TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4t45uy

Monografias: 4t45uy. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A proposta de nosso grupo na elaboração da presente ATPSI (a qual objetiva integrar as disciplinas Comportamento Organizacional, Empreendedorismo e Técnicas de Negociação) é a partir dos conteúdos apresentados neste primeiro bimestre letivo, abordar a problemática da escolha de uma empresa e a definição de um plano de negócio, isto sempre sob o enfoque multidisciplinar e da factibilidade do empreendimento.

Abordaremos vários fatores de comportamento de uma empresa, de seus funcionários individual e coletivamente, as diversas negociações necessárias no ambiente interno e externo e presentes em todos os momentos e etapas do processo e acima de tudo serão abordadas as questões relacionadas ao empreendedorismo. Como embasamento teórico para esta pretensão elaboramos um resumo dos principais pontos a serem abordados sob cada um desses aspectos disciplinas.

Para esta atividade prática nosso grupo escolheu uma empresa de reciclagem, isto por percebermos uma janela de oportunidades apresentada pela lei nº12. 305/10 que determina que até 2014 o Brasil não utilize mais lixões, e que os aterros sanitários recebam apenas rejeitos não recicláveis.

Pensando nisso desenvolveremos nosso plano de negócio visando abordar o “fator lixo” sob uma ótica capitalista, ecológica e social, isto é, demonstrando a viabilidade econômica e potencial de retorno dos custos de oportunidade envolvidos, a pertinência com a preocupação com o meio-ambiente (o que pode nos possibilitar acesso a linhas de crédito subsidiado e mesmo aportes financeiros de grandes empresas poluidoras que por isso em dívida com a sociedade) e a valorização e investindo no cidadão envolvido em todo o processo desde a figura dos catadores até na sociedade como um todo atingida pelo trabalho da empresa.

Com relação ao plano de negócio, comparamos e condensamos diferentes planos pesquisados no intuito de conferir completeza e amplitude ao plano a ser trabalhado para a atividade escolhida.

O Conceito do Empreendedorismo

A partir da década de 90, o empreendedorismo tem sido fundido no Brasil. O empreendedorismo está relacionado com a ação de inovar, isto é, a partir da assimilação das informações bem como de contexto sócio econômico e político que está inserido. Ele age efetivamente com dinamismo e disponibilidade de assumir riscos calculados apostando no sucesso de ser um insight inicial, buscando assim sua auto-realização.

Todo empreendedor é um bom administrador, mas nem todo administrador é um bom empreendedor. O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se atecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.

Os conceitos do empreendedorismo:

- Empreendedorismo de oportunidades é buscar, fazer planejamentos, saber aonde quer chegar com sua empresa.

-Empreendedorismo de necessidade é não ter opção de trabalho, ou seja, alternativo, criam se seus próprios negócios que não são planejados de forma certa que leva ao fracasso logo cedo.

-Empreendedorismo corporativo é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes.

São quatros as características consideradas mobilizadoras:

- Estabelecimento de metas;

- Planejamento e monitoramento sistemático;

- Persistência;

-Comportamento.

No Empreendedorismo, o trabalho em equipe é fundamental, bem como o Know How, capacidade negociável e networking.

Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, de valor. Em segundo, requer a devoção, o comprometimento de tempo e o esforço necessário para fazer a empresa crescer. E em terceiro, que riscos calculados sejam assumidos e decisões críticas tomadas; é preciso ousadia e ânimo apesar de falhas e erros.

O Processo de Negociação

A negociação é sem dúvida o ponto crucial de toda e qualquer gestão empresarial. O termo de negociação está envolvida ao logo do tempo e da época em que é apresentado, como se observa as definições de diferentes estudiosos que viveram em épocas distintas.

A negociação só existirá se houver uma comunicação de fato, isto é, o receptor indicar ao emissor que recebeu a informação que lhe foi enviada e isso só ocorre pelo envio de informação em retorno (Feedback).

A grande vantagem de analisar o processo de negociação sob um enfoque sistêmico e justamente a possibilidade de identificar com maior clareza, os possíveis elementos que influenciam causa impactos sobre a negociação. Além disso, a possível previsão de resultados acaba por favorecer a consolidação de negociações futuras quando esses aspectos são conhecidos pelo negociador, torna se mais eficiente o alcance de uma negociação ganha-ganha de longo prazo.

O planejamento pode estar nas três etapas: Entrada, Processo e Saída.

Entrada: você encontrará agentes, diferentes, interesses.

Processo: objetivos, planejamento.

Saídas: resultados positivos ou negativos.

Dentro de um processo de negociação devemos contar com as três variáveis:

Tempo, Poder e Informação.

Tempo-Nenhuma negociação iniciará, terminará com o tempo que você prevê.

Poder-Pode ser subdividido, pessoal e circunstancial.

Informação-Banco de dados, organização centro de informações.

Etapas para se chegar a um acordo:

A Atrair a atenção da outra parte.

I Obter o interesse da outra parte no acordo.

D Provocar na outra parte, o desejo de entrar.

A Estimular a ação de encerramento do impasse.

Funções da comunicação.

1-Função poética: colaboração/ parceria

2-Função informativa: contrato

3-Função diretiva: Aproveita a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com