TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paroxitonas

Resenha: Paroxitonas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

As paroxítonas e as novas regras - Parte II

Depois que vimos o que foi mantido nas regras das paroxítonas, agora veremos o que foi alterado na acentuação das palavras:

Os ditongos ei, eu e oi da sílaba tônica das palavras paroxítonas perderam o acento:

Apoio (verbo e substantivo), assembleia, boia, boleia, colmeia, Coreia, ideia, heroico, jiboia, panaceia, paranoia, paranoico, plateia, etc.

As palavras paroxítonas terminadas em r, apesar da nova regra, continuarão acentuadas: contêiner, fêmur, destróier, etc.

As formas verbais paraxítonas das terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou subjuntivo com e em hiato e terminação em perderam seus acentos:

Creem, deem, leem, releem, reveem, veem, etc.

A vogal tônica do hiato oo em palavras paroxítonas terminadas em s ou não, perderam o acento:

abençoo, coo, coroo, enjoo, perdoo, povoo, voo, etc.

Palavras paroxítonas com a mesma grafia de artigos, preposições, conjunções átonas e contrações perderam seus acentos:

para (verbo parar) / para (preposição) / pela / pelo / pólo.

IMPORTANTE: o verbo pôr continuará acentuado para se diferenciar da preposição por e sua flexão pôde (pretérito perfeito do indicativo) também para se diferenciar da flexão pode (presente do indicativo).

O acento circunflexo é facultativo nos seguintes casos: demos / demos (forma verbal) e fôrma (substantivo) / forma substantivo/ verbo).

As vogais tônicas i e u de palavras paroxítonas, quando precedidas por ditongos, não são mais acentuadas: baiuca, boiuna, feiura, taoísmo.

Diferentemente das palavras paroxítonas, as proparoxítonas, palavras em que o acento recai na penúltima sílaba, não sofreram alterações a exemplo de: médico, árabe, lâmpada, língua, enciclopédia, náusea, gramática, exército, músico, e muitas outras. Pelo menos, dessa classe gramatical escapamos das mudanças.

É bom lembrar que o verbo “pôr” continuará a ser acentuado para se diferenciar da preposição “por”. Exemplos: Ele comprou gato por (preposição) lebre. / Para ela pôr (verbo) ordem na casa demorou muito.

Vogais “dobradas” perdem o acento nas paroxítonas

As regras de acentuação do ditongo aberto (éi, ói, éu) e do hiato com “i” e “u” tônicos só sofreram alteração nas palavras paroxítonas, aquelas cuja sílaba forte é a penúltima.

Nas oxítonas que contêm ditongos abertos, os acentos são mantidos. É o caso de chapéu, escarcéu, herói e também de uma boa quantidade de plurais (lençóis, faróis, anéis, painéis, papéis, carretéis etc.) e de formas verbais (corrói, corróis, destrói, destróis, constrói, constróis etc.). O mesmo vale para os monossílabos (céu, réu, mói, rói, dói, réis etc.).

Observe que o acento é importante nesses casos, pois é necessário para indicar a pronúncia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com