TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Por Meio Do Texto "Relatos Diferentes, Uma Narrativa"

Monografias: A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Por Meio Do Texto "Relatos Diferentes, Uma Narrativa". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A COMUNICAÇÃO 4

2.1 A COMUNICAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E COLABORADOR 5

2.2 A COMUNICAÇÃO: COLABORADOR E ORGANIZAÇÃO 6

3 O CRESCIMENTO DA ORAGANIZAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO 7

4 A SOCIEDADE E AS ORGANIZAÇÕES 8

5 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada uma reflexão em torno da comunicação, qual a importância dela dentro da empresa na questão de relacionamento entre as pessoas.

A partir desta questão abordaremos a comunicação predominante dentro da empresa, se a mesma é boa ou ruim, e em que esse fator pode prejudicar a empresa e o seu por que. Seus investimentos, para ter tal comunicação, se tem um retorno satisfatório fazendo com que a empresa tenha um retorno de crescimento.

2 A COMUNICAÇÃO

Uma empresa tem diversas funções podendo contribuir ou não para o seu desenvolvimento e da sociedade. Com isso, as empresas têm seus planejamentos estratégicos e elaboram seu cronograma com seus respectivos objetivos, como por exemplo, alcançar suas metas, ter suas estratégias e objetivos com propósito de obter crescimentos futuros. Cada empresa tem sua maneira de realizar seus métodos de crescimento, podendo ele ser formal ou informal, vai depender da organização. Há profissionais que são contratos apenas para tomar conta deste assunto e ter a função de elaborar planos estratégicos para a empresa, pode-se dizer que a base para o sucesso da implementação desses planos estratégicos na empresa é a comunicação.

Uma afirmação vista por qualquer indivíduo que trabalha em uma empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, é que se há um bom mecanismo de comunicação dentro de uma empresa, fará com que todos trabalhem com os mesmos objetivos e na mesma direção, com grandes esforços e com foco para alcançar o sucesso. Assim, pessoas externas a organização conseguem compreender a função da empresa, pois não depende apenas de tempo e dinheiro para por em prática seus reais objetivos precisa também saber transmitir seus propósitos com clareza para seus clientes.

A comunicação em uma empresa é um fator tão importante quanto a qualquer outro item relacionado à mesma. Se existir algum tipo de falha na comunicação de uma empresa a sua realidade pode se tornar algo bem trágico, assim como a empresa pode perder apenas tempo e dinheiro, ser um pequeno fato isolado, também na pior das hipóteses pode chegar à falência, por decorrência de boatos, fofocas e intrigas complicando sua situação no mercado que atua.

2.1 A COMUNICAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E COLABORADOR

É necessário que uma organização consiga passar as informações de maneira rápida e eficiente, mas é preciso que a informação seja verdadeira, importante, e que através das mesmas alcancem todos os níveis de maneira que auxilie na integração de diferentes setores da empresa, pois se sabe que a comunicação interna de uma empresa é um meio que a empresa tem de interagir com o colaborador, com esse relacionamento faz com que ambas as partes tenham crescimento. Um dos grandes obstáculos das organizações é fazer com que as informações que a organização transmite cheguem de forma clara e de fácil entendimento.

Nos dias de hoje a grande habilidade em lidar com as pessoas é um fator de grande relevância para se obtiver sucesso em organizações. As pessoas por saberem que são importantes para as organizações têm cobrado, mas por participações nos planejamentos e investimentos das organizações e as mesmas sentem que há grande necessidade de que toda e qualquer informação da organização alcance diversos níveis hierárquicos, assim faz com que todos os colaboradores tenham um maior envolvimento com a empresa. Para Torquato (1991) relata que “a comunicação exerce poder, influência, gera atitudes, pode despertar interesse ou induzir o comportamento, pois é por meio dela que os superiores determinam os objetivos organizacionais de modo que todos executem as tarefas auxiliando a organização a atingir os seus resultados. É essa uma das razões pelas quais a comunicação tem grande importância, pois o processo de comunicação não pode ser visto simplesmente como um meio de divulgar informações, e sim, por meio dele, provocar reações e atitudes dos colaboradores em relação à empresa. A necessidade da informação passou a ser de vital importância para o desempenho das pessoas nas organizações”.

Quando ocorre a transmissão de informações em uma organização é necessário que a pessoa que for transmitir saiba como transmitir, de forma a ser entendida utilizando um caminho apropriado, para que chegue a seu destino de forma rápida e legível para que se possa atingir o objetivo que busca. Pode acontecer de a ideia que a organização deseja transmitir não for compreendida corretamente, como deveria, isso acontece devido a alguns fatores, como por exemplo, se a informação demorar a chegar aos colaboradores, de onde partiu até seu destino, quando chegar pode não ser conforme foi passada, então quando passada uma informação em uma organização, precisa haver eficiência neste caminho para que a organização obtenha sucesso e entendimento dos colaboradores.

2.2 A COMUNICAÇÃO: COLABORADOR E ORGANIZAÇÃO

A comunicação feita com funcionários de uma empresa, seja ele de qualquer setor ou nível hierárquico, é feita por canais, de acordo com o objetivo que se deseja atingir e que meta deseja alcançar. Como nas organizações há diferentes públicos, setores e níveis, também há diferentes canais de comunicação interna. Assim como na BRASKEM que também utilizou esses canais de comunicação, com seus colaboradores, segue alguns exemplos: relatórios, boletins, memorandos, comunicados, quadros de avisos, reuniões e até mesmo conversas individuais com funcionários.

A organização deve sempre manter seus colaboradores informados com relação ao que ocorre na empresa, para que assim sejam menores as chances de ocorrer fofocas e boatos, que muitas das vezes, nem são verdades, mas acabam se espalhando pela organização e prejudicando a todos, tanto colaborador que fica prejudicado fisicamente e até emocionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com