TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Diferenças Entre A Linguagem Verbal E A Escrita

Trabalho Escolar: Principais Diferenças Entre A Linguagem Verbal E A Escrita. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 2

Concepção de leitura

O conceito de leitura tem sido muito discutido, uma vez que se tornou tema de interesse de pesquisadores em muitas áreas, como a linguística, a Psicologia do Desenvolvimento e a História.

De acordo com Adam e Starr (apud Colomer 2002, p.29) entende-se por leitura a capacidade de compreender um texto escrito. Estes afirmam ainda que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. È preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leito, assim ler é mais do que um simples ato de decodificação, é antes de tudo um ato de raciocínio.

Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, unindo assim as novas informações com aquelas que já possui armazenadas na mente e projeta uma nova ideia à escrita.

A leitura é um fator importantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (Valentini, 1999, p.63)

A leitura deve ser um processo contínuo, que precisa ser praticado para ser aprendido. Ler é compreender, é um processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender.

Valentini (1999, p.34) destaca que ninguém lê hoje porque leu ontem, assim como ninguém ama hoje porque amou ontem.

Para Silva (2003, p.49) ler em si não é viver. Ler é conseguir o devido combustível de idéias para viver em sociedade.

A leitura é o meio de que dispomos para adquirir informações e a desenvolver reflexões críticas sobre realidade. Diante deste contexto entende-se que ler não é apenas ler as palavras nas linhas na sua dimensão linear, mas ler nas entrelinhas, o dito não explícito no texto. A leitura é um processo de interação entre autor e leitor a inferir dados e situações e a pensar, após o ato de ler.

Observamos que a leitura é de suma importância para que possamos adquirir conhecimentos, assimilar novos saberes e concretizar novas habilidades. Por este motivo é necessário que nas escolas sejam adotadas metodologias e estratégias criativas, utilizando a leitura para estimular a emancipação e para buscar o desenvolvimento integral do aluno.

Revista Veja

Carta ao leitor:

A carta do leitor é um gênero com diferentes propósitos comunicativos direcionados pelas condições de produção dos discursos. É um gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais. Sua estrutura básica, de acordo com Silva (1997, apud Bezerra, 2002) apresenta seção de contato, núcleo da carta e seção de despedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com