TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação

Trabalho Universitário: Redação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, o calor e a abundância de rios, cachoeiras e praias fazia com que os índios entrassem na água mais de dez vezes por dia. Isso era tão atípico para os europeus que quando Pedro Alvarez Cabral chegou aqui, em 1500, escreveu a Portugal comentando o hábito estranhíssimo dos nativos. O pronome demonstrativo “isso”, em destaque, foi utilizado para retomar tudo o que foi expresso antes dele. Nesse caso, podemos dizer que se trata de..

coesão sequencial por conexão.

b.

coesão sequencial por reiteração.

c.

coesão referencial por reiteração.

d.

coesão sequencial de tempo.

e.

coesão referencial por substituição.

.

coesão sequencial por conexão.

b.

coesão sequencial por reiteração.

c.

coesão referencial por reiteração.

d.

coesão sequencial de tempo.

e.

coesão referencial por substituição.

“Os exercícios aeróbicos têm efeitos benéficos na redução de alguns sintomas da fibromialgia, segundo revisão de estudos realizada pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá. A doença afeta cerca de 2% da população em geral e é marcada por dores crônicas nos músculos e ligamentos. O próximo passo da instituição será obrigar todos os habitantes do país a correrem duas vezes por dia durante pelo menos meia hora.” O texto viola a metarregra de:

a.

O texto não viola nenhuma metarregra.

b.

não contradição.

c.

relação.

d.

repetição.

e.

progressão.

A banana é uma coisa muito parecida com uma salsicha só que da salsicha se come a casca, mas a mamãe não deixa a gente fazer o mesmo com a casca da banana. As salsichas a gente come elas deitadas, mas as bananas se come é em pé. As salsichas o professor diz que dependem do engenho humano e as bananas nascem nos cachos, mas ninguém conhece a máquina de colocar elas lá dentro das cascas. As bananas pertencem ao reino vegetal, agora,as salsichas nunca se sabe de onde é que vêm. Tem muita gente que não gosta de salsicha, mas não tem pessoa nenhuma que não aprecie banana, exceto a que escorrega na casca de uma. Texto de Millôr Fernandes, extraído de http://www2.uol.com.br/millor/conpozis/016.htm, em 15/07/2009. O texto acima parece não seguir os mecanismos de coesão. No entanto, foi escrito por Mîllor Fernandes, grande escritor brasileiro, conhecido por seus textos de humor e sátira. Nesse texto, ele recorre à estratégia de repetição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com