TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verbos - Conjugações Verbais

Trabalho Escolar: Verbos - Conjugações Verbais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 9

O processo de conjugação verbal está presente na vida de qualquer indivíduo falante do vernáculo brasileiro, independente do seu grau de escolarização. Entretanto, por ser uma ação natural, muitos não se dão conta de que, por trás desse processo, existem diversos elementos estruturais que permitem a existência dessa construção.

Verbo é uma palavra variável, que exprime ideia de estado, ação e fenômenos naturais, sendo que todos esses acontecimentos são representados no tempo. Ele se flexiona em número (singular ou plural), pessoal (primeira, segunda ou terceira), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo), tempo (presente, pretérito ou futuro) e voz (ativa, passiva ou reflexiva). É importante ressaltar que, os verbos não são caracterizados somente por seus possíveis significados, mas também, e principalmente, por suas flexões.

O estudo dessa classe gramatical é fundamental para o ingresso em áreas especiais do processo de análise sintática, tais como: os períodos simples e composto. Neste trabalho, serão observadas questões relativas à estrutura das formas verbais, flexões e conjugações.

Boa Leitura!

ESTRUTURA DAS FORMAS VERBAIS

Dentre os morfemas estudados em Fonética/Fonologia, três participam da estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências.

Radical: morfema que concentra o significado essencial do verbo:

Estud-ar

Vend-er

Permit-ir

Observe que, para obter o radical de um verbo, basta eliminar as duas últimas letras do infinitivo. Contudo, atente-se para os casos de verbos prefixados, ou seja, há situações em que prefixos poderão se antepor aos radicais:

Re-vend-er

Des-permit-ir

Vogal Temática: morfema que permite a ligação entre o radical e as desinências. Na língua portuguesa, há três vogais temáticas – o que indica a quantidade de conjugações que o verbo pode ter, são elas:

a – indica os verbos que pertencem à primeira conjugação: amar, cantar, perdoar, etc.

e – indica os verbos que pertencem à segunda conjugação: esquecer, sofrer, viver, etc.

Note que, no português o verbo pôr e seus derivados (supor, compor, repor, etc.) também pertencem à segunda conjugação, uma vez que sua vogal temática é “e”, obtida da forma arcaica poer.

i – indica os verbos que pertencem à terceira conjugação: assistir, permitir, decidir, etc.

O conjunto formado por radical + vogal temática recebe o nome de tema. Observe:

SOLTAR: SOLT – radical / A – vogal temática / SOLTA – tema.

Desinências: Morfemas que, acrescentados ao tema, indicam as flexões do verbo. Há desinências número-pessoais e modo-temporais.

As desinências número-pessoais indicam se o verbo está no singular ou plural (número) e se está conjugado na primeira, segunda ou terceira pessoa do discurso. As modo-temporais indicam se o verbo está no indicativo, subjuntivo ou imperativo (modo) e se fora conjugado no presente, pretérito ou futuro (tempo).

Observe a estrutura do verbo falássemos:

FALA – tema (radical + vogal temática)

-SSE – desinência modo-temporal (indica que o verbo está conjugado no subjuntivo e no pretérito imperfeito)

-MOS – desinência número-pessoal (indica que o verbo está conjugado na primeira pessoa do plural)

Ainda no processo de estruturação do verbo, e combinando com o conceito de sílaba tônica adquirido nos estudos de fonética/fonologia, existe o conceito de verbos rizotônicos e arrizotônicos: o primeiro corresponde aos verbos em que a sílaba tônica aparece no radical; o segundo consiste na aparição da sílaba tônica na terminação verbal. Exemplo:

Estudo

Radical: ESTUD / Sílaba Tônica: TU – rizotônico

Estudei

Radical: ESTUD / Sílaba Tônica: EI (está na desinência) – arrizotônico

FLEXÕES VERBAIS

Conforme exposto na introdução, os verbos podem flexionar quanto ao número, pessoa, modo, tempo e voz.

NÚMERO E PESSOA

Assim como os substantivos, quando flexionado quanto ao número, os verbos podem estar no singular ou plural. O que vai determinar são as pessoas do discurso às quais os verbos se referem. Observe o verbo estudar:

PESSOA

VERBO

NÚMERO

EU

ESTUDO

SINGULAR

TU

ESTUDAS

SINGULAR

ELE/ELA

ESTUDA

SINGULAR

NÓS

ESTUDAMOS

PLURAL

VÓS

ESTUDAIS

PLURAL

ELES/ELAS

ESTUDAM

PLURAL

Nota: no Brasil, o uso da segunda pessoa do singular fica restrito a algumas regiões e muitas vezes fica aquém do que a gramática normativa determina. É comum que seu emprego seja feito da seguinte forma: TU + verbo conjugado na terceira pessoa. Na maioria dos estados, ele fora substituído pelo tratamento VOCÊ o que leva, também, o verbo para a terceira pessoa.

TEMPO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com