TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Narrativo

Exames: Texto Narrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  545 Visualizações

 

O TEXTO NARRATIVO

A narração é um tipo de composição textual marcado, sobretudo, pelas mudanças de estado que ocorrem entre as partes do texto.

Fazer uma narração consiste, basictemática (o fato em si), as personagens (planas ou redondas), o espaço (físico ou abstrato), o tempo (cronológico ou psicológico), o enredo (linear ou alinear), o foco narrativo (narrador-personagem ou narrador-observador) e a linguagem (objetiva ou subjetiva).

O tempo será um elemento fundamental no texto narrativo, pois é ele quem é responsável pela presença mais nítida das relações de anterioridade e de posterioridade que há entre os acontecimentos da história. Com isso, é comum na narração a ocorrência acentuada de adjuntos adverbias de tempo.

 

Estrutura básica do texto narrativo

 

1a PARTE: Complicação - consiste no relato inicial do que se vai contar, apresentando os seis elementos participantes da história, que são o fato, o local, o tempo, as personagens, a causa e o modo. Esses elementos podem ser obtidos a partir de uma fórmula que resume as seis perguntas básicas a que uma narração deve satisfazer: 3Q + O + P + C.

 

QUE? (fato)

QUEM? (personagens)

QUANDO? (tempo)

ONDE? (local)

POR QUÊ? (causa)

COMO? (modo)

 

2a PARTE: Enredo - são todas as transformações pelas quais os elementos narrativos passam ao longo da história.

 

3a PARTE: Desfecho - é o término da história, o qual pode ser fechado (a história realmente finaliza com a última linha do texto), ou aberto (a continuidade da história fica por conta da imaginação do leitor.

mente, em saber contar uma história, a qual pode ser verídica ou fictícia. Para isso, operam-se alguns componentes necessários à história, que são a

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com