TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saci Perere

Dissertações: Saci Perere. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O avanço do mundo globalizado permitiu novas formas de administração e de organização, que vieram a flexibilizar relações empresarias, trabalhistas e comercias, além de minimizar problemasburocráticos.

Oportunidade rápida e simplificada de promover a estabilidade de um país, através da geração de empregos, renda e movimentação de economia é as tão conhecidas MPEs.

Em nosso país as MPEspossuem importante papel, como maior fonte de empregos, absorvendo a maior parcela de mão-de-obra, resultante das demissões em massa de grandes empresas.

Desta forma, além de fonte de emprego, as MPEsservem de parâmetro para o desenvolvimento social e econômico do país, sendo muito importante o surgimento de políticas fiscais e creditícias.

2 COMO FUNCIONA ASMICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A MPE é muito diferente de uma grande organização. Uma pequena empresa é dominada por um líder, sendo a presença deste, essencial para o sistema social da organização. Odirigente assume multi-funções, ou seja, por se tratar de uma micro empresa, possui diversas responsabilidades, ao invés de delegar as mesmas. Possui um quadro de gerência pequeno, que muitas vezesrestringem-se aos sócios.

Os sistemas de controle são informais ou inexistentes, com controle limitado do meio ambiente e pesquisas de mercado. Créditos bancários e obtenção de capitais de giro sãobastante restritos, uma vez que o pequeno empreendedor não possui bens imóveis para oferecer como garantia as instituições financeiras.

As pequenas empresas não possuem produção em massa, o quedificulta ter custos reduzidos e grande flexibilidade de produtos, porém, com uma pequena variedade, sendo que ocupam mercados limitados, e dominam uma pequena parte desse segmento.

Possuem um regimetributário diferenciado, simplificado e favorecido, chamado de SIMPLES (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas).

Considera-se ME, para efeito do Simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com