TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Whatever

Trabalho Escolar: Whatever. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  1.627 Visualizações

Página 1 de 5

De acordo com o trecho do livro de Antonio Carlos Gil (2011, p. 1-2) transcrito a seguir é possível afirmar:

O ser humano, valendo-se de suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Ao longo dos séculos, vem desenvolvendo sistemas mais ou menos elaborados que lhe permitem conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas.

Pela observação o ser humano adquire grande quantidade de conhecimentos. Valendo-se dos sentidos, recebe e interpreta as informações do mundo exterior. Olha para o céu e vê formarem-se nuvens cinzentas. Percebe que vai chover e procura abrigo. A observação constitui, sem dúvida, importante fonte de conhecimento.

Ao nascer, o ser humano depara-se também com um conjunto de crenças que lhe falam acerca de Deus, de uma vida além da morte e também de seus deveres para com Deus e o próximo. Para muitos, as crenças religiosas constituem fontes privilegiadas de conhecimento que se sobrepõem a qualquer outra.[...]

A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a ciência, que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo. [...] a ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível.

Referência: GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6.ed. São Paulo, Atlas, 2011.

I. Todo o texto transcrito foi extraído do livro de Gil (2011, p. 1-2), trata-se, portanto, de uma citação direta.

II. O recurso [...] é indicativo de que não ocorreu a transcrição integral do texto, ou seja, houve a eliminação de uma parte do texto.

III. A referência bibliográfica contempla os elementos essenciais - autor, título, local da publicação, editora e data - e um elemento complementar: o número da edição.

IV. Apesar de constituir elemento complementar, o número da edição é importante na referência bibliográfica quando uma determinada edição é diferente da anterior.

V. Trata-se de uma citação direta curta.

Resposta Selecionada: a.

As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

Resposta Correta: a.

As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A Psicóloga ROSELY SAYÃO, publicou no Jornal Folha de São Paulo, um artigo com o título "DESOBEDIÊNCIA FAZ PARTE” no dia 09/08/2011, no qual analisa a transgressão dos filhos. A matéria foi publicada no Caderno Equilíbrio.

Um aluno está desenvolvendo uma pesquisa na qual pretende analisar a transgressão cometida pelas crianças e adolescentes e pretende utilizar o texto acima como uma de suas fontes para a construção da fundamentação teórica.

A correta indicação do texto como fonte bibliográfica de seu trabalho, segundo as Normas da ABNT é a indicada por:

Resposta Selecionada:

SAYÃO, Rosely. Desobediência faz parte. Folha de São Paulo. São Paulo, 09/08/2011. Caderno Equilíbrio.

Resposta Correta:

SAYÃO, Rosely. Desobediência faz parte. Folha de São Paulo. São Paulo, 09/08/2011. Caderno Equilíbrio.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: SAYÃO, Rosely. Desobediência faz parte. Folha de São Paulo. São Paulo, 09/08/2011. Caderno Equilíbrio. A referenciação correta de uma obra deve aparecer: o autor (iniciando pelo sobrenome), o título (em destaque – itálico) e a imprenta – local, editora e data. No caso de material colhido na Internet, segue o mesmo padrão com a indicação do endereço completo e a data de acesso.

No caso de artigo de jornal, situação apresentada, o nome do jornal deve aparecer em destaque (itálico)

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Um dos itens que fazem parte de um trabalho de pesquisa é a BIBLIOGRAFIA que corresponde à indicação das fontes de informações utilizadas no trabalho. É correto afirmar que

I.Referenciação é o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material;

II.Uma referenciação é feita apenas para os livros utilizados com fonte no trabalho de pesquisa desenvolvido pelo pesquisador;

III.Na referenciação são chamados de elementos essenciais aqueles indispensáveis para a identificação de qualquer documento, portanto obrigatórios;

IV.A referenciação de um fonte de informações deve ser feita seguindo-se o bom senso, não há uma norma específica para tal processo.

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com