TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Década de 20

Por:   •  16/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

A década DE 20 trouxe grandes mudanças para o panorama cultural brasileiro, não só como cultural com também politicamente e que trouxe muitas consequências para nossa historia.

A política brasileira naquela época era dominada basicamente por dois estados brasileiros minas gerais e são Paulo ou como chamam política do café com leite. Através de um acordo chamado pacto oligárquico entre as principais lideranças dos dois estados, a elite mineira e paulista vinha se alternando no poder. Com resultado desse acordo durante muitos anos as eleições para presidente tinha um único candidato.com exceção de 1910 quando rui Barbosa concorreu e foi derrotado. Alguns anos depois a oposição voltaria se organizar e disputar uma eleição presidencial e seria diferente.

O Brasil vai votar a presidente dois candidatos disputa a presidência o Artur Bernardes que e o candidato oficial e o Nilo Peçanha pela oposição, a oposição se une em torno de uma aliança chamada reação republicana e formada pela oligarquia do rio de janeiro, Bahia rio grande do sul Pernambuco e distrito federal, e pela primeira vez o conflitos se tornam publico, ou seja, a eleição de 22 revela um confronto os grandes estados e estados de segunda grandeza. Artur Bernardes ganho à eleição e a oposição não aceitou a derrota. E daí começou jogar o militares contra o governo, pois os militares estavam insatisfeitos estando longe do jogo político. Daí surgiu uma carta “falsa” que teriam sido escritas pelo candidato Artur Bernardes para um político e nas cartas faz severa criticas aos militares.  Este estímulo era o que faltava para explodir uma revolta e em julho de 1922 acontece à primeira revolta dando inicio ao movimente que ficou conhecido como: tenentismo, o tenesmo foi um conjunto de militares liderados pelos oficiais os tenentes que queria moralizar os costumes políticos. Mas o primeiro levante fracassou e foi derrotado pelo governo que aproveita e decreta o estado de sitio e quando os direitos dos cidadãos são temporariamente suspensos. Em 1924 a coluna preste inicia a sua marcha contra Artur Bernardes formada por gaúchos e paulistas que percorreu 13 estados levando uma mensagem revolucionaria para todos os pais. Apesar do levante Artur faz seu sucessor mais uma vez numa eleição sem concorrente o sucessor foi um paulista chamado Washington que assumiu a presidência do Brasil. e daí achou que estava tudo bem entre as oligarquias, mas não foi bem isso que aconteceu foi que o Washington  indicou para seu sucessor o paulista Julio prestes umas escola que não deixou os mineiros nada contentes e pelo pacto oligárquico deveria vir de minas o próximo já que o representante era paulista. Por causa disso minas gerais afasta de são Paulo e aproxima dos gaúchos formando a aliança liberal que lança como candidato a presidência o gaucho Getulio Vargas.  Como se bastasse tantas novidades a disputa eleitoral de 1929 ainda seria agravada pela crise econômica provocada pela bolsa de nova Iorque. E em março de 1930 ocorrem as eleições e Julio prestes e eleito e a inicia um movimento conspiratório para depor Washington parte do sucesso desse movimento acaba vindo de um fato inesperado.   

Três problemas foram fundamentais nesse período: geração de atores políticos, relação entre os poderes executivos e legislativos e o da interação entre poder central e poder regional. 

 A política dos governadores teve como objetivos confinar as disputas políticas em cada estado, impedindo conflitos oligárquicos que ultrapassassem as fronteiras regionais.

 O fato político apontado como desencadeador do coronelismo foi o federalismo implantado no país pela constituição de 1891, que concedeu ampla margem de autonomia aos estados e criou um novo ator político, o governador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com