TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redaçao Jornaçística

Seminário: Redaçao Jornaçística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo ATPS Redação Jornalística

Os exemplares on line são a versão mais prática, rápida e econômica dos textos jornalísticos para alcançar os leitores.

A atividade profissional do jornalismo consiste em divulgar informações, lidar com notícias e fatos atuais. O jornalista tem a responsabilidade de elaborar textos concisos, claros e objetivos, de fácil compreensão para o público alvo, para que não haja ambiguidades ou termos que deixem dúvidas aos leitores.

Esta adaptação dos textos jornalísticos existe para que haja um diálogo entre o autor e o leitor, portanto não pode ser confundida com o desleixo gramatical ou falta de coesão e coerência.

Lage afirma que “a linguagem jornalística ideal é aquela que concilia comunicação eficiente e aceitação social, incorporando expressões coloquiais de criação recente, denominações transpostas de jargões científicos para designar novos objetos, e atualizações que se mostrem necessárias, concretizadas, por exemplo, em termos surgidos na televisão ou em expressões técnicas utilizadas por economistas.”.

Os textos jornalísticos subdividem-se em seis tipos:

• ARTIGO - Texto interpretativo e opinativo, que desenvolve uma ideia ou comenta um assunto. Geralmente é assinado por algum articulista, ou jornalista do veículo de comunicação.

• EDITORIAL - Texto jornalístico opinativo. É a “opinião” do jornal ou da revista, representa seu ponto de vista, sua ideologia e o próprio modo de fazer jornalismo.

• ENTREVISTA - A entrevista é um dos instrumentos de pesquisa do repórter. Com os dados nela obtidos ele pode montar uma reportagem de texto corrido em que as declarações são citadas entre aspas ou pode montar um texto tipo perguntas e respostas.

• MATÉRIA - Tudo o que é publicado, ou feito para ser publicado, por um veículo de comunicação (jornal, revista, rádio, TV).

• NOTÍCIA - Relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade e de fácil compreensão pelo público.

• REPORTAGEM - Conjunto das providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: cobertura, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento, dentro de determinadas técnicas e requisitos de articulação do texto jornalístico informativo. O recurso das reportagens especiais tem um caráter, além de jornalístico, documental.

Os textos jornalísticos são veiculados na internet em formato de notícia e apresentam uma linguagem simples. Porém encontramos alguns descuidos como, por exemplo, vícios de linguagem, ciladas gramaticais e ambiguidades.

Os profissionais do jornalismo tentam correr na velocidade exigida pelo veículo de comunicação e pelo leitor. Em nome da urgência atropelam as regras básicas para um bom texto jornalístico.

É extremamente importante o cuidado na elaboração de exemplares on line, pois muitos adolescentes iniciam o interesse pela leitura a partir destes textos e passam a expandir a leitura para outras áreas, ampliando seu conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com