TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Sociedade

Tese: Ética e Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e a sociedade:

Os Assistentes Sociais têm por objetivo do seu trabalho o desenvolvimento dos seres humanos, vivenciando os seguintes princípios básicos: Cada Ser social tem um valor único em si mesmo o qual se justifica o respeito moral por uma Pessoa, cada indivíduo tem direito à sua própria decisão, até ao limite em que isso não desrespeite os iguais direitos dos outros e tem a obrigação de contribuir para o bem estar da sociedade.

Para a sociedade, seja qual for a sua estrutura, deverá proporcionar o máximo de condições favoráveis de vida aos seus membros. Os profissionais de Assistência Sociais têm um compromisso com os princípios de Justiça Social e a ética.

A sociedade seja ela individual, seja ela coletiva, tem em sua base necessidades e interesses, que implica sempre em um projeto de reformulação

das ideal de finalização de valores. Não nos interessando a estrutura própria ou seus projetos individuais e dos projetos coletivos, e sim a igualdade de bem estar social para todos.

Podemos dizer que a concepção de ética e política não integra a condição humana como expressão do desenvolvimento natural da espécie ou inseparável à natureza humana, a sociedade contemporânea está marcada pelo individualismo em sua indiferença e que os valores parecem esgotados causando a estranheza nos participantes de uma sociedade, gerando assim uma mobilizam, a dispersão, gerando incertezas, diversidades e diferenças.

As áreas de problemática ao qual, levaram as questões de éticas específicas não são somente necessariamente universais, ou devido às diferenças socioculturais e políticas.

Cada Associação Nacional deverá promover o debate e a clarificação de questões importantes e dos problemas particularmente relevantes para o seu país. Contudo, as áreas problema, que se seguem, são por regras as reconhecidas universalmente: saúde, habitação, violência e desemprego.

O objetivo de problematizar a temática dos fundamentos éticos na sociedade refere - se ao reconhecimento de diferenças e à possibilidade de um efetivo aprendizado ético e político. Os argumentos surgem das críticas ao caráter social do homem na sociedade capitalista e desenvolvem a partir do indivíduo na sociedade contemporânea, marcado pela incerteza, diversidade e diferença. Pode-se também afirmar que parte da compreensão de que esses aspectos exigem maior clareza nas inter-relações entre ética e política.

A busca da defesa sobre os direitos éticos da sociedade humana e a recusa do seu auto arbítrio e de seu autoritarismo, pois o assistente social tem o compromisso com a qualidade em seu serviço prestado á população, numa perspectiva na competência profissional.

Tendo assim uma postura ética e não discriminativa nas classificações a suas classes sociais, em sua opção sexual, sua etnia, sua idade, a sua condição física e religião, e sim o compromisso ético de cumprimento de seus direitos a sociedade.

Os grandes gastos do governo com a política social deram origem à concepção de bem-estar Social que, na realidade, nunca chegou a ser totalmente implantado no Brasil. O Estado se torna cada vez mais importante e se transformou no principal instrumento por conta de seu acumulo capital, tendo através administração de seus recursos, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com