TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgonograma

Artigo: Orgonograma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Organograma

Estrutura Organizacional

O princípio norteador da atual estrutura organizacional da CASAN está focado na descentralização, agilizando a tomada de decisão por estarem próximas de onde ocorrem as necessidades.

A Estrutura Organizacional é o arranjo de forma integrada dos elementos que compõem a Organização, identificando a sua hierarquização e definindo o contexto em que o poder é exercido.

Quanto mais descentralizada uma estrutura, mais ágil as intervenções de caráter preventivo e corretivo. A proximidade com os clientes facilita e agiliza o atendimento buscando a sua satisfação, bem como a dos acionistas, através da satisfação da sociedade catarinense com serviços adequados de saneamento básico e a busca de retorno financeiro, sem contudo, esquecer os aspectos sociais da Empresa.

“Para função de Organização e Métodos - O&M, a Estrutura compreende as diversas unidades que compõe a empresa – departamentos, divisões, seções, etc e a relação entre superiores e subordinados.” Antonio Cury – 2000

O Organograma é a representação gráfica da estrutura organizacional, revelando as unidades componentes e as relações de interdependência entre elas.

A CASAN possui uma estrutura organizacional alicerçada em três níveis decisórios – Estratégico, Tático e Operacional - interdependentes e com alcance das ações definidas.

No Nível Estratégico é definido os objetivos de curto, médio e longo prazo, determinando as políticas e diretrizes para sua consecução. Composto por sete (07) Diretorias Executivas : Presidência, Diretoria Administrativa, Diretoria Financeira e de Relações com os Investidores, Diretoria de Planejamento e de Relações com o poder Concedente, Diretoria de Expansão, Diretoria Comercial, Diretoria de Operação e Meio Ambiente.

O Nível Tático dá o suporte necessário para a perfeita execução das estratégias determinadas, criando metas e indicadores para a mensuração dos resultados. Ocorrem predominantemente na atual estrutura das Superintendências Regionais de Negócios e Gerências na Matriz.

O Nível Operacional executa as ações planejadas nos níveis estratégico e suportada pelo tático, ocorrendo basicamente nas Agências Regionais e Agências.

Alguns critérios foram determinantes para o modelo atual de estrutura definido pela empresa :

• A descentralização norteada no processo, em conformidade com a descentralização do Governo do Estado.

• A prioridade nas atividades fins, operacional e comercial, sobrepondo as atividades meios.

• O foco no cliente.

• A busca do equilíbrio econômico / financeiro e a capacidade de investimento.

• Agilidade nas decisões onde ocorrem as necessidades.

• Um novo modelo de gestão que priorize a agilidade nas tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com