TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Artigos Científicos: Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Aula-tema 01: A globalização dos mercados

No mundo globalizado em que vivemos, as negociações devem ultrapassar as barreiras dos países, e as empresas deverão compreender que, para ter competitividade, é fundamental manterem-se envolvidas em negociações que vão além do mercado doméstico, seja com a importação ou com a exportação de seus produtos para outros países, em busca de novos clientes e novas oportunidades, o que poderá garantir, assim, sua competitividade no mercado econômico mundial. Vimos também que as negociações internacionais são fundamentais para o crescimento econômico de um país. É nesse sentido que se desenvolverá a Atividade Colaborativa aqui proposta. Esta atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 6 e postada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Apresente-se aos outros alunos do seu grupo por meio do Fórum, falando sobre a sua cidade, as coisas que você gosta de fazer, esportes que gosta de praticar, de onde vem sua família etc. Além dessas informações, se você estiver empregado no momento, explique um pouco sobre a empresa em que trabalha, as atividades que ela pratica, os bens e/ou serviços que produz e se ela realiza alguma negociação internacional. Caso não esteja trabalhando no momento, fale sobre a última empresa em que atuou. A primeira atividade proposta ao grupo será a de discutirem sobre para qual país vocês gostariam de exportar e qual produto nacional vocês exportariam. Ao final da discussão, escolham um produto e um país, dentre os propostos pelos integrantes do grupo, que vocês gostariam de envolver em suas negociações internacionais.

Aula-tema 02: Teorias do comércio internacional

No mundo globalizado em que vivemos, as negociações devem ultrapassar as barreiras dos países e as empresas deverão compreender que, para ter competitividade, é fundamental manterem-se envolvidas em negociações que vão além do mercado doméstico, seja importando produtos de outros países, seja exportando seus produtos para outros países, em busca de novos clientes e novas oportunidades, garantindo assim sua competitividade no mercado econômico mundial. Vimos também que as negociações internacionais são fundamentais para o crescimento econômico de um país. É nesse sentido que se desenvolverá a Atividade Colaborativa aqui proposta. Esta atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 06 epostada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Conforme o enunciado desta Atividade, ela teve início na aula-tema 01 e se encerrará na aula-tema 06, devendo ser postada para entrega na aula-tema 07. Em cada aula, você e seu grupo desenvolverão uma parte dessa atividade, contudo todas as partes deverão ser entregues juntas e de uma única vez (na aula-tema 07), pois elas são complementares e contínuas.

Aula-tema 04: A Macroeconomia do Setor Externo: Uma Introdução

Nesta aula-tema, aprendemos sobre macroeconomia e sua influência nas negociações internacionais através da articulação dos países com suas políticas cambiais, regime de câmbio, taxa de juros, inflação. Analisando todos esses aspectos, pudemos perceber a complexidade com que tem que lidar um país ao trabalhar sua política cambial em favor das negociações internacionais, pois as taxas de câmbio interferem e sofrem interferências de outras ações políticas adotadas pelos governos.

É nesse sentido que se desenvolverá a atividade colaborativa proposta. Esta atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 06 e postada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Nesta aula-tema, você e seu grupo, de acordo com o país escolhido para exportação, analisarão as questões macroeconômicas desse país estudando suas políticas cambiais, regime cambial adotado, taxa de juros aplicada e taxa de inflação. Nesse sentido, descreva sobre os itens acima fazendo uma análise macroeconômica do país que você e seu grupo escolheram, identificando:

1. Qual o regime cambial adotado pelo país?

2. Qual a taxa interna de juros que o país escolhido aplica?

3. Qual a taxa anual de inflação do país escolhido?

Lembre-se: esta atividade teve início na aula-tema 01 e se encerrará na aula-tema 06, devendo ser postada para entrega na aula-tema 07. Em cada aula, você e seu grupo desenvolverão uma parte desta atividade, contudo, todas as partes deverão ser entregues juntas e de uma única vez (na aula-tema 07), pois elas são complementares e contínuas.

Para elaborar todas as etapas da atividade colaborativa, utilizar a seguinte formatação:

Aula-tema 05: Crises Cambiais e a Experiência Latino-americana na Década de 1990

Aprendemos nesta aula-tema que existem muito mais variações de regimes cambiais do que simplesmente os três modelos aprendidos em aula anterior. Essas variações acontecem como uma estratégia do governo para equilibrar sua economia e, assim, diminuir o índice de inflação no país. Dentre as mais significativas, estão o currency board, o dirty floating e a adoção de outra moeda como moeda local. Desses casos, a adoção de outra moeda como moeda local é o modelo mais radical utilizado por um país para controle inflacionário.

Com base nas orientações acima e no que foi aprendido nesta aula-tema é que se desenvolverá a atividade colaborativa proposta. Essa atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 06 e postada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Nesta aula-tema, você e seu grupo, de acordo com o país escolhido para exportação, analisarão os modelos de regimes cambiais que o país utilizou nos últimos 20 (anos) anos, identificando:

1. Qual(is) o(s) regime(s) cambial(is) adotado(s) pelo país nos últimos 20 anos?

2. Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com