TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WARTIME

Seminário: WARTIME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

PERÍODO MILITAR

As características do período militar nos mostram que apesar dos conflitos, teve grandes contribuições a dar a sociedade em termos de civismo e educação. Implantado por um golpe de estado em 1964 durou 21 anos e mudou a face do país.

A política educacional do regime militar, abrangeu ao longo dos anos, todos os níveis de ensino, alterando a sua fisionomia e provocando mudanças das quais visíveis no panorama atual, a expansão das escolas de primeiro e segundo graus. Sob uma ditadura que perseguiu, torturou e até matou opositores a escola foi um dos meios mais eficazes e da difusão da ideologia que respaldou o regime militar.

Nesse período o modelo educacional instituído teve como principal objetivo formar cidadão para a instrução técnica, esquecendo que a educação básica influencia na formação moral e no caráter do indivíduo.

A passagem da década de 60 para 70 foi marcada por mudanças estruturais, no sistema educacional, e embalados pelo milagre econômico estabeleceu um vinculo entre a educação da modernização e das relações capitalistas.

A extensão da escolaridade obrigatória de 4 para 8 anos ocasionou a rápida expansão quantitativa da escola fundamental no qual exigiu mais educadores.

Apesar do período do regime militar ser recente deve ser analisado para que não seja esquecido, pois um dos mais importantes papéis da historia, é permitir aos estudiosos, a sociedade e principalmente aos políticos aprenderem com os erros do passado e não permitindo que repitam a brutalidade e o autoritarismo, pois com o congresso submisso e a impressa censurada, muitas organizações passaram a acreditar que só com a luta armada poderia salvar o Brasil.

Hoje a educação atua no aperfeiçoamento da ordem social, articulando-se diretamente com o sistema produtivo, o interesse das escolas e universidades é produzir indivíduos com o conhecimento e competências para o mercado de trabalho, transmitindo-lhes informações precisas, objetivas e rápidas.

O ensino a distância está com grande força e oferece formação a professores, também o papel da família garante o desempenho dos filhos na escola, e o mec amplia o tempo e o espaço educacional, visando diminuição e as desigualdades na educação.

O Brasil se esforça para melhorar a educação pública oferecidas em fases anteriores e manter os altos padrões que a população espera das universidades públicas, mas um dos grandes problemas tem sido a desvalorização aos professores em relação aos baixos salários.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com