TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagofia

Resenha: Pedagofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade de ensino, sempre se encontrou à frente de vários desafios, isso acontece desde o reconhecimento de sua existência, até a sua prática atual. Em um país em que a prioridade não é a educação da população, a que é destinada aos jovens e adultos que não cursaram no tempo adequado, essa é muito mais prejudicada com o descaso das autoridades. Sendo assim, é necessária uma manifestação maciça por parte da população, no sentido de ampliar a cobertura do sistema escolar oferecido aos cidadãos que ainda se encontram marginalizado na sociedade, devido à falta de escolarização. Ao definir a educação de jovens e adultos como parte constitutiva do sistema regular de ensino, propicia-se a educação básica, no sentido de que o educando deve ser alvo dessas, com todos seus componentes estruturais. A qualidade de que se deve revestir a educação de jovens e adultos não pode ser colocada paralelamente ao sistema, como forma compensatória ou complementar, mas como modalidade de ensino, voltada para uma clientela específica, uma vez que é um direito assegurado por lei. No entanto, de fato necessita de muito mais rigor, por parte da sociedade, na cobrança às autoridades. A busca pela garantia do direito de todos à alfabetização, à escolarização e à continuidade do processo educativo, independentemente da idade ou condição social, deve fazer parte do cotidiano do educador e de toda a sociedade: defendendo recursos para a educação básica, como a valorização do magistério, promovendo e melhorando a formação dos educadores e a pesquisa em alfabetização.

Os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é o tema deste trabalho. Tal escolha justifica-se devido à importância dessa modalidade de ensino e o fato dessa não serem devidamente apoiada.

Inicialmente será visto que a educação no Brasil, no período colonial, era oferecida pelos religiosos aos indígenas e escravos, no entanto, visando mais o sentido de evangelização, do que alfabetização. Em seguida, tem-se uma breve análise das grandes reformas educacionais que ocorreram nas últimas décadas, como no período da industrialização, em que a educação era direcionada para os adultos no sentido de “educar para o trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com