TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Português

Dissertações: Trabalho De Português. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

1

0 em 0,1 pontos

Leia o texto e escolha a alternativa correta.

“Os exercícios aeróbicos têm efeitos benéficos na redução de alguns sintomas da fibromialgia, segundo revisão de estudos realizada pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá. A doença afeta cerca de 2% da população em geral e é marcada por dores crônicas nos músculos e ligamentos. O próximo passo da instituição será obrigar todos os habitantes do país a correrem duas vezes por dia durante pelo menos meia hora.”

O texto viola a metarregra de:

Pergunta 2

0 em 0,1 pontos

Leia o texto e escolha a alternativa correta.

“A maioria dos adolescentes que estão em plena fase de descoberta do amor não levam a informação a sério, mas a cárie é sim uma doença contagiosa. De acordo com os dentistas, o beijo na boca é uma prática totalmente saudável.”

O texto viola a metarregra de:

Pergunta 3

0,1 em 0,1 pontos

Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.Os dois-pontos (:) do período anterior poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção:

Pergunta 4

0,1 em 0,1 pontos

A banana é uma coisa muito parecida com uma salsicha só que da salsicha se come a casca, mas a mamãe não deixa a gente fazer o mesmo com a casca da banana. As salsichas a gente come elas deitadas, mas as bananas se come é em pé. As salsichas o professor diz que dependem do engenho humano e as bananas nascem nos cachos, mas ninguém conhece a máquina de colocar elas lá dentro das cascas.

As bananas pertencem ao reino vegetal, agora,as salsichas nunca se sabe de onde é que vêm. Tem muita gente que não gosta de salsicha, mas não tem pessoa nenhuma que não aprecie banana, exceto a que escorrega na casca de uma.

Texto de Millôr Fernandes, extraído de http://www2.uol.com.br/millor/conpozis/016.htm, em 15/07/2009.

O texto acima parece não seguir os mecanismos de coesão. No entanto, foi escrito por Mîllor Fernandes, grande escritor brasileiro, conhecido por seus textos de humor e sátira. Nesse texto, ele recorre à estratégia de repetição de palavras porque:

Pergunta 5

Assinale a alternativa em que a vírgula é usada para indicar a omissão (elipse) de um termo facilmente identificável e manter a coesão entre os elementos da frase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com