A Alfabetização
Por: luciene1971 • 26/9/2025 • Ensaio • 264 Palavras (2 Páginas) • 93 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo discorre sobre a importância da afetividade quando aplicada junto ao processo de ensino-aprendizagem de crianças que estão em fase de alfabetização. Tem como objetivo discorrer sobre como a afetividade influencia na etapa de alfabetização das crianças. Para tanto, foi realizado um estudo reflexivo sobre o valor da afetividade, quando utilizada como método de trabalho, pelo professor, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A escrita do presente artigojustifica-se pela relevância do uso da afetividade no âmbito escolar, onde o processo de alfabetizar pode ser visto como um momento imbuído de magia e descobertas. Nesse período, é importante que as crianças vivenciem momentos ricos em metodologias diversificadas, que devem ser aplicadas no cotidiano escolar pelo professor, mediados por atitudes de amor, carinho, zelo, solidariedade, amizade e respeito mútuo.
Para a realização do presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, tendo como procedimentos de geração de dados o levantamento de materiais bibliográficos e documentos oficiais que versam sobre o período de alfabetização, possibilitando a fundamentação teórica necessária a formação do corpo do texto, respaldando com segurança as ideias que se definiram sobre a temática abordada.
Encontra-se ancorado teoricamente em autores como Mahoney e Almeida (2005), Henri Wallon(2003), e Paulo Freire (1991), que defendem a necessidade de uma prática com afetividade como contribuição para o desenvolvimento integral da criança, enquanto pessoa pertencente a um contexto social repleto de valores diversificados.
Espera-se que os textos que virão a seguir tragam à tona reflexões sobre a importância de uma relação afetiva entre professores e alunos e as contribuições desta, para o processo de construção da aprendizagem.
...