TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wdsa

Artigo: Wdsa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

O quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM 5) visa a melhoria da saúde materna, e, de acordo com a mesma, existem duas metas a serem alcançadas conforme o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013, as quais serão explicadas a seguir.

Primeiramente, a “Meta 5A” - referente ao ODM 5 – diz a respeito à redução em três quartos, entre 1990 e 2015, o rácio de mortalidade materna, a qual intercorreu no decréscimo para quase metade desde o prazo inicial (1990), todavia ainda está longe da meta dos ODM. Nos países em desenvolvimento, a mortalidade materna caiu de 440 para 240 óbitos por 100 mil nascidos vivos, uma redução de 45% entre 1990 e 2010. Na América Latina, que apresenta uma situação consideravelmente melhor, o percentual de queda foi semelhante, passando de 130 para 72 óbitos maternos a cada 100 mil nascidos vivos.

Intervenções como:

* Planejamento familiar

* Realização dos exames pré-natal

* Assistência por parte de profissionais de saúde qualificados

* Melhoria do acesso a cuidados de obstetrícia de urgência

* Disponibilização de terapêutica antiretroviral a todas mulheres grávidas que necessitarem da mesma

Irão auxiliar no processo de redução da mortalidade.

Respectivamente, a “Meta 5B”, no que tange a assegurar, até 2015, o acesso universal a serviços de saúde reprodutiva. Dar à luz com a ajuda de um profissional qualificado e devidamente assistido (médico, enfermeira ou parteira ) pode reduzir o risco de morte ou deficiências evitáveis. Um profissional que assista ao parto e possua formação e a medicação adequada pode prestar auxílio para prevenir ou tratar complicações fatais, tais como hemorragias excessivas, ou encaminhar a parturiente para serviços de saúde melhor equipados.

Nas regiões em desenvolvimento, a percentagem de partos assistidos por profissionais qualificados subiu de 55% em 1990 para 66% em 2011. Ainda assim, em 46 milhões de nados-vivos dos 135 milhões registrados em 2011, a mulher deu à luz sozinha ou dispunha apenas de cuidados inadequados. Verificam-se enorme disparidades entre as regiões no que se refere ao nível de assistência qualificada durante o parto- variando de quase universal na Ásia Oriental e no Cáucaso e Ásia Central (100% e 97%, respectivamente) a um valor reduzido de 50% na Ásia Meridional e África Subsariana, as regiões que apresentam os maiores níveis de mortalidade materna.

A meta B também não será alcançada, pois a percentagem de partos atendidos por profissionais de saúde treinados – um dos seus principais indicadores – era de aproximadamente 66% no mundo em desenvolvimento em 2011, e apenas 51% das gestantes realizavam ao menos quatro consultas de pré-natal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com