TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Português

Casos: Trabalho De Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Texto 3 - O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.

Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.

A partir da leitura dos textos responda as questões abaixo:

a - Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. (1,5 ponto)

b - Analise os textos acima e explique, com as suas palavras, as características de cada uma das tipologias identificadas no item "a". A explicação não pode ser transcrita do material didático. Em seguida, destaque partes dos textos que comprovem suas colocações. (2,0 pontos)

3. No nosso material didático apresentam-se as funções de linguagem, que estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os dois textos que seguem e, através de um texto com no mínimo 6 linhas, explique de forma fundamentada qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos do texto para comprovar as suas explicações. (2,0 pontos)

Texto 1

Dentro de uma grande empresa, as melhores chances de promoção pertencem aos que sabem como escrever um bom relatório, como produzir cartas ou planos claros e precisos.

No entanto, são muito poucas as pessoas que se expressam corretamente por escrito. Isto é surpreendente porque escrever bem não depende de nenhum talento especial. É simplesmente o resultado de um treinamento, como qualquer outro. Você pode receber esse treinamento inscrevendo-se no urso Prático de Redação da Unisul.

Até agora reservado a altos funcionários de algumas empresas, este curso acaba de ser editado para um público alvo maior e está à sua disposição. Você pode estudar os 5 módulos no conforto da sua casa, nos seus momentos de folga. O próprio autor do curso acompanha a sua evolução, respondendo a perguntas, corrigindo e comentando os seus exercícios.

Nós lhe enviaremos informações detalhadas sobre o Curso Prático de Redação sem nenhum compromisso da sua parte. Basta telefonar para (048) 32700000 ou escrever para C.H.Knapp Editora, rua Dr. Costa Barcelos 13, CEP 04003, Florianópolis, SC.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 3.ed São Paulo: Scipione, 1992. 223p (com adaptações)

Texto 2

Liberdade de imprensa.

"A censura é a arte de descobrir nas artes literárias ou dramáticas as intenções malévolas. O ideal é descobrir essas intenções, mesmo que o escritor não as tenha. A divisa do censor é: "Cortemos...cortemos..." - sempre restará muita coisa. O censor deve estar persuadido de que cada palavra de uma obra contém uma alusão pérfida. Quando conseguir descobrir a alusão, cortará a frase; quando não descobrir, cortará do mesmo modo, pois as alusões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com