TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vania

Artigos Científicos: Vania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  1.269 Visualizações

No arquivo você encontrará um texto, dividido em 6 partes, intitulado A LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DOS TEMPOS. Trata-se de um resumo da História da Literatura Infantil, desde os tempos primordiais até nossos tempos.

Mesmo que seja após o término da disciplina, recomendo a leitura/estudo do livro da autora Nely Novaes Coelho – Panorama histórico da Literatura.

Após o estudo da aula 6 e da leitura do texto A LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DOS TEMPOS, responda às questões abaixo.

1. Observe abaixo: (0.25)

Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que:

I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".

II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.

III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.

Assinale a alternativa correta.

A) Apenas II e III.

B) Apenas II está correta.

C) Apenas I e III.

D) Apenas I e II.

X E) I, II e III estão corretas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com