TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes, Uma Narrativa

Pesquisas Acadêmicas: Relatos Diferentes, Uma Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Ciências Contábeis (CBT0110) – Prática do Módulo I

21\06\2012

RESUMO

Liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre e as pessoas, segundo Limongi e Arellano no livro: Feury. Entender as razões pelo qual as pessoas agem e produzem é um desafio grande para o administrador, motivar e incentivar seu colaborador inicia-se com a chamada Revolução Industrial, já que, antes ninguém se preocupava com métodos de liderança, pois a produção era pequena e suas técnicas limitadas, o dia de trabalho era longo, mas não havia dificuldades na exploração dos esforços humanos. Com o aumento das organizações, dos maquinários e da necessidade do aumento da produtividade, o trabalhador se tornou uma peça importante no processo de produção, acreditando-se que o melhor incentivo seria o dinheiro. A teoria tayoriana afirmava que todos os trabalhadores são iguais, e a administração iria aumentar suas satisfações, cada funcionário recebeu por sua produção, ou seja, com adicionais, no entanto percebeu-se que os colaboradores não conseguiam superar seus limites, não atingindo as demandas do mercado, já que seriam substituídos por maquinas, a necessidades da motivação teve destaques e alguns resultados negativos da administração aconteceram. Só com Elton Mayo, que através de inúmeros testes e concluiu que os colaboradores buscavam mais reconhecimento do que realmente o capital e necessitavam de estímulos. Mayo constatou que eles desejavam ser considerados como membros significativos da empresa, iniciando assim os movimentos da gestão de pessoas. Uma pessoa altamente motivada trabalhará com afinco para atingir metas de desempenho. Com habilidade entendimento adequados de sua função, essa pessoa será altamente produtiva.

Estilos de Liderança: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.

1. INTRODUÇÃO

Liderar, portanto é a habilidade de influenciar um grupo de pessoas para alcançar um objetivo em comum.

Durante a historia houve uma grande mudança na maneira de agir e conceituar a liderança, hoje o que mais se procura é um líder motivacional, que faça o seu colaborar produzir mais, mas sem perder sua auto-estima e bem estar.

Dentro da organização de uma empresa, o processo de liderança tem a forma de um gerente que influencia os subordinados a realizarem os objetivos definidos pela alta gerência.

Herzberg achava que: "os fatores de motivação de nível superior levavam a comportamentos diretamente relacionados ao trabalho feito, enquanto os fatores de insastifação dos níveis inferiores promoviam comportamentos que focalizavam assuntos periféricos ao trabalho entre si”.

As primeiras abordagens ao tema da liderança visavam definir quais os traços de personalidade que tornam um mero chefe num bom líder. Todavia, depressa os pensadores da gestão se aperceberam de que a eficácia de um determinado tipo de líder não existe um estilo de chefia melhor do que os outros.

Uma das maiores reclamações de funcionários nas empresas é a falta de valorização por parte de seus gerentes, que ocupam cargos de liderança, mas que na verdade não são líderes.

A motivação refere-se a forças que energizam, dirigem e sustentem os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o piscar de olhos, é motivado.

Em nossa sociedade com alto nível de produtividade, cabe ao empregador uma difícil tarefa a de motivar, visto que inúmeras obtêm pouco satisfação pessoal de seus colaboradores e auferem pouco senso de realização e criatividade.

Antes o empregador era visto como o patrão e chamávamos de o trabalhador ou de empregado, Aos que prestavam seus serviços as empresas. Por isso, os empreendedores devem repensar no relacionamento a ser mantido com seu publico interno.

A maioria das empresas brasileiras é familiar, semelhante a outras partes do mundo. Elas podem ser eficientes com membros da família ou com pessoas que não pertencem o mesmo grupo. Isto vem ocorrendo com certa frequência em muitos casos brasileiros.

2 DESENVOLVIMENTO

No cotidiano de qualquer grupo de pessoas, desde as formas sociais mais primitivas, podem-se perceber traços do fator liderança.

1. LIDERANÇA

Segundo Davis (1957) a liderança é o fator humano que mantém um grupo unido e motivado para o comprimento dos objetivos. Sem liderança, uma organização nada mais é que uma desorganização de homens e máquinas. A função do líder é planejar o trabalho, organizar seu grupo e tomar decisões. Planejamento, organização e tomada de decisões são papéis essenciais do líder, no entanto, é o seu poder de motivação que o permitirá conduzir sua equipe ao alcance dos objetivos.

Atualmente, é necessário ser líder e se diferenciar dos antigos “chefes”, pois precisa ser encarregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com