo com base no texto, responda: na sua percepção, que fatores contribuíram para que Albert Einstein, Marilyn Monroe e Che Guevara alcançassem o sucesso?

A persistência de nunca desistir do sonho, e saber dos seus potenciais apesar de muitas portas se fecharem a eles, não pararam de buscar as realizações e seus sonhos, provando a eles mesmo que são capaz.

TEMA 2, ATIV. 6;

“Quando a critica é construtiva, tanto o emissor quanto o receptor se beneficiam dessa processo de desenvolvimento.”

Elabore duas frases ou perguntas como se você fosse solicitar a seu superior imediato um feedback do seu desempenho profissional. Em seguida cite um beneficio que esse feedback poderá trazer a você e a ele.

1- Se os herbicidas fossem tirados em notas fiscais diferentes dos outros produtos não facilitaria na hora na entrega, e também em caso de fiscalização, por ser um produto perigoso precisa da ficha de emergência em caso de acidente, assim ele estando sozinho em uma nota facilita todos os processos?

Beneficio do meu superior- Facilita tanto na entrega dos produtos, e a empresa fica correta dentro das normas de venda de herbicidas, podendo assim todos os procedimentos serem feitos corretamente.

Meus benefícios- Com isso mostro bom desempenho que estou fazendo tudo certo, tendo assim mais credibilidade e confiança com meu superior.

2- Todos os procedimentos me passados em relação as notas fiscais e ao caixa estão sendo feitos diariamente corretos, teria mais algum que você queira que seja realizado?

Benefícios do meu superior- Não correrá o perigo de estar assinando documentos feitos incorretamente.

Meus benefícios- Mostro interesse com a empresa e vejo se a empresa esta satisfeita com meu serviço.

TEMA 3, ATIV. 7;

Elabore um guia contendo 20 dicas para desenvolvimento da empregabilidade.

1- Autoconfiança e segurança na hora da entrevista;

2- Ter um conhecimento amplo do mercado;

3- Formação adequada na área;

4- Sempre manter o autocontrole principalmente com a ansiedade;

5- Entregar um curriculum claro e objetivo;

6- Sempre estar preparada para uma resposta negativa da empresa;

7- Mostrar-se interessado na empresa, e sempre saber um pouco sobre o mesmo;

8- Falar somente o necessário para não se mostrar muito afobado;

9- Sempre escutar as idéias e as opiniões dos colegas de trabalho;

10- Nunca passar informações falsas a empresa;

11- Vestir-se adequadamente para o local;

12- Nunca chegar atrasado, principalmente para a entrevista;

13- Ser muito bem organizado,

14- Saber a hora de se impor;

15- Estar sempre com seus deveres em dia, nunca deixar algum projeto ou outro dever para ultima hora;

16- Apesar de ser difícil sempre escutar os conselhos e até mesmo criticas dos outros, pode ser para você melhorar seu desempenho;

17- Nunca ficar com duvidas com os assuntos da empresa;

18- Não fazer algum procedimento indevidamente;

19- Fazer sempre os procedimentos corretos, mesmo que pessam o contrario;

20- E trabalhar sempre com prazer, porque gosta do que faz.

Lembrando que as alternativas podem estar em ordem diferente.Aula tema 01: O MUNDO COMO VOCE VEQUESTÃO 1

No que diz respeito à visão de mundo é correto afirmar que:I) Pessoas que vivem na mesma região têm visões de mundo idênticas, pois acultura regional influencia a todos.II) A visão de mundo de cada pessoa pode ser afetada pelo tipo de educaçãoque recebe e os valores familiares.III) Existem visões de mundo diferentes, sendo que a visão de mundo linear éconsiderada como mais atual.IV) A visão de mundo é particular (de cada um) e possibilita interpretar e dar significado a realidade que nos cerca.Estão corretas apenas as afirmações expressas em:Escolher uma resposta.a. I e II.b. III e IV.c. II e IV. Corretod. II e IIIe. I e III.Resposta Correta:II e IV estão corretas.

QUESTÃO 2

Para responder esta questão, considere a frase abaixo, que foi atribuída a

Charlie Chaplin (online): “A humanidade

não se divide em heróis e tiranos. Assuas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela

natureza”.

Qual das ideias a seguir está diretamente relacionada à frase:Escolher uma resposta.a. A visão de mundo de uma pessoa pode ser influenciada pelo meio emque vive.b. Um herói é alguém que pode escolher entre o bem e o mal.c. Uma visão de mundo conservadora considera que as pessoas sãoinfluenciáveis.d. Não existem visões de mundo certas ou erradas, boas ou ruins.e. A humanidade cria heróis e tiranos como resultado da vida em

sociedade.Resposta Correta: A visão de mundo de uma pessoa pode ser influenciada pelo meio em quevive.

QUESTÃO 3

Para responder a esta questão, primeiro leia a canção abaixo composta por Renato Russo, gravada pela banda Legião Urbana- Que País é Esse? :

“Nas favelas, no senado

Sujeira pra todo ladoNinguém respeita a constituiçãoMas todos acreditam no futuro da naçãoQue país é esse? Que país é esse? Que país é esse?No Amazonas, no Araguaia iá, iá,Na Baixada FluminenseMato Grosso, nas Gerais e noNordeste tudo em pazNa morte eu descanso, mas oSangue anda soltoManchando os papéis, documentos fiéis Ao descanso do patrãoQue país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?Terceiro mundo, se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar ricoVamos faturar um milhãoQuando vendermos todas as almasDos nossos índios num leilão

Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?”

Há relação entre a letra da música e alguns dos princípios propostos peladeclaração chamada "The Earth Charter Initiative".Identifique quais dos princípios podem fazer frente às críticas contidas namúsica:I. Integrar na educação formal e aprendizagem ao longo da vida,conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um estilo de vidasaudável.II. Garantir a generosidade e a beleza da Terra para gerações presentes efuturas.III. Defender os direitos de todos, sem discriminação, para um ambiente socialapoiado na dignidade humana, saúde e bem-estar espiritual, com especialatenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.IV. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveispromovam o desenvolvimento humano de modo equitativo e sustentável.

V. Fortalecer as instituições democráticas em todos os níveis e assegurar transparência e responsabilidade na gestão pública, inclusive na participaçãoe tomada de decisão e acesso a justiça.Estão corretas apenas as afirmativas:Escolher uma resposta.a. I, IV e V.b. III, IV e V.c. I, III e V.d. II, III e V.e. I, II e IV.Resposta Correta:III, IV e V

QUESTÃO 4

Leia atentamente os textos a seguir:

Texto 1

A globalização tem seus efeitos positivos, como a informação em rede, oavanço da democracia, o maior acesso às informações, a educação àdistância, a rápida disseminação dos conceitos de desenvolvimentosustentável (Henderson, 2003, citado por Yaeko, 2011).

Texto 2

(...) há que se pensar nos efeitos perversos da globalização, como adesigualdade social, o desemprego, a liberalização e a desregulamentaçãodos direitos sociais para garantir a competitividade (Souza, 2004, citado por Yaeko, 2011). Ao pensarmos na função dos textos para a compreensão do conceito deglobalização é possível afirmar que:Escolher uma resposta.a. O Texto 1 está correto e o Texto 2 está incorreto.b. O Texto 1 não trata do mesmo fenômeno apresentado no Texto 2.c. Os textos se complementam.d. O Texto 1 está incorreto e o Texto 2 está correto.e. O Texto 1 se opõe ao Texto 2.Resposta Correta:Os textos se complementam.

.

Notas: 1

Segundo França (2006), a compreensão do ser humano implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. Conceitualmente, ela organizou estes fatores em três camadas, que são:

Escolher uma resposta.

a. Comunitária, econômica e biológica.

b. Social, educacional e religiosa.

c. Econômica, social e educacional.

d. Psicológica, social e biológica.

e. Biológica, social e educacional.

Resposta correta: Psicológica, social e biológica.

Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! Sua resposta está correta, pois as camadas psicológica, social e biológica agrupam a totalidade de aspectos que influenciam e compõem a vida de um ser humano, a partir da ótica biopsicossocial. O fator econômico, o educacional e o comunitário estariam sendo considerados na camada social, enquanto a questão da religiosidade estaria dissolvida entre a camada psicológica e a social.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Myron R. Chartier nos apresenta cinco elementos críticos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles: auto-imagem; saber ouvir; clareza de expressão; capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; auto-abertura. Vamos destacar aqui dois desses elementos:

Auto-imagem - É o centro do seu universo, seu quadro referencial, sua realidade pessoal. Funciona como um visor através do qual o SER HUMANO percebe, ouve, avalia e compreende as coisas; é seu filtro individual do mundo que o cerca.

Auto-abertura - A capacidade de falar francamente sobre si mesmo pode facilitar a comunicação eficaz .

(Extraido e adaptado de Szacher, M.L. Costa Filho, J.B. A Qualidade e a Importância das Relações Interpessoais” disponível em: http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_sug_ler.php?canal= 15&canallocal=47&canalsub2=151&id=692)

Com base no texto e nas discussões propostas pela aula, é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A autoimagem é o elemento central no processo de comunicação, pois é responsável pela percepção dos conflitos interpessoais.

b. Saber se expressar corretamente é o componente mais importante da comunicação interpessoal.

c. A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

d. A comunicação eficaz é uma habilidade pessoal que independe do relacionamento interpessoal.

e. As pessoas podem promover um bom nível de comunicação ao cuidar de omitir críticas e opiniões.

Resposta Correta: A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, esta é a única afirmativa correta, pois a comunicação eficaz inclui a capacidade de expressar opiniões e críticas de forma produtiva, o que enriquece os relacionamentos. Da mesma forma é inadequado afirmar que comunicação e relacionamentos sejam independentes, pois a qualidade da comunicação afeta diretamente os relacionamentos. Por fim, é verdade que a habilidade de se expressar corretamente é uma habilidade importante para a comunicação interpessoal, porém como há muitos outros fatores envolvidos, não é possível afirmar que seja a mais importante.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

Os homens constroem a sua própria história. Fazem-na de duas formas, pelo menos: a primeira ocorre na medida em que ele transforma a natureza para o mundo dos homens; a segunda forma é que essa transformação, que se dá pelo trabalho, não é atividade individual ou de um só indivíduo, mas é social e coletiva. Uma mesa é um ente de natureza transformada. A natureza, por si mesma, não a construiria. O processo de construção das coisas é algo social. É expressão do ser humano; é expressão de uma nova esfera ontológica.

A afirmativa que corresponde à ideia central do texto está em:

Escolher uma resposta.

a. O trabalho humano impacta de forma negativa na natureza, consumindo os recursos naturais e promovendo destruição.

b. O homem que trabalha desenvolve uma ação pessoal que impacta na sociedade como um todo.

c. O trabalho é uma das dimensões da vida das pessoas que, apesar de ter uma grande importância, não é a única.

d. A transformação da natureza pelo homem se dá pelo trabalho, onde cada indivíduo busca construir sua própria história.

e. O resultado do trabalho humano recorre de uma ação coletiva que provoca transformação na natureza.

Resposta correta: O resultado do trabalho humano recorre de uma ação coletiva que provoca transformação na natureza.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A sua resposta está correta, esta é a única afirmativa que corresponde à ideia central do texto, é praticamente uma forma diferente de dizer a mesma coisa. O trabalho humano pode provocar consequências negativas ao meio ambiente, se não houver uma preocupação de quem produz com a sustentabilidade. Por outro lado, o trabalho humano traz benefícios e promove a evolução da sociedade. É correto também afirmar que o trabalho é importante, mas que há outras esferas na vida das pessoas, porém essa ideia não está sendo discutida pelo texto. Ainda segundo o texto, o trabalho é uma ação social e coletiva.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Para responder a essa questão, observe a charge abaixo:

Fonte: http://elisbsdias.blogspot.com/2010/05/dicas-sobre-entrevista-de-emprego.html. Acesso em: 25 abr. 2011.

A situação ilustrada pela charge contraria as seguintes recomendações apresentadas pela aula:

I. Em uma entrevista a apresentação é um item que merece cuidado especial, portanto use roupas adequadas à situação.

II. Quanto maior for o nível da função que estiver almejando, maior será a exigência de bom senso e qualidade de sua apresentação.

III. Ter uma autoimagem positiva é importante, porém ela deve ser coerente com a sua realidade e com suas expectativas.

IV. Demonstrar segurança e vontade de crescer em uma entrevista é mais importante do que ser verdadeiro.

Todas as afirmativas corretas estão apresentadas em:

Escolher uma resposta.

a. I e II.

b. I, II e III.

c. II e IV.

d. I, III e IV.

e. I, II, III e IV.

Resposta correta: I, II e III.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A sua resposta está correta, pois a charge contraria as recomendações dessas afirmativas. A imagem sugere uma situação em que o candidato está trajado de forma inadequada, almeja uma posição para a qual demonstra não possuir apresentação pertinente ao nível desejado, tem uma autoimagem positiva, mas que não é coerente com a realidade e com as expectativas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

Leia o texto abaixo:

Novas profissões têm mudado o mercado de trabalho. Gastronomia e moda, por exemplo, são carreiras novas que mudaram o conceito de roupas e comidas no Brasil. Se antes o que importava era apenas matar a fome, hoje é quase imprescindível saber quem assina o prato do dia.

Porém, é preciso tomar cuidado com os modismos, avisam os especialistas. Se por um lado as novas carreiras atraem muitos candidatos, após um tempo, elas tendem a inchar o mercado e falta emprego.

O contrário também acontece. Nas décadas de 80 e 90, muita gente deixou de fazer engenharia com medo de ficar desempregado; hoje, as empresas correm atrás dos engenheiros com ofertas de salários generosas. Para Karin Pardi, especialista em carreiras, depois de um tempo, a profissão passou a ser muito valorizada exatamente pela falta de mão de obra.

Se tiver vocação para carreiras mais tradicionais, como medicina e direito, nunca fuja do mercado tradicional. Sempre haverá espaço, dizem os especialistas.

Disponível em: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/novas-profissoes-ampliam-o-mercado-de-trabalho-20110202.html, acesso em 13/03/11

Leia as afirmativas abaixo, retiradas da discussão proposta pelo capítulo, e escolha aquela que melhor expressa a idéia do texto.

Escolher uma resposta.

a. Há uma tendência no mercado de trabalho para que as carreiras tradicionais voltem a oferecer maior número maior de vagas e salários generosos.

b. As novas ocupações, como Psicólogo de Animais e Corretores de Cabelo são possibilidades de geração de renda de uma maneira pouco comum.

c. A escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliação criteriosa.

d. O termo “profissional sustentável” é recente e para os especialistas é alguém que pratica a responsabilidade social em sua rotina cotidiana.

e. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade são: motivação, autoconfiança e comprometimento.

Resposta Correta: A escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliação criteriosa.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Você compreendeu o texto e escolheu a resposta correta. Embora todas as afirmativas sejam corretas a única que se relaciona diretamente com o texto é a que reforça a necessidade de conhecer o mercado e as oportunidades que surgem da inovação e movimentação do mercado de trabalho, porém a definição da melhor opção deve partir do conhecimento de suas próprias capacidades e limitações, bem como objetivos e metas pessoais. Ou seja, a decisão deve vir “de dentro” e não do mercado. No texto essa afirmação está colocada como vocação.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

Em novembro de 2010, a Accenture conduziu uma pesquisa online com 3,4 mil executivos de médias e grandes organizações de 29 países, incluindo o Brasil . Nesta pesquisa, abordou vários aspectos inerentes a expectativas de carreira. Salientamos aqui os resultados que mostram as expectativas dos homens e das mulheres.

A pesquisa revelou que homens e mulheres têm respostas similares em relação a algumas questões:

As mulheres são menos propensas que os homens a pedir aumento de salário (44% versus 48%) e promoções (28% e 39%).

Mais da metade dos entrevistados estão satisfeitos com o nível de carreira que atingiram (55% das mulheres e 57% dos homens). No entanto, mais mulheres acreditam que suas carreiras não têm evoluído rapidamente (63% versus 55%). Ao mesmo tempo, menos executivas querem atingir o nível de diretoria (C-Level) (14% versus 22%).

Quando perguntadas sobre os fatores que ajudam no crescimento em suas organizações, mais mulheres citaram trabalho duro e longas horas de jornada (68% versus 55%).

Entre os fatores essenciais para prosseguirem com suas carreiras, os entrevistados destacaram: melhor compensação (65% das mulheres e 67% dos homens), novos desafios profissionais (44% versus 48%), arranjos de trabalho flexíveis (39% versus 34%) e uma posição de liderança dentro de suas empresas (22% versus 28%).

A partir da análise destes dados, é possível concluir que:

A opinião, especificamente no que se refere à carreira, não difere de forma significativa entre homens e mulheres.

Ambos indicam que assumir novos desafios é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento de carreira.

As mulheres mostram ambição maior do que os homens, em função de quererem ocupar cargos diretivos.

Tanto homens como mulheres mostram-se insatisfeitos com o nível de carreira que atingiram até o momento da pesquisa.

Estão corretas apenas as alternativas:

Escolher uma resposta.

a. I e III.

b. I e IV.

c. I e II.

d. II e III.

e. II e IV.

Resposta correta: I e II.

Comentário sobre a resposta correta: OK, você escolheu bem! A resposta está correta, porque a pesquisa mostra que existe uma pequena diferença de opinião entre homens e mulheres no que se refere à carreira, em todos os fatores mensurados. A visão de que novos desafios são elementos importantes para o desenvolvimento de carreiras aparece em 2º lugar na resposta de homens e mulheres. Por outro lado, as mulheres mostram menor interesse em ocupar cargos de liderança (22%) do que os homens (28%). Também está incorreto afirmar índices de insatisfação, pois mais da metade dos entrevistados respondeu que está satisfeita com o nível de carreira que atingiu.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »