TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1983 5403 0272

Pesquisas Acadêmicas: 1983 5403 0272. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual foi a influencia do Capitalismo na formação da sociologia ¿

A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem um constelação de circunstâncias , históricas e intelectuais e determinadas intenções práticas . O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico , que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista .

A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a Francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo , qual seja , a instalação definitiva da sociedade capitalista . A palavra sociologia apareceria somente um século depois , por volta de 1830 , mais são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível .

2) Quais direções e tradições sociológicas estavam presentes no inicio da sociologia como ciência ¿

As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.

A aplicação da observação da natureza , conhecia uma fase de grandes progressos . Num espaço de cento e cinquenta anos , ou seja , de Copérnico a newton, a ciência passou por um notável progresso , mudando até mesmo a localização do planeta terra no cosmo .

3) Quais pensadores influenciaram o desenvolvimento da sociologia como ciência e quais as suas concepções em relação à sociedade capitalista ¿

A pressuposição de que o processo histórico possui uma lógica passível de ser apreendida constituiu um aconteci mento que abria novas pistas para a investigação racional da sociedade. Este enfoque, por exemplo estava na obra de Vico (1668 - 1744), para o qual é o homem quem produz a história. Apoiando-se nesse ponto de vista, afirmava que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela constitui obra dos próprios indivíduos. Essa postura diante da sociedade, que encontra em Vico um de seus expoentes, influenciou os historiadores escoceses da época, como David Hume (1711-1776) e Adam Ferguson (1723-1816), e seria posteriormente desenvolvida e amadurecida por Hegel e Marx.

4) Como a sociologia se desenvolveu ao longo da história ¿

os acontecimentos

históricos que permearam o seu desenvolvimento tornaram no mínimo problemáticas as esperanças de democratização que vários sociólogos nutriam com relação ao capitalismo. O desenvolvimento desta ciência tem como pano de fundo a existência de uma burguesia que se distanciara de seu projeto de igualdade e fraternidade, e que, crescentemente, se comportava no plano político de forma menos liberal e mais conservadora, utilizando intensamente os seus aparatos repressivos e ideológicos para assegurar a sua dominação.

O aparecimento das grandes empresas, monopolizando produtos e mercados, a eclosão de guerras entre as grandes potências mundiais, a intensificação da organização política do movimento operário e a realização de revoluções socialistas em diversos países eram realidades históricas que abalavam as crenças na perfeição da civilização capitalista.

O desmoronamento da civilização capitalista, levado a cabo pelos diversos movimentos revolucionários e pela alternativa socialista fez com que o conhecimento científico fosse submetido aos interesses da ordem estabelecida. As ciências sociais, de modo geral, passaram a ser utilizadas para produzir um conhecimento útil e necessário à dominação vigente.

As pesquisas de inúmeros sociólogos foram incorporadas à cultura e à prática das grandes empresas, do 39Estado moderno, dos partidos políticos, à luta cotidiana pela preservação das estruturas econômicas, políticas e culturais do capitalismo moderno. O sociólogo de nosso tempo passou a desenvolver o seu trabalho, via de regra, em complexas organizações privadas ou estatais que financiam suas atividades e estabelecem os objetivos e as finalidades da produção do conhecimento sociológico.

Na verdade, a absorção do sociólogo moderno na luta pela manutenção das relações de dominação - o que acarretou a burocratização e a domesticação do seu trabalho - foi um acontecimento relativamente recente, que pode ser datado a partir da Segunda Guerra Mundial. Tal fato permitiu que diversos sociólogos desenvolvessem no interior das universidades um conhecimento que não correspondia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com