TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oikonomía

Seminário: Oikonomía. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  134 Visualizações

A palavra economia deriva do grego oikonomía (de óikos, casa; nómos, lei), que significa administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:

Escolha;

Escassez;

Necessidades;

Recursos;

Produção;

Distribuição.

Como ciência social, o estudo da teoria econômica pertence ao campo das ciências humanas. Portanto, como repousa sobre decisões humanas, as decisões econômicas envolve juízo de valor, dando origem a diferentes formas de interpretação e conseqüentemente a varias correntes de pensamento econômico.

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do continuo desejo de elevação do padrão de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.

Tem-se, então, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.

Da escassez de recursos ou fatores de produção, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais: O quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O modo como a sociedade resolve os problemas econômicos fundamentais depende da

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com