TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relativização

Tese: Relativização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

ERGUNTA 1

"(...) a relativização (o relativismo cultural) deve ser limitada, porque a comparação é imprescindível para se chegar à compreensão de que há semelhanças entre coisas aparentemente diversas e diferentes. (...) cada cultura ou cada indivíduo carrega seu próprio ethos (costumes de um povo) para se comunicar e para entender o Outro; então há que se fazer um compromisso entre as linguagens para haver comunicação e compreensão entre esses dois entes, o Eu, ou o sujeito pensante, e o Outro, ou o objeto da pesquisa. Portanto, levar o relativismo cultural como método às suas propriedades finais terminaria produzindo a impossibilidade do conhecimento.

(GOMES, Mércio P. Antropologia: Ciência do Homem, Filosofia da Cultura. São Paulo: Contexto, 2012)

A afirmativa acima escrita pelo antropólogo Mércio Gomes produz indagações a respeito do relativismo cultural e do método comparativo. Julgue as opções abaixo no que se refere à visão do relativismo cultural e do método comparativo para o autor em questão:

I. O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo ilimitado em um estudo antropológico, à medida que possibilita o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo possibilita a compreensão da cultura do grupo do "outro". A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

II. O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo limitado em um estudo antropológico, à medida que pode impossibilitar o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo pode levar à compreensão do outro. A referência que o autor utiliza de método comparativo não é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

III. O autor afirma que a aplicação dos métodos da relativização (relativismo cultural) e do método comparativo devem ser aplicados de maneira ilimitada no processo de estudo das culturas para uma melhor classificação de quais são as culturas superiores e inferiores. A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

Assinale a alternativa CORRETA:

a.

II e III

b.

I e II

c.

II

d.

I

e.

III

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com