TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Portugues Textos

Casos: Trabalho De Portugues Textos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  6.406 Palavras (26 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 26

1-Textos Jornalísticos

A função do jornal é basicamente a comunicação. É um dos meios mais rápidos de ficarmos informados a respeito do que acontece no mundo. Dentro do jornal há várias sessões, que por sua vez abrigam vários tipos de texto. Há algumas características que são comuns a todos estes textos, enquanto há outras que servem para individualizá-los.

A nomenclatura dos textos normalmente é dada de acordo com as suas características e seus objetivos específicos de comunicação. Genericamente chamamos os textos que se apresentam nos jornais de “matéria”. Normalmente esses textos têm caráter informativo. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância ou relevância, seguindo assim o uma técnica chamada pirâmide invertida. Ou seja, a base do texto (conteúdo mais importante) fica em cima e o ápice (conteúdo mais superficial) embaixo.

O primeiro parágrafo do texto é chamado de “lide” ou “lead” e carrega o conteúdo mais denso da matéria, as principais informações. Esse recurso é usado para que as pessoas possam ter acesso fácil e rápido à informação e tenham a oportunidade de selecionar as matérias que realmente lhes interessam para prosseguir com a leitura. Geralmente o título da matéria é baseado no lide.

1.1-Notícia é em princípio, tudo aquilo que um jornal publica; mas em sentido técnico, enquanto gênero, a definição de notícia é mais restritiva. A notícia em sentido técnico refere-se ao gênero canônico de notícia que designa um texto com as seguintes características: informativo e centrada nos fatos; caracterizado pela existência de um título, de subtítulos, de um parágrafo inicial chamado lead onde se procura responder a seis questões consideradas fundamentais (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?) das quais as duas últimas podem ser respondida no parágrafo seguinte; estruturado por um método chamado «pirâmide invertida» que apresenta os fatos por uma ordem decrescente de importância e organizado em blocos, de tal modo que, idealmente, a subtração de qualquer um destes a partir do fim do texto não deverá perturbar a leitura do que restar.A Teoria da Notícia ganhou sobretudo o seu estatuto de disciplina autônoma como uma análise da natureza, produção, recepção e efeitos dos relatos noticiosos em sentido lato e não sentido estritamente técnico de um gênero com as características atrás delimitadas.

*Exemplo de notícia:

Ronaldo rompe fronteiras e dá novo sentido à globalização no futebol

Fenômeno no campo, Fenômeno também fora dele. Por onde passou, Ronaldo, que se despediu oficialmente da Seleção Brasileira na noite desta terça-feira, em amistoso contra a Romênia, arrastou multidões em sua carreira e se tornou um ícone do termo globalização. E, para que isso acontecesse, a empatia foi fundamental. Aproveitando-se do impacto que causa no público, o craque teve a sua volta uma abordagem de marketing raramente vista no esporte.

1.2-A reportagem é um gênero jornalístico baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva testemunha de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons.O repórter pode valer-se também de fontes secundárias (documentos, livros,almanaques, relatórios, recenseamentos, etc.) ou servir-se de material enviado por órgãos especializados em transformar fatos em notícias (como as agências de notícias e as assessorias de imprensa).Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter destas declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir a matéria. Além das informações, a pauta sugere o enfoque a ser trabalhado assim como as fontes a serem entrevistadas.Antes da entrevista o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes.

Seu objetivo é obter informações de certo tema ou assunto e transformar esse tema em matéria que pode ser repassada tento pela televisão como por jornais e revistas.

*Exemplo de reportagem

Um exemplo de superação no São João da Bahia - Reportagem especial

Distante 228 km da capital baiana, o município de Laje, situado no Vale do jiquiriçá,

reuniu milhares de pessoas durante os quatro dias de forró no centro da cidade.

Com o slogan ‘Dessa história eu faço parte’, a prefeitura de Laje homenageou antigos moradores que deram sua contribuição para o crescimento do município. Enfeites nas cores verdes e amarelas deram um visual diferente ao centro da cidade.

A quadrilha Calabar – organizada e puxada pela cadeirante Paula Rejane – abriu o primeiro dia de festa na cidade. Rejane – que é um exemplo de superação - falou da satisfação e alegria em poder contribuir e participar dos festejos juninos.

“O prazer é muito grande, desde o primeiro ano quando fui convidada para participar da quadrilha. Para mim foi uma surpresa, pois muitas pessoas não confiavam no meu trabalho”, desabafou Rejane.

Outro exemplo para a cidade é o motorista Carlos – do grupo Carlinhos e Banda – que sendo do município, não tinha a confiança da população, mas deu um show quando subiu ao palco na segunda noite de forró da cidade. Ninguém ficou parado. Carlinhos mostrou que tem muito talento e apenas espera uma oportunidade e patrocínio para lançar seu primeiro Cd.

“Minha paixão pela música começou desde os 15 anos quando aprendi a tocar violão. Quando você tem oportunidade e tem alguém te apadrinhando ou um empresário, tudo fica mais fácil”, destacou Carlinhos.

1.3-Entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com