TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

..... ,,,,,. ....

Dissertações: ..... ,,,,,. ..... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 3

moveis e se renovem a cada momento , as crises , mesmo sendo colocadas de forma repetitivas , da ao individuo a idéia que é sempre a mesma , que e uma repetição..uma reinvenção incessante da roda...mas toda crise e nova e tem sua própria dinâmica..e só uma mente aberta e fresca é capaz de perceber o dinamismo das crises sociais.

O indivíduo é uma pequena porção da sociedade, organizada, onde a socialização é feita através dos outros indivíduos que o rodeiam, e a sua identidade é moldada segundo os critérios do grupo cultural, onde este se encontra inserido. Atualmente o indivíduo dispõe da capacidade de escolher, vivemos numa sociedade muito ampla, com um leque bastante variado de escolhas morais ou eleição de valores. Ele pode escolher com quem vai estabelecer laços sociais, pode optar também as relações que deseja, e pode mesmo construir a sua própria identidade.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: A ESTRUTURA SOCIAL

Sabemos que as sociedades estão divididas em estratos ou camadas sociais. Sabemos que existem as classes sociais e que a sociedade diferencia as pessoas conforme sua posição no processo de produção (divisão social do trabalho que leva à divisão por classes sociais). Mas as pessoas também criam outras fronteiras e os grupos sociais vão se diferenciando conforme opções políticas, diferenças etárias (conflitos de gerações), religiosidade, estilo de vida, enfim, por meio de conjuntos de símbolos que são manipulados para criarem as identidades dos grupos sociais. Mas não apenas a divisão social do trabalho (e, portanto, a divisão em classes sociais) é que diferenciam os grupos. É importante que isto fique claro. Existe também a heterogeneidade cultural dentro de uma mesma sociedade, dada pela diversidade religiosa, distintos estilos de vida, visões de mundo, ideologias políticas, ocupações, além das diferenças etárias e sexuais. As fronteiras são, portanto, objetivas e estruturais tanto quanto simbólicas e ideais.

Os seres humanos e as sociedades sempre buscaram criar distinções e fronteiras sociais, culturais e políticas, ao mesmo tempo que sempre perseguiram ideais de igualdade. A diferenciação é fator de progresso na história humana; a desigualdade, não. Mas o fato é que sem ordem (ordenação) não há vida social possível, o que não pode nos fazer pensar que a sociabilidade se dá apenas por consenso. Pode haver um tipo de solidariedade humana e interdependência gerada também no conflito .

O ser humano nasce de um grupo social e ao longo de sua vida terá que interagir com outros grupos, podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. Outra característica é que estes grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim, se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não irá acabar. Os membros de um grupo também possuem uma consciência grupal (“nós” ao invés do “eu”), certos valores, princípios e objetivos em comum. A grosso modo, a interação social é à ação recíproca de idéias, atos ou sentimentos entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com