TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ultrarromantismo

Exames: Ultrarromantismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Ultra Romantismo

Nas décadas de 50 e 60 do século XIX foi onde a representação dos sentimentos pessoais se tornam mais representados em poemas com a segunda geração de poetas romancistas que foram influenciado pelos grandes romancista europeus como Lorde Byron .

Lorde Byron foi de grande influencia trazendo a vida Bohemia de um ultra romancista que vive dos vícios e atração pela bebida e as noites e pela morte e o pessimismo doentio que preenchia os poemas de tristeza e desilusão que era o que marcava o ultra romantismo ou também conhecido como Mal-do-século.

As poesias de ultra romantismo sempre representa os próprios sentimentos servindo com um desabafo pessoal do que aquela pessoa esta sentindo como sua angustia, tristeza, pessimismo, e um tedio pela vida e uma grande obsessão pela morte.

Os ultra romancista não usavam os temas do romantismo como o nacionalismo e o indianismo pelo ao contrario eles os desprezavam mas ainda usavam o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo que ainda foram utilizados por eles.

Álvares de Azevedo um ultra romancista brasileiro que acrescentou temas macabros e satânicos e continuou a crescer com a ajuda de outras autores brasileiros como Casimiro de Abreu , Fagundes Varela e Junqueira Freire.

Lord Byron

John Byron foi casado com a Marquesa de Carmarthen que quando se casou com ele passou a ser chamada de Baronesa Conyers, John teve uma filha com ela, chamada de Augusta Byron, depois de um tempo a Baronesa Conyers acaba falecendo.

John conheceu Catherine de Gight e casou-se com ela por interesses financeiros, esse casamento foi muito conturbado, John maltratava Catherine e tinha varias amantes, nesse casamento nasceu George Gordon Byron. John gastou toda a fortuna de Catherine e acabou ficando na miséria, e por conta disso ele se suicidou.

Sua mãe sempre esteve infeliz com a vida, e acabava descontando batendo em seu filho. Crescendo em um ambiente complicado em sua casa ele ainda era coxo, com esse problema ele sempre se sentia envergonhado na frente do outros.

Byron desde pequeno sempre foi apaixonado por literatura, um dia quando Byron se irritou com sua mãe lhe maltratando e acabou indo para Londres, lá esperando atingir a maioridade ele decidiu ser poeta e lançou seu primeiro livro chamado “Horas ociosas”.

Após varias criticas, Byron decidiu ir conhecer os países vizinhos da Inglaterra, em sua viagem ele se apaixonou pelas obras góticas e paisagens de cidades destruídas, quando ele retornou a Inglaterra ele tomou seu cargo de Lord .

Depois de um tempo ele criou outro livro, mas achando que esse livro não iria explodir explodisse, aconteceu que esse livro fez muito sucesso. Byron começou a ser idolatrado, principalmente almejado pelas mulheres.

Byron seduziu e dormiu com varias mulheres, incluindo as casadas. A maior desgraça de sua vida foi ter cometido incesto com a sua irmã, ela tinha ido passar um tempo na casa dele pois seu casamento não estava indo muito bem, Byron acabou engravidando sua irmã.

Por conta da influência Grega no período clássico, muitos países europeus se juntaram aos revolucionários gregos, isso inclui o Lord Byron que acabou morrendo na guerra devido às febres que ele acabou pegando no campo de batalha.

Autores brasileiros de ultra romantismo

Os principais autores de ultra romantismo de grande influência no Brasil são:

• Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852)

Álvares Azevedo nascido 12 de setembro de 1831 na cidade de São Paulo mas viveu sua infância no Rio de Janeiro onde começou a estudar e sempre foi muito elogiado e aos 13 anos dominava francês, inglês e Latim, em 1847 voltou a São Paulo para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e acabou se destacando por ter um espírito jovem e sentimental, por ser brilhante e ter facilidade de aprender vários idiomas.

Álvaro teve as expêriencias mais dramaticas do romantismo brasileiro de sua época, ele se inspirou muito em Lorde Byron e enfrentava a morte omo a resolução de todos os seus problemas

Não terminou os estudos, por problemas de saúde e morreu aos 20 anos, mas durante sua vida escreveu várias obras importantes, como a Lira dos Vinte Anos, Macário, Noite na Taverna, aos 17 anos traduziu para o nosso idioma o poema Parisina, de Lorde Byron e o quinto ato de Otelo, William Shakespeare.

• Luís Junqueira Freire (1832-1855)

Junqueira Freire nasceu em 31 de dezembro de 1832 em Salvador.

Iniciou os estudos cedo, onde fez os estudos primários e latim, mas sempre faltava muito e terminou os estudos irregularmente por motivos de saude. Em 1849 matriculou-se em Liceu Provincial, de onde saiu pra ingressa na ordem Beneditina.

Em sua curta vida, teve muitos problmas familiares, sempre foi triste e angustiado com muitas dúvidas existenciais, tentou até uma vida de sacerdote em 1854, mas acabou desistindo e voltando para a casa de seu pai dedicando-se as obras poéticas, mas morreu um ano depois deixando apenas 2 obras: Inspiraçõesdo do Claustro, Contradições Poéticas.

• Luís Nicolau Fagundes Varela (1841-1875)

Fagundes Varela nasceu em 17 de agosto de 1841 em Rio Claro (Rio de Janeiro).

Ingressou no curso de direito e frequentou a Faculdade de Direito de São Paulo e Faculdade de Direito do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com