TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

@1996

Casos: @1996. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos 300 anos, o desenvolvimento tecnológico da humanidade foi inigualável. Em nenhum outro período histórico foram feitas tantas descobertas, em todos os campos da ciência, gerando uma incrível capacidade de produção e de controle de elementos naturais. No entanto, também é o período histórico em que o ser humano gerou os meios que podem levá-lo à extinção. O homem, sem predadores naturais, torna-se, como afirmava Thomas Hobbes, o lobo de si mesmo. O processo que ora está em curso, de contaminação excessiva do meio ambiente natural, foi acelerado com a Revolução Industrial e sua compreensão é fundamental para que nos conscientizemos da gravidade da situação e para a obtenção dos meios necessários para a sua superação.

Neste início de século, as preocupações com o meio ambiente assumem proporções cada vez maiores, em virtude dos efeitos visíveis de desequilíbrios provocados pelo homem na natureza. As empresas, vistas há muito tempo como as principais vilãs do problema, estão de alguma forma conseguindo dar respostas a muitos questionamentos da sociedade.

JACOBI destaca a sustentabilidade como uma das maiores problemáticas deste

século, assumindo um papel central na cogitação em torno das dimensões do

desenvolvimento econômico sustentável e das alternativas que se configuram:

O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente está causando impactos cada vez mais complexos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica, sendo que pelo menos duas correntes alimentaram este processo. Uma primeira que tem relação com aquelas correntes que desde a

economia influenciaram mudanças nas abordagens do desenvolvimento econômico, notadamente a partir dos anos 70.

Embora as ações empresariais ambientalmente responsáveis não sejam adotadas por parcelas significativas das organizações, aquelas que o fazem representam lideranças que vão se tornando referências em seus respectivos setores e constituindo-se em modelos para a adoção de padrões e patamares de excelência ambiental. Esse quadro reflete o desconhecimento da amplitude do tema e o despreparo das administrações sobre essa questão.

Se tem como visão geral, a relação entre a organização e o meio ambiente, buscando conseguir ampliar o número daqueles que atuam na área ambiental, não só como perspectiva de vida profissional, mas também assumindo uma bandeira de luta permanente que busque difundir aos habitantes do planeta a importância de preservação da nossa morada no universo: o planeta Terra.

Embora tanto os animais como os seres humanos realizem trabalhos, há uma grande diferença entre eles, pois ''o trabalho humano é consciente e proposital, ao passo que o trabalho dos outros animais é instintivo''.

A tomada de consciência da realidade ambiental em que se encontra o Planeta ocorreu de forma diferenciada nos variados setores da empresa em que se relacionam com a moderna sociedade. Essa consciência levou inicialmente a medidas isoladas e a choques de interesses. Hoje, há em vários desses setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com