TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

01/08/2013 08:01

Exames: 01/08/2013 08:01. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  2.022 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, as organizações operam seus negócios em ambientes cada vez mais competitivos, incertos e de amplos horizontes. Neste cenário, o planejamento torna-se uma ferramenta indispensável para o sucesso de um empreendimento.

Defina planejamento e explique sua importância para a efetividade das organizações.

Planejamento é a função administrativa que define o caminho para a realização dos objetivos empresariais, podendo ser estratégico, gerencial e operacional, conforme necessidade e tempo. O planejamento é importante para a efetividade nas organizações, pois sem ele, as organizações andariam a deriva, sem rumo.

É de suma importância que as empresas incentivem seus colaboradores através de processos motivacionais, para que cada dia, eles superem seus rendimentos e criem novas estratégias para desenvolver suas atividades. Defina motivação extrínseca e motivação intrínseca, exemplificando de acordo com a execução de suas atividades diárias desenvolvidas na empresa.

Motivação extrínseca é proveniente do dinheiro que é acrescentado na renda do colaborador, exemplo: empresas que trabalham com incentivos financeiros como cesta básica, prêmios, comissões, assistência saúde e bônus. Motivação intrínseca é aquele que origina-se do próprio individuo como a sua dedicação, competência, comprometimento na realização das tarefas.

Para controlar com eficácia uma organização, os gerentes e trabalhadores devem planejar e estabelecer padrões de desempenho, implantar um sistema de informações que possibilitará conhecer melhor seu desempenho real e adotar ações para corrigir os desvios ocorridos. Para tanto, faz-se necessário conhecer os princípios aplicados ao controle. Cite-os e explique-os.

- Adaptar-se ao novo: O controle não deve simplesmente medir o que era importante no passado ou se adaptar às operações atuais. Deve examinar aonde as organizações estão indo e adaptar-se às novas realidades.

- Ser abrangente e possuir padrões claros, explícitos: O controle somente será eficiente se envolver todas as etapas do processo, que consistem em estabelecer padrões de desempenho, coletar informações sobre o desempenho real, comparar padrões com o desempenho real e adotar ações corretivas.

- Envolver todos os empregados: O envolvimento de todos os membros da organização no processo de controle é essencial. Quanto mais comprometidos estiverem com os padrões, maior será o sucesso do sistema de controle. O sistema de controle deve motivar, não desmotivar; deve estabelecer padrões e prover informações de feedback que são significativas ao processo.

- Possuir informação precisa: A comunicação sobre o desempenho é, com frequência, influenciada pelo que os empregados acreditam que a administração deseja ouvir. As pessoas podem distorcer as comunicações para apresentar uma imagem positiva de si mesmas.

- Ser flexível: As organizações existem em um ambiente de mudanças, ou seja, estão constantemente no estágio de intervenção do desenvolvimento organizacional no qual os indivíduos experimentam um novo comportamento. As metas mudam ao longo do tempo conforme o ambiente. O sistema de controle deve ser suficientemente flexível para fazer adaptações de um ano para outro.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com