TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Varição Lingüística

Tese: Varição Lingüística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Variação Linguística

Segundo Ferdinand de Saussure, considerado o pai da linguística pelo fato de ter sistematizado os estudos linguístico, principalmente, através da apresentação de uma terminologia que vem explicar os fatos linguísticos de forma precisa e objetiva.

A linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo assim impossível ter um sem o outro. O lado social da linguagem Saussure chamada de língua, é aquela individual chamada de fala. A língua, homogênea por natureza é uma instituição social que pertence a todos falantes de determinada comunidade linguística. A fala da natureza heterogênea é individual e imprevisível. A língua é dotada de ordem e sistematização, a fala é irredutível a uma pauta sistemática, pois os atos linguísticos não formam um sistema.

A língua que falamos é a mesma o Português, porém cada um de nós tem uma fala diversificada, individualizada, heterogênea.

O objetivo primordial da linguagem é a comunicação entre os usuários, a linguagem é a soma da língua e da fala, sendo a primeira o código usado por uma sociedade para a comunicação entre seus membros, e a segunda o uso que esses fazem desse código.

Com a variação da fala temos a variação linguística, que pode ocorrer em todos os níveis da língua: lexical, fonética, morfológico, sintático e até pragmático, sendo que esses níveis podem estar vinculados aos fatores geográficos, socioculturais, sociais e de contexto.

As pessoas têm formas diferentes de falar, isto é apresentam vocabulário diferente em um modo geral, Cada individuo apresenta um modo da fala, variando de acordo com o âmbito no qual o individuo está inserido.

Com o modo de falar diferente de cada individuo, vemos o preconceito linguístico onde se dá pela fala variada dos mesmos, onde eles trazem essa linguagem de sua cultura, região, sendo assim muitas vezes citada como erro na fala.

No ensino da gramatica o papel do professor é bastante complicado nesse conflito, porque a sociedade, principalmente os pais dos alunos, cobra ensino da gramatica tradicional, através de regras, da mesma forma como elas foram ensinados, o que significa que dominem a língua.

O ensino da gramática descontextualizado e o foco no “erro” devem ser substituídos pela análise e reflexão de como a língua funciona e do que é adequado ou inadequado na língua padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com