TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilização De Cartago

Artigos Científicos: A Civilização De Cartago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  1.371 Visualizações

Página 1 de 11

INDICE

Resumo............................................................................................................................03

Introdução........................................................................................................................04

Desenvolvimento.............................................................................................................06

Conclusão........................................................................................................................14

Referências Bibliográficas...............................................................................................15

3

RESUMO

Este seminário tem como objetivo mostrar a história de Cartago, uma civilização marcada por seu grande desenvolvimento. Estudaremos suas edificações, as guerras que participaram e os seus avanços e descobertas. Os cartagineses nos mostraram tamanha sabedoria tanto no comércio, quanto nas suas criações, e atuaram na engenharia, com seus edifícios de até seis andares, muralhas, e os famosos portos bem elaborados para favorecê-los no comércio e nas guerras. Cartago foi uma potencia do mundo antigo, e disputou com Roma o controle do mar mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, onde na terceira Cartago teve seu fim.

4

INTRODUÇÃO

Cartago é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do Lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Esta, teria sido fundada por uma princesa chamada Elisa, também conhecida como Dido. Seu irmão, o rei Pigmaleão da cidade fenícia de Tiro, (814-813 a.C.), assassinara o marido de Dido, o que fez com que ela fugisse para longe de Tiro com alguns amigos e partidários.

Os fugitivos surgiram no norte da África, onde Elisa negociou com os nativos seminômades que habitavam a região a posse de terras para alojar o seu pequeno grupo. A princesa só poderia ocupar o terreno que fosse coberto com uma pele de boi. Para seguir as regras, Elisa cortou a pele em tiras muito finas e rodeou com elas uma colina que tinha nome de Byrsa. Esse, era o começo da civilização de Cartago. Com suas montanhas, os rios e uma grande parte de terra, este lugar que ainda se chamava "nova cidade" logo prosperou sobre o comando de Dido.

Sua beleza, inteligência e riqueza correu mundo a fora atraindo o rei dos mouros Jarbas, que a visitava com frequência a fim de desposá-la, porém, Dido ainda amava muito seu falecido marido, então ela se atirou em uma pira e deixou se queimar.

Cartago tornou-se, dentro de pouco tempo, a capital de uma república marítima muito poderosa, criou colônias na Sicília, na Sardenha, na Península Ibérica, enviou navegadores ao Atlântico Norte e sustentou contra Roma, sua rival, as longas guerras conhecidas pelo nome de guerras púnicas (264-146 a.C.).

A primeira guerra púnica foi comandada pelo general Amílcar Barsa que foi uma dos grandes líderes de Cartago.

Cartago e Roma disputavam a rota da ilha de Sicilia e esta guerra foi vencida por Roma. Amílcar foi obrigado a bater em retirada para Cartago e foi morto 09 anos depois em uma batalha com uma tribo rebelde da Espanha.

Logo depois da morte de Amílcar surgiu outro grande líder, o seu próprio filho, Aníbal Barsa. Em 221 a.C. Aníbal lançou a maior e improvável campanha para atacar Roma.

5

Em 218 a.C. ele e seu grande exército marchou pelos Alpes até chegar ao império romano. Por 13 anos Aníbal ia batalhando e batalhando contra os romanos, vencendo as guerras, porém a vitória final não chegava. Em 204 a.C. Roma atacou diretamente Cartago e Aníbal precisou voltar para defender sua cidade. Em 202 a.C. Aníbal foi derrotado e forçado a se render. Ele foi exilado de Cartago e anos depois suicidou-se. Assim Cartago perdia a segunda guerra púnica.

A terceira e última guerra púnica, Cartago estava sob o comando do general Asdrúbal. A única defesa que Cartago se dispunha era as suas grandes fortalezas. Era quase impossível Cartago sobreviver a esse ataque. Roma conseguiu passar pelas barreiras e atacaram a cidade sem piedade. Por fim atearam fogo destruindo completamente a cidade de Cartago.

Em 146 a.C. Cartago foi totalmente destruída , sobrando apenas ruínas até os dias de hoje.

6

DESENVOLVIMENTO

Cartago foi fundada em 814 a.C por uma mulher chamada Dido.

Dido vinha da cidade de Tiro, onde era integrante da família real. Porém, a cobiça e o ciúme fez com que a família ficasse completamente destruída. Seu irmão, Pigmaleão, assassinou seu marido e fez com que Dido fugisse para longe de Tiro. Assim, ela fugiu pelo mediterrâneo e desembarcou em uma terra desconhecida no norte da África. Já neste novo local, Dido negociou a compra de terras com os nativos, e conseguiu comprar uma boa parte de terra boa e fértil. Esse era o começo da civilização de Cartago.

Localização Geográfica – Cartago – Figura 01

Com suas montanhas, os rios e uma grande parte de terra, este lugar que ainda se chamava "nova cidade" logo prosperou sobre o comando de Dido. Sua beleza, inteligência e riqueza correu mundo a fora atraindo o rei dos mouros Jarbas, que a visitava com frequência a fim de desposá-la, porém Dido ainda amava muito seu falecido marido, então ela se atirou em uma pira e deixou se queimar.

Cartago prosperou logo. Voltado para o mar, os fenícios que haviam fugido para a nova cidade tinham uma grande rota de comércio se tornando uma cidade muito importante em pouco tempo. Duzentos anos depois, Cartago já havia se expandido de uma maneira incrível, com colônias no norte da África, Córsega e Ibiza.

7

Desenvolvimento Cartagines – Figura 02

Por volta de 700 a 650 anos a.C, com mais de 300 mil habitantes Cartago já era conhecida e temida por muitos ao seu redor. Era uma potência reconhecida, ao contrario de outras cidades, atraía pessoas que queriam fazer fortunas, era um grande centro comercial e cultural.

Com um grande número de população e um grande número de pessoas querendo morar na cidade, Cartago se via em uma pressão para construir edifícios para acomodar esses novos moradores. Sendo assim, foi pioneira na construção de edifícios. Estes prédios chegavam a até seis andares e eram sempre superpovoados. O material utilizado para as construções era o calcário, que era fácil de trabalhar e rápido na secagem. Os cartagineses cortavam o calcário de forma simples, com água e madeira. Marcavam uma linha pontilhada na pedra, pegavam uma cunha de madeira e ali introduziam. Depois, jogavam água na madeira para ela se dilatar naturalmente e assim a pedra rachava.

Construções em Cartago – Figura 03 Construções em Cartago – Figura 04

8

Outro grande sucesso na arquitetura e engenharia de Cartago eram as suas cisternas para o armazenamento de água. Cada edifício tinha acesso a cisterna por tubos e canos, assim, todas as casas tinha água corrente. Porém, o grande diferencial da cidade era ter além do sistema de água corrente, um sistema de esgoto. Isso para a época, com certeza foi revolucionário. Esse sistema de cisternas para a água eram feitos de camadas de casca de ovo, cinzas e gesso, o que a tornava totalmente impermeável.

Além de seus grandes edifícios, palácios e casas, Cartago ainda tinha um porto que era extremamente versátil. Na sua primeira parte, servia para o comércio, barcos com cargas de produtos importavam e exportavam durante todo o dia. Na sua segunda parte, essa circular, era projetado para uso militar. Lá, abrigavam cerca de 220 navios para guerra, que com certeza também eram obras magníficas da engenharia. Com essa forma circular, os navios poderiam entrar e sair com uma rapidez inimaginável para seus inimigos, que não viam nada o que acontecia lá dentro do porto.

Porto de Cartago – Figura 05

O espaço público organizava-se em redor da ágora: centro da cidade, a praça era rodeada pelo edifício do Senado e outras edificações de caráter religioso. A localização do espaço sagrado na civilização cartaginesa estava ligado à topografia urbana, apesar de por vezes a arqueologia ter demonstrado a ausência de regras para o posicionamento dos locais afetos a esse uso. De fato, têm-se encontrado locais sagrados tanto nos centros como nas periferias, quando não até nas zonas rurais.

A organização da casa púnica é atualmente bem conhecida. A entrada das habitações eram bastante estreita, com um longo corredor que conduz a um pátio onde se encontra um escoadouro e em volta da qual se organiza o edifício. Na frente situava-se um

9

espaço dedicado, segundo algumas interpretações, ao comércio; uma escadaria conduzia ao andar superior.

Os arqueólogos notaram uma certa tipologia de túmulos na arquitetura funerária, geralmente escavados na rocha e não construídos, quer como um tipo de túmulo em poço simples com o caixão no fundo ou a meio, quer incluindo uma escadaria que conduz a um poço.

Cartago era cercada por muralhas de dimensões excepcionais e possuíam aproximadamente 40 km de extensão. Os muros atingiam até 12 metros de altura e 9 metros de espessura, transformando a cidade em uma fortaleza intransponível.

Muralhas de Cartago – Figura 06

Um dos primeiros grandes líderes de Cartago, era de 520 a.C, um grande navegador chamando Hanno. Ele tinha um grande e ousado plano para dominar todo o mediterrâneo, queria ampliar os limites de Cartago não só para atividades comerciais, mas sim para plantar novas cidades. No século XI a.C, as ilhas da Córsega, Sardenha e Baleares já estavam sobre seu controle. Porém, ainda tinha um lugar que os cartagineses não tinham. A Sicilia.

Cartago já tinha dominado grande parte das ilhas do mediterrâneo, porém a Sicilia ainda não estava sob seu comando. O grande problema de Cartago era que essa ilha também era alvo de seus maiores inimigos. A Roma.

A Sicilia era uma ilha muito importante, pois ficava na rota mais importante do mundo, quem controlasse a ilha, iria controlar essa rota vital. Sendo assim, os dois usavam essa ilha, o que criou um atrito muito grande, causando a primeira guerra púnica. E foi nessa

10

guerra, em 264 a.C. que surgiu mais um grande líder para Cartago. Amílcar Barca.

Amilcar foi o primeiro grande general do império cartaginês, era um homem que tinha muito carisma e sabia comandar como ninguém. O que dava suporte para Amílcar era a poderosa maquina de guerra de Cartago, o navio quinquerreme, que era considerado o máximo da engenharia naval. Porém, o grande trunfo de Roma foi encontrar destroços de um quinquerreme que havia naufragado, assim, levaram para Roma e estudaram esse grande navio de guerra. Logo conseguiram desvendar os mistérios e fazer um navio muito parecido com o quinquerreme, assim, poderiam lutar de igual para igual com Cartago.

Em 241 a.C. as duas frotas se encontraram perto de uma pequena ilha ao lado da Sicília, e lá aconteceu a grande batalha no mar. Com seus navio parecidos com os quinquerreme, Roma atacou os vários navios de Cartago que estavam lotados de cereais para o exercito de Amílcar que estava na Sicília, sendo assim, os navios de Roma eram muito mais rápidos para atacar, e foi isso que deu a vitória para Roma na primeira guerra púnica.

1ª Guerra Púnica – Figura 07

Com mais de 30 mil prisioneiros no poder de Roma, Amílcar foi forçado a se render e a bater em retirada para Cartago. Depois da primeira guerra púnica, Cartago já se via sem a Sicília, Córsega, Sardenha, e as ilhas entre a Sicília e a África.

Se vendo em uma difícil situação, Cartago enviou Amílcar para a Espanha a fim de conseguir novas riquezas. Depois de nove anos, Amílcar conquistou grande parte da

11

Espanha. Porém em 228 a.C. Amílcar foi morto em uma batalha com uma tribo rebelde. Logo após sua morte, surgiu outro grande líder para Cartago, era seu próprio filho, Aníbal. Antes de seguir para a Espanha, Aníbal implorou para seu pai deixar ele ir acompanhar as batalhas na Espanha. Amílcar deixou com a condição de que seu filho declarasse ódio a Roma. E isso foi o primeiro passo para Aníbal se tornar o pior inimigo que Roma enfrentaria.

Em 221 a.C. Aníbal lançou a maior e improvável campanha para atacar Roma. Como não podia atacar pelo mar, ele e seu exercito marcharia pelos Alpes até chegar ao império romano. Eles partiram em 218 a.C. , tinham um exercito com 90 mil homens, 12 mil cavalos e 37 elefantes.

O primeiro grande desafio para Aníbal e seu exercito foi atravessar o rio Ródano na França. A solução foi uma série de jangadas enormes, que levavam os animais e os suprimentos de uma margem a outra. Elas tinham 60m de comprimento e 15m de largura, eram compostas por vários trocos de árvores muito bem amarrados. Aníbal e seu exercito continuavam sua jornada rumo a Itália, porém, mais um grande desafio estava por vir, os Alpes. Para atravessa-los Aníbal teve de ter uma ideia brilhante. Eles abriam grandes fendas nos rochedos e pegaram madeira na floresta, envolveram as pedras com a madeira e incendiaram os troncos. Quando a pedra ficou bem quente, eles jogaram vinagre fervente nas fendas. A pedra se fragmentava e os homens abriam caminho com suas ferramentas. Depois desse feito incrível, em 216 a.C. o exercito de Aníbal estava em Canas, no sul da Itália, e lá, enfrentou novamente as tropas romanas.

2ª Guerra Púnica – Figura 08

12

O exercito romano era maior, mas tentou atacar Aníbal pelo centro da tropa. Assim, o exercito cartaginês, que foi reforçado com mercenários contratados, cercaram os romanos e venceram a batalha, fazendo cerca de 10 mil prisioneiros. Por 13 anos, Aníbal ia batalhando e batalhando contra romanos, vencendo as guerras, porém, a vitória final não chegava, parecia que era tudo em vão. Aníbal conseguia vencer no campo, mas não tinha armas para tomar a capital romana. Em 204 a.C. Roma atacou Cartago diretamente mais uma vez, e assim Aníbal precisou voltar para defender sua cidade.

Em 202 a.C. encontraram-se de novo em Zama para mais uma batalha, mas nessa Aníbal foi derrotado e forçado a se render a um inimigo que passara a vida tentando destruir. Ele foi exilado de Cartago e anos depois perto da Turquia de hoje se suicidou. Assim, Cartago perdia mais uma vez na segunda guerra púnica.

Cartago se rendeu a Roma em 202 a.C. Os romanos impuseram multas altíssimas a Cartago. Eles tinham que pagar os impostos aos romanos, depois perderam grande parte de seu território tanto no mar quanto na terra em volta de Cartago. Assim Roma tinha tudo para seguir a sua ultima conquista. Dominar Cartago, que agora só tinha suas fortalezas para se defender.

Roma enviou um exercito para Cartago a fim de dominá-la por completo, fazendo com que Cartago se defendesse tentando produzir o máximo de armas possíveis para a terceira guerra púnica. Dessa vez o problema de Roma eram as grandes muralhas de Cartago, uma das mais seguras da antiguidade.

Na terceira Guerra púnica, o general que comandava Cartago era Asdrúbal. Em dois meses, os cartagineses construíram armas, escudos, lanças para tentar se defender, porém, apesar de tudo isso, Roma enviou uma tropa gigantesca. Era quase impossível Cartago sobreviver a esse ataque. Roma conseguiu passar as barreiras, e atacaram a cidade sem piedade, destruindo tudo o que passava pela frente. Por fim, os romanos atearam fogo para destruir completamente a cidade de Cartago, milhares de cidadãos cartagineses foram queimados nessa operação, e muito foram feitos de escravos para os romanos.

13

E assim, em 146 a.C. Cartago foi totalmente destruída, sobrando apenas ruínas até os dias de hoje.

Ruinas de Cartago – Figura 09

14

CONCLUSÃO

Concluímos que a civilização Cartaginesa foi de suma importância para o crescimento comercial, naval e uma das pioneiras na área de inovações arquitetônicas. Por seu pensamento sempre a frente logo se tornou uma grande potência da civilização antiga. Suas construções, inovações e criações tecnológicas tiveram grande destaque entre as grandes potências e assim despertou a ira de outras grandes civilizações antigas como a Roma. Disputou com a Roma o controle do mar mediterrâneo e de onde se originaram as três guerras púnicas que resultou na sua total destruição sobrando apenas ruínas nos dias de hoje.

15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

http://www.youtube.com/watch?v=tEWHIyCU1hU, 06/08/2014, 19:30

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/cartago-joia-fenicios-433407.shtml, 13/09/2014, 21:20

http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/cartago/, 13/09/2014, 22:40

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartago, 16/09/2014, 10:10

http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_cartaginesa, 16/09/2014,10:30

http://nosrumosdahistoria.blogspot.com.br/2013/03/cartago-o-imperio-do-mar_5901.html, 16/09/2014, 13:52

https://www.google.com.br/search?q=IMAGENS+CIVILIZA%C3%87%C3%83O+DE+CARTAGO&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=t48dVJWuMYjOggSygoLwCg&ved=0CDIQsAQ, 16/09/2014, 14:10

http://www.caiozip.com/wp/?p=61 , 17/09/2014, 17:08

...

Baixar como  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »